Índia: se um hindu desejar se converter ao cristianismo terá que obter autorização prévia do Estado


15.03.2008 - O governador do Estado indiano de Gujarat, Narendra Modi, reprovou a nova lei sobre liberdade religiosa, aprovada em 2006, e reintegrou a visão precedente contida em um projeto de lei de 2003. Esse projeto prevê que se um hindu desejar se converter ao cristianismo terá que obter antes uma autorização prévia do Estado. Se não for autorizado, não poderá se converter.

A lei foi objeto de polêmicas porque discrimina as minorias religiosas. O secretário-geral da Conferência Episcopal da Índia, dom Stanislaus Fernandes, arcebispo de Gandhinagar, declarou que a "lei anticonversão em questão é inaceitável, sobretudo pelas divisões que impõe dentro das várias religiões".

Segundo o novo texto, janistas e budistas são hindus, assim como católicos e protestantes são cristãos.

"Isso pode ser aceito dentro do ponto de vista inter-religioso, mas uma divisão desse tipo não pode ser juridicamente aceita. Além disso, permanece o problema das leis anticonversões, que negam a liberdade religiosa, violando os princípios da Constituição", sublinhou o arcebispo.

Lei de 2003 exige autorização de magistrado para ser cristão

A lei anticonversão de 2003 permanece ainda no papel em Gujarat, necessita de aprovação, e visa impedir as conversões do hinduísmo ao cristianismo.

Se um hindu deseja se converter ao cristianismo, deverá antes comunicar sua decisão a um magistrado de sua cidade e obter a permissão. Caso contrário, não poderá se converter.

Em relação ao governador Narendra Modi, acusado de criar uma situação sectária no Estado, dom Fernandes declarou que está convencido de que o político quer a paz em Gujarat, pois muitas vezes "nos pediu para denunciar todo caso de perseguição ou violência religiosa".

Fonte: Portas Abertas

----------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Índia: No decorrer de 2007, os cristãos foram atacados 190 vezes

22.11.2007 - ROMA - A União de Católicos da Índia (AICU por suas siglas em inglês), denunciou que no decorrer de 2007, os cristãos de distintas denominações foram atacados 190 vezes.

Através de um documento divulgado em 17 de novembro, a AICU assinalou que estes ataque compreendem homicídios, assaltos armados, perseguições sexuais e linchamentos. Conforme informou o Serviço Missionário Notícias (OMPRESS), o presidente do AICU, John Dayal, assinalou que os dados foram proporcionados por diversos grupos cristãos do país. Dayal esclareceu que não se tomaram em conta os casos de violência por outras causas distintas à fé.

"Apresentado-los e certificados se podem incluir na categoria de perseguição religiosa. Não consideramos tampouco aquelas situações de marginalização social nas que vivem nossos irmãos de fé em muitos estados índios, porque seria impossível enumerá-los", assinalou.

Por sua vez, o presidente do Conselho Global dos Cristãos Índios, Sajan K. George, indicou que os ataque ocorrem com maior freqüência nos estados de Karnataka e Madhya Pradesh.

Segundo as informações, existe um clima de impunidade para quem ataca aos não hindus desde que os partidos nacionalistas chegaram ao poder; inclusive, muitas vezes a polícia nem sequer abre uma investigação.

Fonte: ACI

-----------------------------------------------------------------

Nota do Portal Anjo, www.portalanjo.com

Diz na Sagrada Escritura:

"Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações". (Mt 24,9)

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" (Rm 8,35)

"Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição". (2Tm 3,12)

"Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos". (2Cor 4,9)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne