Cidade alemã proíbe Papai Noel, campanha visa resgatar tradições natalinas


22.12.2008 - Uma pequena cidade no sul da Alemanha decidiu banir o Papai Noel da paisagem natalina.

A câmara municipal de Fluorn-Winzeln, lugarejo com pouco mais de 3 mil habitantes localizado às margens da Floresta Negra, declarou a região uma "zona livre de Papai Noel".

De acordo com o prefeito local, Bernhard Tjaden, o objetivo é preservar as tradições do Natal, segundo ele freqüentemente esquecidas nessa época do ano em favor do consumismo.

A idéia é incentivar os cidadãos a substituir o "bom velhinho" pela figura histórica de São Nicolau.

"O Papai Noel é um personagem artificial" argumenta Tjaden. "Ele não lembra em nada São Nicolau, que ajudava pessoas carentes e era um amigo das crianças", explica.

As escolas e os comerciantes da região aderiram ao apelo, retirando as decorações com Papai Noel das vitrines e colando adesivos com um sinal de "proibido" em seus estabelecimentos.

Cartazes com o rosto do personagem atravessado por uma faixa vermelha adornam não só o interior de lojas e repartições públicas, mas os avisos, que se parecem com uma placa de trânsito, foram pendurados também na fachada do prédio da prefeitura e até junto à sinalização que marca as entradas do município.

Nas salas de aulas, professores ensinam às crianças o significado do Natal e contam histórias de São Nicolau, bispo de Mira no século IV, que serviu de inspiração para o ícone natalino.

Os alunos são orientados a diferenciar o "original" da "cópia" e desenhos no quadro negro mostram as diferenças entre os trajes de ambos, destacando a mitra episcopal no lugar do gorro vermelho e o cajado substituindo o saco de presentes.

A campanha "Zona livre de Papai Noel" foi criada por uma entidade assistencial ligada Confederação dos Bispos da Alemanha para resgatar São Nicolau como símbolo original das festas natalinas e combater o "consumismo" nas festas de fim de ano.

A renda obtida na venda de cartazes, adesivos e outros produtos será destinada à entidades que prestam ajuda a crianças com doenças terminais. Esta é a primeira vez que a idéia é apoiada oficialmente pela administração de um município.

Fonte: G'1

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Bispo denuncia "esvaziamento" e maquiagem do conteúdo religioso do Natal

16.12.2006 - MADRI - O Bispo de Xerez da Fronteira, Dom Juan del Rio, denunciou o "esvaziamento" do conteúdo religioso do Natal em vários sinais, inclusive dentro da comunidade cristã, e lamentou que o espírito do "politicamente correto" tenha levado a "reconvertê-lo, disfarçá-lo, maquiá-lo para que pareça e não seja". Em um artigo intitulado "Disfarçar o Natal", o Prelado denuncia que "para ser ‘politicamente corretos’ e evitar ‘ferir sensibilidades’ de outros credos ou da nova ‘religião laica’", o conteúdo religioso e o conjunto de sinais próprios destas festas, "terá que reconverter, disfarçar, maquiá-lo para que pareça e não seja".

Este "esvaziamento", indica o bispo se constata em muitos sinais, como nos "postais de felicitação de instituições públicas onde há uma ocultação a qualquer referência cristã" e "os sistemas de iluminação natalinos onde se dá luz a umas festas esvaziadas de seu conteúdo originário".

Do mesmo modo, Dom Del Rio recorda que assim acontece "com a íntima tradição do Bispo católico São Nicolau de Bari, de uma reconhecida caridade com as crianças e humildes, convertida e transformada em nossos dias na magia de um personagem de roupas vermelhas e barbas brancas, que nada tem a ver com o cristianismo".

"Nesta secularização em que se vê imersa as festas do Natal do Senhor, não está isenta a própria comunidade cristã, que em grande medida perdeu a sensibilidade da surpresa do mistério do Deus que sai ao encontro do homem", explica.

Como mostra disso, o bispo assinala que em algumas paróquias se suprimiu a Missa de Galo "em detrás de uma missa vespertina com caráter festivo que resulta mais cômoda para os tempos em que vivemos". Entretanto, continua, "o autêntico e formoso, é que em meio da noite a boa notícia do nascimento do Jesus chegou a alguns pastores que cuidavam seus rebanhos".

Fonte: ACI Digital


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne