Quem são os Pais dos Hereges?


17.03.2009 - Artigo Extra  -  www.rainhamaria.com.br

Santo Inácio de Antioquia advertia seus fiéis para que abstivessem das ervas nocivas que Jesus Cristo não cultivava porque não são da plantação do Pai. (S. Inácio, ad. Philadeph, 3). Infelizmente, muitos tomando de alimentos estranhos e nocivos “pensam estar na Igreja, na realidade estão fora dela” (S. Agostinho), porque não guardam a fé, pervertendo a fé tornam-se inimigos de Cristo, porque “todos os que têm se afastado da unidade da Igreja, são inimigos de Cristo.” (S. Cipriano de Cartago, Carta LXIX, 1, Bayard II, 240) e estão mortos, pois “todos os que estão fora da Igreja pertencem aos mortos” (S.Cipriano de Cartago, Carta LXXI, 1, Bayard II, 257).

“Cada dia cresce o número dos fiéis, submetidos à escravidão das heresias.” (S. Basílio Magno, Carta 70, Courtonne, 1, 166). Heresias que politizam o Evangelho, heresias que protestantizam o Evangelho. Celeiro de heresias, nosso país vai naufragando na fé, embora a fé católica permaneça sempre intacta e pura, sendo o prejuízo apenas daqueles que dela se afastam para a sua própria perdição.

“Os hereges entendem sempre de forma distorcida tudo o que a Igreja faz com retidão.” (S. Gregório Magno, Moralia in Job, Libro VI, 41). Não distorceram os ensinamentos do Concílio Vaticano II ? Não distorcem o ensino do Magistério? Não fazem a Igreja dizer o que ela não disse?

Deste modo, enquanto dormem os pastores, perdem-se as ovelhas do Senhor. Os hereges “por astuta aparência de verdade, seduzem a mente dos inexpertos e escravizam-nos, falsificando as palavras de Cristo” (S. Ireneu de Lion, Adversus Haereses, I Livro, Prefacio). Estes são “inimigos da cruz de Cristo, porque armam ciladas com todas as nossas palavras e sílabas.” (S. Leão Magno, Epist 129, ad Proterium, c. 2: ML 54, 1076) para subtrair as ovelhas do rebanho e lança-las no redil do demônio, "pai de todos os hereges" (Tertuliano).

Fazendo estragos no rebanho de Cristo, os hereges simulam piedade e tolerância ilimitada. Amigo de todos e de tudo, são lobos a serviço do maligno. Pois como ensina S. João Damasceno, “aquele que não crê conforme a tradição da Igreja católica, coloca-se de acordo com o diabo.” (S. João Damasceno, Exposición de la Fe, IV, 10[83]), trocam a fé católica pela heresia, ficam de fora da comunhão e deixam de serem seguidores de Cristo: “pois uma pessoa, que não confessa a verdadeira fé, está, fora da comunhão dos santos.” (S. Basílio Magno, Carta 214,2, Courtonne 2, 203-204) "Não é seguidor de Cristo aquele que não é chamado cristão segundo a fé verdadeira e o ensinamento católico" (S. Agostinho, Sobre o Sermão do Senhor na montanha, I,V, 13)

Portanto, em certos casos, faz-se necessário a dureza das palavras. Principalmente quando tratamos com lobos obstinados, como fazia S. Jerônimo, tendo os hereges como inimigos pessoais: “Basta responder que nunca poupei os heréticos e que empreguei todo meu zelo para fazer dos inimigos da Igreja meus inimigos pessoais.” (S. Jerônimo, Dial. c. Pelag., Prolog., 2; PG 23, 519B)

“A origem de onde nasceram freqüentemente e continuam nascendo as heresias é a seguinte: há mentes perversas e sem paz, que, discordando em sua perfídia, não podem suportar a unidade. O Senhor, por seu lado, respeita a liberdade do arbítrio humano, permite e tolera que isto aconteça, a fim de que o crisol da verdade purifique os nossos corações e as nossas mentes, e, na provação, resplandeça com luz inequívoca a integridade da fé. O Espírito Santo nos previne, por meio do Apóstolo: "Convém que haja heresias para que entre vós se tornem manifestos os que resistem à prova" (1Cor 11,19). Assim, aqui mesmo, antes do dia do juízo, são divididas as almas dos justos e dos perversos e as palhas são separadas do trigo. Esses são os que, por própria iniciativa e sem chamamento divino, se põem a encabeçar temerários grupinhos. (...) Mestres na arte de corromper a verdade, eles enganam com bocas de serpente, vomitando de suas línguas pestilentas peçonhas mortíferas. Os seus discursos brotam como chaga cancerosa, o trato com eles deixa no fundo de cada coração um veneno mortal”. (Capítulo X, como surgem a maldade e as heresias, Cipriano de Cartago, in “A Unidade da Igreja Católica")

Tudo isso, fruto da soberba, que é a "mãe de todos os hereges” (S. Agostinho, De Genesi contra Manichaeos, Livro II, Capítulo VIII, 11)

Assim, os hereges tem por pai, o diabo, e por mãe, a soberba.

Por Daniel  - Adversus Haereses
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne