Raiz das más condutas sexuais na Irlanda está na crise de fé, diz Bento XVI


16.02.2010 - VATICANO.- Ao concluir o encontro dos Bispos da Irlanda com o Papa Bento XVI, realizado no Vaticano entre os dias 15 e 16 de fevereiro, para tratar o delicado tema das graves más condutas sexuais de alguns membros do clero nesse país europeu, o Santo Padre ressaltou que um dos fatores que contribuiu a este fenômeno foi a debilitação e a crise de fé.

O comunicado dado a conhecer hoje assinala que "no dia 15 e 16 de fevereiro o Santo Padre se encontrou com os bispos irlandeses e com altos representantes da Cúria Romana para discutir da grave situação surta na Igreja na Irlanda. Juntos examinaram o fracasso durante muitos anos das autoridades da Igreja irlandesa para atalhar eficazmente os casos de abusos sexuais de jovens por parte de sacerdotes e religiosos irlandeses".

"Todos os presentes reconheceram que essa grave crise desembocou no desmoronamento da confiança na hierarquia eclesiástica e prejudicou seu testemunho do Evangelho e seus ensinos morais", diz o texto

"A reunião se desenvolveu com um espírito de oração e fraternidade colegial e sua atmosfera, franca e aberta, contribuiu com diretrizes e ajuda aos bispos em seus esforços para enfrentar a situação em suas respectivas dioceses".

Seguidamente o comunicado assinala que "em 15 de fevereiro, pela manhã, depois de uma breve introdução do Santo Padre, cada um dos bispos irlandeses apresentou suas observações e sugestões. Os bispos falaram com franqueza do sentimento de dor e cólera, de traição, escândalo e vergonha que manifestaram em numerosas ocasiões as pessoas que sofreram abusos. Um sentimento similar de ultraje refletiam também os leigos, sacerdotes e religiosos".

Ao falar logo depois da participação dos prelados irlandeses se destaca que "os bispos falaram também da ajuda e a dedicação prestada neste momento por milhares de voluntários, leigos e preparados, para garantir a segurança das crianças em todas as atividades da Igreja e sublinharam que, se for indubitável que os enganos de julgamento e as omissões estão à base da crise, na atualidade se tomaram medidas para garantir a segurança dos meninos e jovens".

"Os bispos recalcaram deste modo seu compromisso na colaboração com as autoridades legais na Irlanda -do Norte e do Sul- e com o The National Board for Safeguarding Children in Catholic Church in Ireland (Conselho Nacional para a Proteção das Crianças na Igreja Católica na Irlanda) para garantir que as normas, atividades e procedimentos da Igreja correspondam às melhores práticas nesta matéria".

"Por sua parte, o Santo Padre observou que os abusos sexuais de crianças e jovens não são apenas um crime atroz, mas também um pecado grave que ofende a Deus e que fere a dignidade da pessoa criada à sua imagem. Conscientes de que a dolorosa situação atual não resolverá rapidamente, o Papa exortou os bispos a enfrentarem os problemas do passado com determinação e a fazer frente às crises com honradez e valentia".

Bento XVI "também expressou a esperança de que este encontro ajude à unidade dos bispos e a lhes capacitar para que falem com uma só voz na hora de identificar os passos concretos para curar as feridas dos que padeceram abusos, alentando a uma renovação da fé em Cristo e a restaurar a credibilidade espiritual e moral da Igreja".

"O Santo Padre –diz o comunicado– também se referiu à crise generalizada de fé que afeta à Igreja, que está unida à falta de respeito à pessoa humana e a como o desfalecimento da fé foi um fator que contribuiu de maneira significativa ao fenômeno dos abusos sexuais de menores. Também sublinhou a necessidade de uma reflexão teológica mais profunda sobre toda a questão, e disse que é necessária uma melhor preparação humana, espiritual, acadêmica e pastoral dos candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa, assim como dos que já foram ordenados e consagrados".

O texto ressalta logo que "os bispos tiveram a oportunidade de examinar e discutir o rascunho da Carta Pastoral do Santo Padre aos Católicos da Irlanda. Tendo em conta os comentários dos bispos irlandeses, Sua Santidade completará agora a carta, que se publicará durante a próxima Quaresma".

Finalmente o comunicado indica que "as conversações concluíram ao final da manhã da terça-feira, 16 de fevereiro de 2010. Enquanto os bispos retornam às suas dioceses, o Santo Padre pediu que esta Quaresma se viva como um tempo para implorar uma efusão da misericórdia de Deus e dos dons do Espírito Santo de santidade e fortaleza para a Igreja na Irlanda".

Fonte: ACI

-----------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Mundo está submerso em crise de fé, diz cardeal em Fátima

13.05.2009 - O cardeal D. Óscar Maradiaga, de Honduras, alertou nesta quarta-feira, em Fátima, que o mundo "se encontra submerso em profundas crises de fé, de ética, de humanidade e parece ter perdido a orientação moral".

"Já não sabe onde está a fronteira entre o bem e o mal. Pode ser que tenha uma próspera bolsa de valores, mas sem valores", disse D. Óscar Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional, acrescentando que "a crise financeira que estamos a viver é simplesmente um sinal disto".

"A mão invisível que supostamente teria que guiar o mercado, tornou-se uma mão desonesta e cheia de cobiça", frisou na homilia da principal missa da peregrinação de maio ao Santuário de Fátima.

Diante de milhares de peregrinos, o arcebispo de Tegucigalpa, destacou o exemplo da Mãe de Deus e a atualidade da mensagem de Fátima como apoio para todos os cristãos na superação das dificuldades que se colocam atualmente à sociedade.

"Na primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, parecia que estava perdida toda a esperança. Ameaças terríveis espreitavam o mundo. Ela veio trazer-nos a esperança que brota da Divina Providência de um Deus que é amor e que não abandona a obra das suas mãos", disse o presidente da Cáritas Internacional.

É neste contexto, segundo o arcebispo de Tegucigalpa, que "hoje também, com o exemplo e o auxílio da Virgem, as comunidades cristãs continuam a missão de conduzir ao encontro com Cristo e, por isso, a invocamos novamente como Estrela da nova evangelização".

"A Virgem pertence-nos e sentimo-la como mãe e irmã", afirmou, acrescentando que "a devoção mariana, com a sua multiplicidade de expressões culturais, diz-nos que o Evangelho se inculturou nas feições brancas, índias, crioulas, negras e mestiças com que se apresenta a Virgem, revelando nisso o rosto compassivo e materno de Deus para com o seu povo".

Depois, D. Óscar Maradiaga destacou a figura de Maria como "mulher de fé", "mulher serviçal e solidária", "mulher de esperança" e "mãe formadora de comunidades de discípulos missionários" e frisou a atualidade da mensagem do rosário deixada aos videntes de Fátima pela Virgem em 1917.

Fonte: UOL notícias

-------------------------------------------------------------------------

Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra? (Lc 18, 8)
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne