Leigos espanhóis rechaçam uso ofensivo de Cristo crucificado


16.02.2010 - MADRI.- A Comissão de Leigos da diocese de Almeria (Espanha), publicou este fim de semana um enérgico comunicado repudiando o recurso, durante o carnaval, à imagem de Cristo Crucificado por parte de um bloco local, supostamente com o fim de "parodiar" a crise econômica pela que atravessa o país.

Os leigos de Almeria "com profundo desgosto e dor que alguns não tenham tido reparo algum em utilizar a imagem de Cristo Crucificado para parodiar a situação social, ferindo gravemente os sentimentos religiosos dos cristãos".

Os leigos de Almeria assinalam ademais em um comunicado que um fato como este "uma vez mais põe de manifesto a falta de escrúpulo de algumas pessoas não só para ferir a sensibilidade religiosa dos cristãos, apelando à liberdade de expressão, como se este direito não tivesse limite algum".

A Comissão recorda que "a liberdade de expressão termina ali onde se atenta contra direitos fundamentais das pessoas e os grupos sociais, entre os quais se encontra um direito tão fundamental como a liberdade religiosa. Todos os direitos fundamentais devem ser harmonicamente referidos uns aos outros, como forma única e segura de protegê-los todos. Nem tudo está permitido nem tudo é lícito, porque assim o exige a dignidade da pessoa humana e assim o ampara a Constituição e o ordenamento legal de nosso país".

O comunicado, portanto, lamenta "tão grosseira e ofensiva utilização da santíssima cruz de Jesus Cristo, sinal inequívoco de nossa fé cristã, majoritária na sociedade espanhola; e protestam "com toda firmeza contra o uso blasfemo do suplício de Nosso Senhor Crucificado".

Finalmente, frente ao bloco, que justificou o uso de Jesus crucificado aduzindo que se tratava só de um ato de humor que só irritaria "os intolerantes", os leigos assinalam que "não podemos aceitar que nos acuse de intolerantes por parte de quem não reconhece sequer a possibilidade de ter ofendido gravissimamente os sentimentos religiosos dos cristãos".

Como reparação à ofensa contra Cristo Crucificado, as organizações leigas de Almeria, junto com os diversos movimentos apostólicos, convidam a um Via Crucis na Igreja Catedral na tarde da quarta-feira de Cinzas.

Fonte: ACI

-------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Apostasia na Espanha: catálogo fotográfico mostra um Cristo masturbando-se

14.03.2007 - MADRI - A Assembléia de Extremadura participou da edição de um catálogo fotográfico com imagens eróticas que, segundo o Partido Popular (PP), atentam contra "os ícones mais sagrados e relevantes da Igreja Católica, do catolicismo e os sentimentos religiosos".

O jornal El Mundo reproduziu uma denúncia do PP, segundo a qual a polêmica obra foi publicada em 2003 pela Editora Regional -dependente da Assessoria de Cultural- com recursos públicos, mas se teve conhecimento de sua existência recentemente, em dezembro passado.

O catálogo apresenta as fotografias de.A.M. Montoya, exibidas originalmente em Valência, e seu prólogo está assinado pelo candidato do Partido Socialista Operário Espanhol à prefeitura de Badajoz, Francisco Muñoz Ramírez, atual conselheiro de Cultura e Patrimônio da Assembléia de Extremadura.

Segundo El Mundo, entre as imagens da publicação "se encontram a intitulada 'Varão de dores...? Varão de amores', que mostra um Cristo masturbando-se; 'E vós, o que dizem que sou eu?', com a imagem de um Cristo nu e com corpo de mulher, ou 'Lucas Apócrifo', que simula uma recreação do apóstolo sustentando um livro em suas mãos com imagens de duas pessoas praticando sexo". Para o PP, o catálogo recolhe imagens "nauseabundas e escatológicas".

No prólogo, Muñoz Ramírez justifica o apoio e escreve que "a Assembléia de Extremadura, através da Assessoria de Cultura e Patrimônio, toma como iniciativa apoiar e divulgar as expressões artísticas mais novas da atividade plástica contemporânea para ampliar a visão das diversas tendências e atitudes dentro de nosso panorama artístico".

Por sua parte, o deputado e o secretário de comunicação do PP em Extremadura, Tomás Martín Tamayo, explicou que o catálogo foi vendido como "edição de luxo" e as fotografias "têm ânimo de ofender e revoltar tanto aos fiéis como aos que não o são".

Na denúncia o PP questiona "se atreveriam a propagar esta 'manifestação cultural' com outros credos supostamente menos tolerantes e permissivos" ou se o presidente da Assembléia de Extremadura, "penduraria algumas destas expressões 'artísticas em sua casa ou no quarto de sua filha".

Fonte: ACI
-------------------------------------------------------------------------------

14.03.2007 - Nota do Portal Anjo, por Dilson Kutscher -  www.portalanjo.com

Quem sabe, "eles", incluam nessa edição do catálogo fotográfico com imagens eróticas, além das imagens que mostram um Cristo masturbando-se, e um outro Cristo nu e com corpo de mulher, também mostrem a imagem do profeta Maomé, dos muçulmanos, nas mesmas circunstâncias do Cristo.
È como eu sempre digo: a verdade é que ridicularizar o cristianismo sempre foi muito conveniente, pois não oferece realmente perigo, no máximo gera alguns protestos. Já com os muçulmanos a coisa é bem diferente, pois pode virar uma "guerra santa". Não querem correr o risco de zombar "deles", aprenderam por "medo" a ter respeito pela religião muçulmana, mas não respeitam o cristianismo, pois esta na moda fazer zombaria dos cristãos.

Diz na Sagrada Escritura:

"Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências". (2Pd 3,3)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne