Dengue se espalha e vira epidemia em cinco Estados


18.02.2010 - O Ministério da Saúde confirmou que há epidemia de dengue em municípios de cinco Estados do País - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Goiás. Ainda segundo a pasta, com a maior movimentação de pessoas no carnaval, há maior risco de que a doença - até agora concentrada em áreas de menor densidade populacional - se espalhe.

"Há sempre o risco de o carnaval mudar o comportamento da epidemia", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho. As autoridades da saúde consideram que há epidemia quando a incidência da doença atinge 300 casos por 100 mil habitantes.

No início do mês, o governo federal já havia alertado sobre o risco de epidemia por causa da volta do vírus tipo 1 da dengue, que não circulava havia dez anos. A ausência de infecções pelo sorotipo faz com que muitas pessoas, principalmente crianças, ainda não estejam imunizadas contra ele, o que facilita o crescimento de casos.Segundo a pasta, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins e Piauí são os locais de maior risco por já terem a predominância do "novo" vírus. De acordo com Coelho, um fato tranquilizador é que não houve registros de aumentos significativos da doença em São Paulo, Rio, Salvador, Fortaleza ou Belo Horizonte.

Números

Campo Grande registrou durante o mês passado 7.229 casos suspeitos de dengue, dos quais 826 se confirmaram. Em Mato Grosso, as notificações tiveram um crescimento de 804% comparadas às de 2009. Desde janeiro foram 12.666 casos e 5 mortes confirmadas pela doença. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte UOL noticias

-------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Casos de dengue aumentam mais de 400% no DF

17.02.2010 - Os casos de dengue aumentam 426% no Distrito Federal em um ano. Os mosquitos da dengue têm atacado em regiões onde antes era incomum. Agentes de saúde têm ido, de casa em casa, para orientar os moradores. A Vigilância à saúde fala em pedir a ajuda do Exército para tentar combater esse aumento de casos.

Quem mora nas regiões mais úmidas do país sabe. No verão, é preciso ter muito cuidado com a dengue. Em Brasília, uma cidade de baixa umidade, o número de casos sempre foi pequeno. Mas esse ano as coisas mudaram. Tanto que a recepcionista Rejane Nunes levou um susto.

“Eu pensava que comigo não aconteceria. Quando me deparei com a doença e vi que estava com dengue, é desesperador”, comenta Rejane Nunes.

No ano passado, os casos de dengue caíram 38%, em média, em todo o Brasil. No Distrito Federal, 60 pessoas foram infectadas nos dois primeiros meses de 2009. Este ano, no mesmo período, o número subiu para 316 casos. Um crescimento de 426%.

Qual o motivo? Não foi a água da chuva acumulada em vasos e plantas que atraiu o mosquito da dengue. De acordo com o Instituto de Meteorologia, o mês passado foi o janeiro menos chuvoso dos últimos onze anos em Brasília.

Para a Vigilância à Saúde, o aumento nos casos pode ser consequência da falta de cuidados em casa.

“Moradores não têm eliminado o recipiente. No primeiro momento que passamos eles dão atenção mas depois quando a gente sai, vira as costas, ele esquece daquilo”, comenta o fiscal Henrique Alves.

A Vila Planalto, área que fica perto dos ministérios, teve a maior incidência: 33% dos casos.

“Quase todo mundo pegou dengue na rua”, afirma o garçom Jorge Amaral.

“É muito preocupante. Estamos diante de uma epidemia da dengue, em que nós estamos deflagrando uma força-tarefa. Pedimos também 200 homens do Exército para nos ajudar nessa luta contra dengue”, informa Alan Kardec, da Secretaria de Vigilância Epidemiológica.

O Ministério da Saúde reforçou as ações de controle da dengue em cinco estados que indicaram aumento recente nos casos da doença: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Alguns cuidados são tão simples. o desleixo é que acaba com qualquer tipo de prevenção.

Fonte: G1

--------------------------------------------------------------------------------

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne