Bahia: Vereador frei deixa a Ordem dos Capuchinhos e se casa


18.02.2010 - A notícia foi divulgada por meio de uma nota enviada à imprensa e causou surpresa. O vereador Carlos Alberto Costa da Rocha (Frei Cal), do PMDB, que exerce o primeiro mandato em Feira de Santana, deixou a Ordem dos Frades Capuchinhos e casou. A cerimônia que oficializou a união com Maria Raimunda aconteceu no dia 10 passado, em Alagoinhas.

Na manhã desta quinta-feira (18), em entrevista ao Acorda Cidade, Frei Cal, reafirmou que foi “uma decisão individual e amadurecida ao longo do tempo”, conforme justifica no comunicado oficial. Ele explicou que o processo vem se desenrolando há algum tempo. O afastamento da Ordem, segundo ele, se deu de forma tranquila, sem desentendimentos.

Ao comunicar a renúncia aos votos do clérigo e o afastamento da Igreja Católica e mais especificamente a Ordem dos Frades Capuchinhos, na condição de religioso, Frei Cal justificou que não tornou a sua decisão pública por se tratar de um processo de tramitação demorada. O pedido de desligamento foi feito em 2009.

A nota na íntegra

"O Vereador Carlos Alberto Costa da Rocha vem comunicar a decisão de renunciar aos votos de clérigo e deixar, como religioso, a Igreja Católica e em particular a Ordem dos Frades Capuchinhos. A decisão foi tomada no ano de 2009, mas devido a demora da tramitação do processo de desligamento não tornou pública de pronto a sua decisão, embora já fez algumas declarações em entrevistas de programa de rádio. É preciso deixar claro que esta foi uma decisão individual, amadurecida ao longo do tempo.

Não houve renúncia de Cristo nem da Igreja Católica e sim do sacerdócio. Comunico que, no último dia 10, o vereador contraiu o matrimônio e que continua agora não mais como sacerdote, mas como homem comum à disposição de toda a sociedade, para servi-la dentro das suas possibilidades. Na luta por uma sociedade mais justa e fraterna".

Fonte: Acorda Cidade

Enviado pelo amigo Roberto Ferreira  -  Salvador - BA

-----------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Padre argentino anuncia em homilia que vai casar-se

28.04.2009 - O pároco da uma localidade do Oeste da Argentina anunciou numa homilia aos seus paroquianos que deixará o hábito para se casar com a mulher por quem se enamorou e com a qual espera um filho, informa hoje a imprensa local.

Alberto Ortega, pároco do bairro Santa Ana, da cidade de Guaymallen, fez a revelação aos seus paroquianos dois meses depois de ter pedido uma dispensa da Igreja para se casar, disseram fontes eclesiásticas ao diário “El Sol de Mendoza”, capital da província homónima.

“Ortega quer continuar a cumprir com as normas do ministério e por isso solicitou dispensa que o liberte de celebrar missa, confessar, pregar e do celibato, mas isso terá de ser considerado pelo Papa Bento XVI “, disse Sergio Buenanueva, bispo auxiliar do arcebispado de Mendoza.

Buenanueva evitou comentar rumores segundo os quais o cura já tem um filho de 7 anos, da mesma mulher com quem quer casar-se. “São fragilidades da natureza humana, nós continuamos a defender o sacerdócio celibatário porque acreditamos que é o melhor”, vincou.

Ortega evitou falar do assunto com a imprensa enquanto os seus paroquianos coincidem em dizer que é um sacerdote “muito querido” no bairro de Santa Ana.

No início do mês, o sacerdote Víctor Casas, da localidade de Lasitur, província de Córdoba (centro), também surpreendeu os paroquianos ao anunciar-lhes durante uma homilia que deixava o hábito para se casar com a mulher de quem espera um filho.

Estas notícias surgem num momento em que a América Latina está particularmente atenta à paternidade por parte dos homens da igreja, depois do Presidente paraguaio, Fernando Lugo , ex-bispo, ter reconhecido um primeiro filho e ser ameaçado com processos de filiação de outros cinco.

Fonte: Expresso

------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando também...

Padre argentino anuncia a fiéis, em missa, estar apaixonado.

29.06.2006 - O padre argentino Delfor Brizuela surpreendeu seus fiéis da cidade de Chamical, na província andina de La Rioja, ao anunciar durante a missa do último fim de semana que está apaixonado por uma mulher e que se afastará de suas funções até "decidir o que fazer".

O anúncio do padre Brizuela, muito popular em La Rioja por seu trabalho pastoral, ocorreu durante a missa de domingo e deixou seus fiéis consternados. O padre não revelou o nome da mulher amada.

"Estou muito feliz por ser sacerdote, mas agora entrou uma pessoa em meu coração pela qual tenho um sentimento e a quero muito. Como isso não pode ocorrer na Igreja Católica, tenho que tomar uma decisão. Quero me afastar de minhas funções paroquiais para decidir o que fazer. Estou passando por turbulências e tenho que ser leal com as pessoas", disse o religioso, de 46 anos.

A igreja argentina, que já havia sido informada pelo padre sobre sua relação sentimental, não divulgou nenhum comunicado sobre o fato.

Fonte: Elnet

-----------------------------------------------------------------------------------

Em La Salette - França, 1846, Aparição reconhecida pela Santa Sé, disse Nossa Senhora

Os sacerdotes, ministros de Meu Filho, por sua má vida, por suas irreverências e por sua impiedade em celebrar os santos Mistérios, por seu amor ao dinheiro, às honras e aos prazeres, se converteram em cloacas de impurezas” - (isso em 1846, imaginem agora).

“Que com suas infidelidades e sua má vida crucificam de novo ao Meu Filho"

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne