Video: Bem-Vindo a Igreja Católica Apostólica Sertaneja??


19.11.2010 - Nota de www.rainhamaria.com.br  -  por Dilson Kutscher

Primeiramente quero dizer, que os católicos mais moderninhos, nem precisam ler este artigo, assim näo enviam mensagens, criticando meus comentários sobre a chamada Missa Sertaneja. Se querem transformar a Santa Missa em um Show a moda sertaneja, banalizando o Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz, no entanto pergunto aos Sacerdotes adeptos desta inovaçáo, se por acaso, näo poderiam ao menos ter a decência de tirar o chapéu de vaqueiro diante do Altar, na Presença de Jesus Eucarístico??

Novamente vai haver uma chuva de e-mails, dizendo que sou um católico ultrapassado, que os tempos säo outros, que a Igreja precisa se adaptar as modas mundanas e etc...

Conforme disse Frei Alberto Beckhäuser, em recente artigo que publiquei aqui no site:

"Hoje em dia muitas celebrações litúrgicas, em vez de levarem ao repouso, conduzem a um verdadeiro cansaço, as Missas estão se tornando insuportáveis devido ao estrépito, à barulheira do canto, dos conjuntos musicais. Ora, a sagrada Liturgia não constitui um espetáculo. Por isso, as nossas celebrações devem voltar a ser mais contemplativas dos mistérios de Cristo que se tornam presentes, onde entrará sobretudo a linguagem da escuta atenta, da acolhida, da contemplação, dos ritos em si mesmos, inclusive, do silêncio".

Também o Arcebispo Dom Ranjith, que entende de Liturgia. Foi, de fato, Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos antes de Bento XVI nomeá-lo, no ano passado, arcebispo de Colombo, no Sri Lanka, recentemente náo permitiu mais os cantos e danças durante a missa. Ele disse o seguinte, a seus sacerdotes e fiéis: "Nenhum padre, conseqüentemente, diocesano ou religioso que seja, proveniente de uma outra arquidiocese ou mesmo do exterior, está autorizado a modificar, adicionar ou suprimir qualquer coisa no rito sagrado da missa. Não se trata de uma novidade, mas de uma decisão tomada em 1963 pela Constituição “Sacrosanctum Concilium” (22, 3), a Constituição Dogmática sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II, posteriormente reiterada várias vezes em documentos como “Sacramentum Caritatis”, de Sua Santidade Bento XVI, e “Ecclesia de Eucharistia” do Papa João Paulo II, de venerada memória. A música desordenada e ensurdecedora, as palmas, os longos discursos e os gestos que perturbam a sobriedade da celebração não são autorizados. Deus fala e nós devemos escutá-Lo; para ouvir bem, o silêncio e a meditação são mais necessários que a exuberância cacofônica; os sacerdotes devem pregar a Palavra de Deus sobre os mistérios litúrgicos celebrados". 

Já o Monsenhor Nicola Bux, declara: “A liturgia é sagrada, divina e gloriosa; ela é vertical no sentido de tender em direção ao Alto, em direção à Beleza e ao Céu. Ela não é algo circular ou horizontal, algum tipo de estádio esportivo, assembléia ou festa. A idéia de uma liturgia frutuosa e criativa inevitavelmente perde o sentido do sagrado e, portanto, nos aliena de Deus e nos leva ao pecado. Celebrar Missas criativas é uma profanação do sentido de sagrado porque isso nos afasta de Deus".

Vamos ver o video da missa sertaneja, celebrada pelo Padre Alessandro, na Paróquia do Colégio Militar, em Brasília DF. Se o padre e seus fiéis gostam do tema sertanejo, isto näo é condenável, mas näo deveriam misturar o Sagrado com o profano durante as missas (coisas Santas de Deus com as modas mundanas dos homens)  Näo vamos transformar a Casa de Deus num saläo de dança country, com direito a banda e vestimentas ao estilo. Muito menos numa espécie de festa de peäo. Desculpem a franqueza, mas sou um católico tradicional e näo posso concordar com tais inovaçöes dentro da Casa de Deus e principalmente durante a Santa Missa.

 

 

Agora comparem com a celebraçäo abaixo, do Padre Michael Rodríguez, o único sacerdote em toda a diocese de El Paso (EUA) a celebrar a Missa-Latino Gregoriana. Além de celebrar a Missa Tradicional diariamente em sua pequena paróquia, o corajoso sacerdote oferece aulas de catecismo sobre liturgia e doutrina, além de escrever artigos sobre moral católica para um periódico local.

 

Fonte do video : http://fratresinunum.com/

www.rainhamaria.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

Bispo proíbe Padre de Celebrar Missa montado em cavalo

A experiência da Tradição em nível diocesano: é possível, mas tem que ter coragem!

Arcebispo Dom Ranjith declara guerra aos desvios litúrgicos durante a Missa

Franciscanos da terra de São Frei Galvão profanam a liturgia eucarística

Papa Bento XVI pede que missas africanas não distorçam liturgia

A Missa não é um carnaval, adverte Cardeal Meisner diante de excessos litúrgicos

A Missa é do Senhor, não dos sacerdotes que a celebram, diz o Cardeal Rouco

Ajoelhar-se na Missa ajuda a vencer idolatria, explica perito em liturgia

Monsenhor Nicola Bux: Liturgia criativa nos aliena de Deus e nos conduz ao pecado

França: Altar da igreja de La Madeleine vira festa profana do candomblé.

Persiste o escândalo de Viena. Missa Discoteca celebrada por bispo auxiliar.

Artigo de Everth Queiroz Oliveira: A Missa não é um show

O Papa João Paulo II pede respeito pelo "Mistério da Eucaristia".

A Grandeza do Santo Sacrifício da Missa

Artigo do Padre José do Vale: Santos Sacerdotes

Bispos do Brasil – Reféns da própria teia: Pastorais comandam – Bispos obedecem

Artigo do Padre Leonardo Holtz: O Hábito não faz o monge… o santifica!

Padre diz que sua profissão não o impede de frequentar barzinhos e passar tarde na praia

Artigo do Padre Mateus Maria: Cristoteca e Balada Santa?

Acredite se quiser: Arquidiocese de Maringá e sua missa pré-balada


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne