EUA detectam aumento de radiação na chuva após Fukushima


28.03.2011 - Traços de radioatividade provenientes da usina nuclear de Fukushima foram detectados na água da chuva no nordeste dos Estados Unidos, informou a Agência Americana do Meio Ambiente, que assegurou que tais traços não representam perigo para a saúde humana.

Os traços de radioatividade, procedentes dos reatores japoneses danificados após o terremoto seguido de tsunami que assolou a ilha, foram detectados nos Estados da Pensilvânia e de Massachusets, indicou a Agência Americana do Meio Ambiente (EPA, siglas em inglês). A agência assegurou ter reforçado seu sistema de controle de água da chuva e de água potável em todo o país.

"Após o acidente da central de Fukushima, vários detectores de ar da EPA registraram materiais com níveis muito baixos de radioatividade nos Estados Unidos, que correspondem aos dados dos reatores danificados" no Japão, explicou a agência em um comunicado. "Essas observações não são uma surpresa, e os níveis registrados estão muito abaixo do que poderia ser perigoso à saúde", indicou a mesma fonte.

Os níveis de radioatividade detectados na água da chuva na Pensilvânia e em Massachusetts "estão sendo estudados pela EPA", explicou a agência governamental, indicando que "esses níveis são superiores à média histórica dessas regiões". A agência assegurou que continuará a analisar as águas da chuva e potável do país mesmo que "esses aumentos (de radioatividade) a curto prazo não representem perigo algum para a saúde".

Terremoto e tsunami devastam Japão
Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram quase 9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

Fonte: Terra noticias

----------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

Mar tem nível de radiação 1.250 vezes acima do aceitável no Japão

Japão: detectado vestígio de radiação em água corrente de Tóquio

Japão registra primeira contaminação de alimentos por radiação

Japäo: Comissão Europeia classifica acidente nuclear de apocalipse

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne