Transformar a Casa de Deus num espetáculo de música setaneja?


03.08.2011 - Blumenau (SC): Missa sertaneja com Raiz e Sertão, a dupla 100% caipira e religiosa.

Fonte: http://fratresinunum.com/

==========================================================================

Nota de  www.rainhamaria.com.br   por   Dilson Kutscher

Conforme disse Frei Alberto Beckhäuser, em recente artigo que publiquei aqui no site:

"Hoje em dia muitas celebrações litúrgicas, em vez de levarem ao repouso, conduzem a um verdadeiro cansaço, as Missas estão se tornando insuportáveis devido ao estrépito, à barulheira do canto, dos conjuntos musicais. Ora, a sagrada Liturgia não constitui um espetáculo. Por isso, as nossas celebrações devem voltar a ser mais contemplativas dos mistérios de Cristo que se tornam presentes, onde entrará sobretudo a linguagem da escuta atenta, da acolhida, da contemplação, dos ritos em si mesmos, inclusive, do silêncio".

Também o Arcebispo Dom Ranjith, que entende de Liturgia. Foi, de fato, Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos antes de Bento XVI nomeá-lo, no ano passado, arcebispo de Colombo, no Sri Lanka, recentemente náo permitiu mais os cantos e danças durante a missa. Ele disse o seguinte, a seus sacerdotes e fiéis: "Nenhum padre, conseqüentemente, diocesano ou religioso que seja, proveniente de uma outra arquidiocese ou mesmo do exterior, está autorizado a modificar, adicionar ou suprimir qualquer coisa no rito sagrado da missa. Não se trata de uma novidade, mas de uma decisão tomada em 1963 pela Constituição “Sacrosanctum Concilium” (22, 3), a Constituição Dogmática sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II, posteriormente reiterada várias vezes em documentos como “Sacramentum Caritatis”, de Sua Santidade Bento XVI, e “Ecclesia de Eucharistia” do Papa João Paulo II, de venerada memória. A música desordenada e ensurdecedora, as palmas, os longos discursos e os gestos que perturbam a sobriedade da celebração não são autorizados. Deus fala e nós devemos escutá-Lo; para ouvir bem, o silêncio e a meditação são mais necessários que a exuberância cacofônica; os sacerdotes devem pregar a Palavra de Deus sobre os mistérios litúrgicos celebrados". 

Já o Monsenhor Nicola Bux, declara: “A liturgia é sagrada, divina e gloriosa; ela é vertical no sentido de tender em direção ao Alto, em direção à Beleza e ao Céu. Ela não é algo circular ou horizontal, algum tipo de estádio esportivo, assembléia ou festa. A idéia de uma liturgia frutuosa e criativa inevitavelmente perde o sentido do sagrado e, portanto, nos aliena de Deus e nos leva ao pecado. Celebrar Missas criativas é uma profanação do sentido de sagrado porque isso nos afasta de Deus".

Leia também... (e tire suas conclusöes)

Arcebispo Dom Ranjith declara guerra aos desvios litúrgicos durante a Missa

Monsenhor Nicola Bux: Liturgia criativa nos aliena de Deus e nos conduz ao pecado

A Missa não é um carnaval, adverte Cardeal Meisner diante de excessos litúrgicos

Dança litúrgica e música secular dentro da eucaristia, fala-nos Cardeal Arinze

Mons. Ranjith: A situação da fé na presença real da Eucaristia é bastante preocupante

Artigo de Everth Queiroz Oliveira: A Missa não é um show

Como ir à Missa e não perder a fé

Video: Dom Henrique Soares explica sobre a Liturgia

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne