Em Defesa do Papa e da Santa Igreja, Dom Keller, o CyberBispo


24.01.2012 -

teclado
Em destaque, o brasão episcopal de Dom Antonio Carlos Rossi Keller.

Em meio ao recente twitaço em defesa do Papa Bento XVI contra as calúnias do Deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), chamou a atenção de muitos participantes a atuação vigorosa de Dom Keller, bispo da diocese de Frederico Westphalen-RS. Talvez esta impressão seja equivocada, mas, pelo visto, ele foi o único bispo a colaborar com a divulgação da hashtag #RetrateseDepJeanWyllys.

Esses foram alguns de seus twits:

dom_keller_twitaco

Essa não é a primeira vez que os católicos contam com a sua companhia entusiasmada – e entusiasmante – em mobilizações religiosas no microblog: em dezembro do ano passado, Dom Keller também deu a maior força ao protesto contra o ataque da TV Record à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013.

A presença de sucessores dos Apóstolos na web não é nenhuma novidade; entretanto, alguns fatores tornam a figura de Dom Keller especialmente interessante. No Twitter, por exemplo, a maioria dos bispos parece que está ali só para constar… O perfil de alguns é certamente administrado por algum assessor (isso não é uma crítica, é obvio que nenhum deles tem a obrigação de se dedicar pessoalmente a isso). Dom Keller, por sua vez, diferencia-se por interagir frequentemente com aqueles que se dirigem a ele na rede social e por dizer coisas que muitos pastores não têm coragem de dizer publicamente.

domkeller_cnbb

Dom Keller também alimenta um blog e possui dois perfis no Facebook (para driblar o limite máximo de amigos). Segundo ele “A internet é um trabalho de presença, de estar junto para que as pessoas tenham alguém que as escute e com quem possam desabafar” (1). Desta forma, procura atender com solicitude ao convite que Bento XVI fez aos sacerdotes em 2010:

“…o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: ‘Ai de mim se não anunciar o Evangelho!’ (1 Cor 9,16).
(…)
“Ora, aos presbíteros é pedida a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica (…), e anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese.” (2)

QUEM É DOM KELLER?

dom_keller_foto

Frederico Westphalen é uma pequena Diocese do Rio Grande do Sul, que fica próxima à divisa com o estado de Santa Catarina. Dom Antonio Carlos Rossi Keller, nascido em São Paulo, foi nomeado bispo desta localidade em 2008, pelo Papa Bento XVI.

É importante ressaltar que, apesar da brincadeira que fizemos no título, ele é muito mais do que um CyberBispo. O seu apostolado virtual é simplesmente a extensão de uma relevante vida episcopal no mundo real. Sua fama é de pastor zeloso com o rebanho de Cristo, que busca sempre estar em comunhão com o Papa.

Eis um exemplo, que deveria ser seguido pelos bispos de todo o Brasil: há cerca de um mês, Dom Keller divulgou uma “Notificação a respeito da recepção da Sagrada Eucaristia”, onde informa sobre a instalação de um genuflexório para a Comunhão de joelhos na Catedral de Frederico Westphalen. Eis um trecho do documento:

“…o Bispo Diocesano distribuirá sempre que possível, a Sagrada Comunhão para pessoas ajoelhadas em genuflexório, colocado no corredor central da Catedral. Os demais sacerdotes e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística continuarão a distribuir a Comunhão nos outros locais, para as pessoas que costumam comungar nas demais formas.” (3)

Dom Keller pede ainda que os padres de sua Diocese façam o mesmo em suas paróquias. O objetivo é fazer valer o direito dos fiéis e estar em sintonia com o desejo do Papa de “fortalecer uma visão de sacralidade que a Sagrada Eucaristia deve sempre ter na vida do cristão”.

Dá pra notar que Dom Keller assume por vezes uma postura bastante informal e bem-humorada na internet, sem nunca deixar de levar a Tradição muito a sério. E é por isso que destacamos aqui o seu trabalho de evangelização: a sua rica presença virtual anima os demais filhos da Igreja a perseverar na luta pela glorificação de Cristo em todos os lugares, inclusive na web.

Notas:

(1) Site da CNBB Sul 3. A Igreja na era dos iPadres.  22.01.2012

(2) Site do Vaticano. Mensagem do Papa Bento XVI para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais. 16.05.2010

(3) Blog Encontro com o Bispo. Notificação a respeito da recepção da Sagrada Eucaristia. 22.12.2011

Fonte: http://diasimdiatambem.com  e   http://ocatequista.com.br

---------------------------------------------------------

Que o Menino Deus inspire os bispos do Brasil a seguir o exemplo de Dom Antonio Rossi Keller.

 

DOM ANTONIO CARLOS ROSSI KELLER

PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA

BISPO DE FREDERICO WESTPHALEN (RS)

NOTIFICAÇÃO A RESPEITO DA RECEPÇÃO DA SAGRADA EUCARISTIA

A Igreja sempre ensinou a necessidade da devida preparação para a recepção da Sagrada Comunhão.

Tal preparação é, antes de tudo, espiritual, mas inclui também aspectos materiais e formais. Para se receber bem a Santíssima Eucaristia, deve-se:

a. Estar em estado de Graça santificante, o que significa dizer, que não se tenha nenhum pecado grave na alma;

b. Saber a quem se vai receber na Sagrada Comunhão, ou seja, ser capaz de distinguir o Pão Eucarístico: Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor, alimento de nossa alma, do pão comum, alimento do nosso corpo;

c. Guardar o jejum eucarístico, ou seja, não tomar nenhum alimento durante o período de 1 hora que antecede a Sagrada Comunhão. Água e medicamentos não quebram o jejum.

São estas as indicações fundamentais para a recepção digna da Sagrada Eucaristia. Naturalmente que a recepção frutuosa depende muito mais do que o simples cumprimento destas regras: é preciso acolher amorosamente o Senhor que vem ao nosso encontro, na Sagrada Comunhão.

Além disso, materialmente, a recepção da Sagrada Comunhão deve realizar-se através das diversas formas indicadas pela Igreja:

a. Sempre respondendo “AMÉM” após o Sacerdote ou o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística ter dito “O Corpo de Cristo”;

b. Desejando receber a Sagrada Eucaristia em pé, seja diretamente na boca ou na mão, antes deve-se fazer uma inclinação profunda, como sinal de respeito e adoração;

c. Recebendo a Sagrada Eucaristia na mão, deve-se estender a mão esquerda, espalmada, e colocando a mão direita por baixo desta, depois, na frente de quem entregou a Sagrada Comunhão, leva-se a Sagrada Comunhão à própria boca, usando para isto a mão direita;

d. Recebendo-se a Sagrada Comunhão de joelhos, e portanto, na boca, não está previsto nenhum tipo de gesto anterior.

Nesta NOTIFICAÇÃO PASTORAL gostaria de comunicar que, a partir da Missa da Noite do Natal do Senhor de 2011, na Catedral Santo Antonio, o Bispo Diocesano distribuirá sempre que possível, a Sagrada Comunhão para pessoas ajoelhadas em genuflexório, colocado no corredor central da Catedral. Os demais sacerdotes e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística continuarão a distribuir a Comunhão nos outros locais, para as pessoas que costumam comungar nas demais formas.

A razão fundamental para esta decisão fundamenta-se no DIREITO que os fiéis cristãos têm em também receber a Sagrada Comunhão de joelhos. “…a negação da Santa Comunhão a um dos fiéis, por causa de sua postura de joelhos, deve ser considerada uma violação grave de um dos direitos mais básicos dos fiéis cristãos, nomeadamente daquele de serem assistidos pelos seus pastores através dos sacramentos (CDC, cânon 213). Mesmo lá onde a Congregação aprovou a legislação em que declarou o estar de pé como posição para a Santa Comunhão, de acordo com as adaptações permitidas às Conferências Episcopais… assim o fez estipulando que aos fiéis que comungam, e escolhem de ajoelhar, não deve ser negada a Santa Comunhão por este motivo. (S. Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Carta de 1 de julho 2002; Notitiae (2002), 582-585).

Nestes últimos anos, o Santo Padre o Papa Bento XVI, tanto em Roma, como em outros lugares, por ocasião de suas visitas apostólicas, tem distribuído a Sagrada Comunhão para fiéis que se colocam sempre de joelhos. A intenção do Santo Padre é clara: além de recuperar um direito muitas vezes esquecido, fundamentalmente visa fortalecer uma visão de sacralidade que a Sagrada Eucaristia deve sempre ter na vida do cristão.

Além de determinar tal uso na Catedral, nas Missas presididas pelo Bispo Diocesano, peço também aos senhores padres que generosamente favoreçam este uso em suas Paróquias e Comunidades, para aqueles fiéis que assim gostariam de receber a Sagrada Comunhão.

Desejando a todos os diocesanos um Santo Natal e um ano de 2012 cheio das graças do Senhor, a todos abençôo no Senhor.

Frederico Westphalen, 24 de dezembro de 2011.

+ Antonio Carlos Rossi Keller

Bispo de Frederico Westphalen
 
www.rainhamaria.com.br

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne