IRMÃ BENIGNA: Cripta é aberta para visitação em noviciado de Belo Horizonte


10.03.2012 - Os restos mortais da irmã Benigna Victima de Jesus, expostos na quinta-feira (8) em Belo Horizonte durante celebração eucarística que integra o processo de beatificação da freira, já estão no Noviciado Nossa Senhora da Piedade, na região da Pampulha, onde permanecerão durante todo o processo. A relíquia recebeu um lugar especial dentro de uma capela e está aberta à visitação.

Sobre a cripta repousa a imagem de Nossa Senhora da Piedade, santa da que dá nome à congregação da qual irmã Benigna fez parte. Uma placa traz a foto dela, e a última frase dita pela religiosa, minutos antes da morte, em 16 de outubro de 1981: “Estou nas mãos de Deus e de Nossa Senhora da Piedade”. Nascida em Diamantina, em 1907, ela morreu por causa de complicações cardíacas, aos 74 anos.

Na estrutura de mármore montada para receber a relíquia é possível ver como está o processo de beatificação. Enquanto houver a descrição “serva de Deus”, significa que o caso ainda está em avaliação pelo Vaticano. Quando acontecer a aprovação, essa identificação mudará para “beata”, e poderá ser alterada caso se inicie o processo de canonização.

Beatificação

O postulador da causa de beatificação de Benigna é italiano Paolo Vilotta, o mesmo de Irmã Dulce (1914-1992), beatificada em Salvador (BA). Ele ainda está em Belo Horizonte nesta sexta-feira (9) a serviço da congregação e da Associação dos Amigos de Irmã Benigna (Amaiben). Não há previsões para finalização do processo pelo Vaticano.

Segundo a Amaiben, o traslado dos restos mortais, retirados do Cemitério do Bonfim e levados para o noviciado, é uma etapa importante da causa. A inserção da relíquia na capela da congregação, que é um “braço” da Igreja Católica, oficializa e reconhece a veneração à Irma Benigna em âmbito regional. Agora, fica a cargo do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belo Horizonte encaminhar, para a Itália, esses últimos relatos sobre a candidata mineira à beatificação.

A quinta-feira (8) foi um dia de correntes de oração, celebrações e missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Igreja de Santa Teresinha. No fim da tarde, fieis lotaram quatro ônibus para acompanhar a relíquia, levada pelo caminhão do Corpo de Bombeiros numa carreta da até o noviciado. Quase duas mil pessoas que acompanharam, durante todo o dia, as etapas do traslado dos ossos da religiosa na capital mineira.

Mais de cem graças
A abertura da causa de beatificação de irmã Benigna ocorreu em 15 de outubro de 2011. Essa é a etapa que antecede a canonização. O título de santa é concedido em caso de comprovação, com aval do Vaticano, de um milagre atribuído à religiosa. No caso de irmã Benigna, há mais de cem relatos de graças alcançadas por seu intermédio.
Fiéis relatam que ela cultivou a alegria, a solicitude aos mais pobres, a compreensão aos necessitados, compaixão com os que sofrem e a generosa acolhida a todos. Recebia e atendia as pessoas para momentos de interseção e oração.

“Benigna deixou o legado de bondade e santidade”, afirmou a irmã Gracie Aparecida de Souza, que vai cuidar pessoalmente da cripta, juntamente com outras duas religiosas moradoras do noviciado. Gracie morou com irmã Benigna durante dois anos no Lar Augusto Silva, em Lavras (MG). Conta que aprendeu muito com a companheira, por causa dos bons exemplos e bons conselhos. “Quando lembro, procuro seguir. Tento sempre levar Benigna na memória.”

O noviciado foi criado na década de 60 e faz parte do legado da congregação mineira. Foi escolhido para o repouso dos restos mortais de “serva de Deus” por essa ligação dela com a patrona, Nossa Senhora da Piedade. “Além disso, é uma localização (na capital) mais centralizada para a visitação dos fiéis, que certamente virão de várias partes do Estado”, afirmou a irmã Josina Campos Abreu.

Josina vive no noviciado e participará de reuniões para definir programações especiais de veneração à relíquia. Devem ser planejadas missas e grupos de oração mensais. “Estamos sentido irmã Benigna como uma nova companheira”, disse a irmã, que também já morou com a candidata à beatificação.

O Noviciado Nossa Senhora da Piedade está localizado na avenida Francisco Antônio Lisboa, 102, Pampulha.

Fonte: http://abratearestauracao.blogspot.com

 

Brasil: Abertura do Processo de Beatificação de Irmã Benigna, dia 15 de outubro de 2011

11.10.2011 - No próximo dia 15 de outubro do ano corrente, haverá a celebração Eucarística, seguida da Solenidade de Abertura do Processo de Beatificação da Serva de Deus Benigna Victima de Jesus. Este evento de grande valor religioso terá início às 9h30min, e contará com cerca de 2.000 devotos na Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha, situada na Praça Duque de Caxias, nº 200, bairro Santa Teresa, na Cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Celebração Eucarística será presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, estando também presentes a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, Madre Neuza Cota da Silva; o Postulador da Causa do Santos, enviado pelo Vaticano, Dr. Paolo Vilotta, e a Presidente da Associação dos Amigos de Irmã Benigna, Maria do Carmo de Souza Figueiredo Mariano.

IRMÃ BENIGNA

            
 

A Serva de Deus Benigna Victima de Jesus nasceu em 1907, na cidade de Diamantina, interior de Minas Gerais. Acolhendo o convite generoso de Deus, tornou-se religiosa da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.              

Irmã Benigna, como era chamada, faleceu em 16 de outubro de 1981. Em vida, cultivou inúmeras virtudes, dentre elas: a alegria refletida pelo seu constante sorriso, a solicitude aos mais pobres, a compreensão aos mais necessitados, a compaixão com os que sofrem e a generosa acolhida a todas as pessoas. Deixou para todos, que tiveram a felicidade de conhecê-la, a certeza de que viver para Deus é o bem mais precioso que existe.

CIANSP – Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade

Fundada em 1892, na cidade de Caeté/MG, aos pés da Serra da Piedade, a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade recebeu Irmã Benigna como mais uma de suas religiosas benfeitoras. O Fundador, Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, foi um Sacerdote dedicado à oração e ao cuidado com os mais necessitados. A acolhida, a generosidade, a compreensão e a compaixão foram marcas que ele deixou na Congregação, em prol da humanidade.

Em suas raízes, a Congregação acolheu as filhas de escravos que não tinham lar ou acesso à educação, ampliando, mais tarde, esse cuidado a idosos e enfermos. Hoje, auxilia os necessitados de orações, cuidados e referências de esperança, através de seus colégios, creches, asilos e diversas obras de assistência social.

AMAIBEN – Associação dos Amigos de Irmã Benigna

Como o objetivo de continuar o legado de Irmã Benigna, amigos comuns da religiosa congregaram-se na AMAIBEN para, juntos, realizarem parte do que ela realizava em vida: obras de fé e caridade no Lar Augusto Silva (Lavras/MG). 

Ao longo de três décadas, multiplicaram-se as adesões de pessoas, que se tornaram amigas da causa e fiéis devotos da religiosa. Enxergando em Irmã Benigna um exemplo a ser seguido, e confiantes em sua intercessão junto a Deus, seus fiéis “amigos” empenham-se também, agora, nos trabalhos pela sua Beatificação.

Presidida por Maria do Carmo de Souza Figueiredo Mariano – amiga que acompanhou Irmã Benigna, em vida, por mais de 20 anos – a AMAIBEN está sediada em Sete Lagoas/MG e tem, entre os associados registrados, pessoas de todo o país.

Outras informações: www.irmabenigna.org.br  ou [email protected]
Emanuel Costa (BH/MG) - (31) 8712-9501 / (31) 9446-2366 / (31) 2551-8122
Carolina Souza (BH/MG) - (31) 9712-7202
Irmã Jéssica Luana (RJ/RJ) - (21) 8352-1472 / (21) 3392-2521

www.rainhamaria.com.br

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne