Paróquia festeja dia de São José na Zona Sul de São Paulo


19.03.2012 - A paróquia de São José, no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, comemora nesta segunda-feira (19) o dia do seu patrono, que é protetor da igreja católica e padroeiro da família e dos trabalhadores.

Oito missas serão celebradas ao longo do dia, além da celebração solene, que acontecerá às 19h30 e será seguida de uma procissão. “Muitas pessoas nesse dia procuram renovar sua fé pela devoção”, afirmou o padre Ramires Henrique de Andrade.

A Paróquia de São José, que é a mais antiga do Ipiranga, fica na Rua Brigadeiro Jordão, 560. As primeiras missas foram realizadas às 6h e às 7h30 - as seguintes acontecem às 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 17h e 19h. Uma quermesse acontece ao longo de todo o dia.

Fonte: G1

========================================


* São José, rogai por nós *

A vós, São José, recorremos na nossa tribulação e,
depois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima esposa,
cheios de confiança solicitamos também a vossa protecção.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus,
e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos
que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo
conquistou com Seu sangue e nos socorrais
nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da divina família, a raça eleita de Jesus Cristo.
Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.
Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo,
na luta contra o poder das trevas e assim como outrora
salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus,
assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus
das ciladas dos seus inimigos e de toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com a vossa protecção,
a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio,
possamos virtuosamente viver, piedosamente morrer
e obter no Céu a eterna bem-aventurança.
Assim seja.


Dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero :

Consideremos São José diante de toda a Igreja de Cristo: não é acaso ele o homem eleito e singular, por meio do qual e sob o qual, de modo ordenado e honesto, se realizou a entrada de Cristo no mundo? Se portanto toda a Santa Igreja é devedora à Virgem Mãe, porque por meio d'Ela recebeu Cristo, assim também, logo a seguir a Ela, deve a São José uma singular gratidão e reverência.

Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com as vossas orações junto do vosso Filho; tornai-nos também propícia a Virgem vossa Esposa, que é a Mãe d’Aquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Ámen.

http://saudedalma.blogspot.com.br/   -  enviado pelo amigo Alex Borges

=======================================================

“São José considera como confiada a Ele próprio a multidão dos cristãos que formam a Igreja”.
Trânsito de São José.

Para fazer com que Deus seja mais favorável às nossas orações, e para que – entre tantos intercessores que podem ser invocados – derrame mais pronta e copiosamente auxílio à sua Igreja, cremos muito útil que o povo cristão habitue-se a rogar com devoção e confiança, juntamente com a Virgem Mãe de Deus, também o seu castíssimo esposo São José. E temos bons motivos para crer que isto será particularmente agradável à Virgem Santa.

[...]

Sabemos que a dignidade da Mãe de Deus é altíssima e que não pode haver uma maior. Mas dado que entre a beatíssima Mãe de Deus e São José existe um verdadeiro vínculo matrimonial, é também certo que São José, mais que qualquer outro, se aproximou daquela altíssima dignidade que faz da Mãe de Deus a criatura mais excelsa. De fato, o matrimônio constitui por si mesmo a forma mais nobre de sociedade e de amizade, e traz consigo a comunhão dos bens. Portanto, se Deus deu José como esposo a Maria, deu-o não só como companheiro de sua vida, testemunha de sua virgindade e tutor da sua pureza, mas também como participante – por força do vínculo conjugal – da excelsa dignidade da qual ela foi adornada. Além disso, ele eleva-se entre todos em dignidade também porque, por vontade de Deus, foi guarda e, na opinião de todos, pai do Filho de Deus. Em conseqüência, o Verbo de Deus foi humildemente submisso a José, obedeceu-lhe e prestou-lhe a honra e o respeito que o filho deve ao seu pai.

[...]

Pois bem: a Sagrada Família, que José governou com autoridade de pai, era o berço da Igreja nascente. A Virgem Santíssima, de fato, enquanto Mãe de Jesus, é também mãe de todos os cristãos, por Ela gerados em meio às dores do Redentor no Calvário. E Jesus é, de alguma maneira, como o primogênito dos cristãos, que por adoção e pela redenção lhe são irmãos.

Disto deriva que São José considera como confiada a Ele próprio a multidão dos cristãos que formam a Igreja, ou seja, a inumerável família dispersa pelo mundo, sobre a qual Ele, como esposo de Maria e pai putativo de Jesus, tem uma autoridade semelhante a de um pai. É, portanto, justo e digno de São José, que assim como ele guardou no seu tempo a família de Nazaré, também agora guarde e defenda com seu patrocínio a Igreja de Deus.

[...]

Todos os cristãos, por isso, de quaisquer condições e estado, têm bons motivos para se confiarem e se abandonarem à amorosa proteção de São José.

Nele, os pais de família encontram o mais alto exemplo de paterna vigilância e providência; os cônjuges, o exemplo mais perfeito de amor, concórdia e fidelidade conjugal; os consagrados a Deus, o modelo e protetor da castidade virginal.

Volvendo o olhar à imagem de José, aprendam os nobres a conservar a sua dignidade também na desventura; os ricos descubram quais são os bens que na verdade é necessário buscar e guardar zelosamente. E enfim, os pobres, os operários e todos aqueles que pouco tiveram da sorte, têm um motivo a mais – e todo especial – de recorrer a José e de tomá-lo como exemplo: Ele, embora sendo de descendência régia, desposado com a mais excelsa entre as mulheres, e ter sido considerado como o pai do Filho de Deus, passou todavia sua vida no trabalho, provendo o necessário para si e para os seus, com a fadiga e a habilidade de suas mãos.

Carta Encíclica Quamquam Pluries, do Papa Leão XIII, sobre a necessidade de se recorrer ao Patrocínio de São José,  junto ao da Virgem Mãe de Deus, nas dificuldades dos tempos atuais.

Fonte: http://fratresinunum.com


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne