Procissão mais antiga de SC reúne 40 mil em Florianópolis


25.03.2012 - Cerca de 40 mil fiéis acompanharam a tradicional procissão do Senhor dos Passos, realizada na noite deste sábado, no centro de Florianópolis. O ato religioso é considerado o mais antigo do Estado de Santa Catarina.

A celebração, realizada há 246 anos, é uma das heranças da colonização açoriana na região. A procissão foi legalmente considerada como patrimônio imaterial do estado.

Na noite deste sábado, a imagem do Senhor Jesus dos Passos deixou a capela Menino Deus, localizada em um hospital da cidade e foi seguida por milhares de fiéis pelo centro histórico. Com velas acessas, o público cantou e orou em todo o trajeto, que levou cerca de uma hora para ser percorrido. Milhares de fiéis aguardavam a chegada da imagem na Catedral Metropolitana, que precisou ser isolada para que a procissão chegasse ao seu destino.

Moradora da cidade vizinha de Palhoça, a professora Maria Stella Quinteiro, 64 anos, participou da procissão com a filha e os dois netos. Segundo ela, a gratidão pela saúde dos familiares a faz acompanhar o ato há quase três décadas. "Minha filha enfrentou sérios problemas de saúde quando era adolescente e fiz minha promessa de acompanhar todo o final de semana do Senhor dos Passos enquanto eu for viva", disse. "Faz 26 anos que estou aqui e pretendo vir por mais uns 30. Agora acompanhada de meus netos".

O ato ainda prossegue neste domingo, quando as ruas são pintadas e decoradas para a passagem de uma nova procissão. O encontro das das imagens do Senhor Jesus dos Passos com a de Nossa Senhora das Dores, além do Sermão do Encontro encerram a edição de número 246 do ato religioso.

Fonte: Terra noticias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne