Papa Bento XVI preside missa de Ramos e recebe miniatura do Cristo Redentor


01.04.2012 - O papa Bento XVI presidiu neste domingo a procissão e a missa de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, na presença de milhares de fiéis reunidos para esta celebração com a qual se inicia a Semana Santa. Pelo terceiro ano consecutivo, o pontífice atravessou a multidão a bordo de seu "papamóvel" até o altar instalado junto do obelisco situado no centro da Praça de São Pedro. Próximo ao obelisco, foi instalado um jardim com 13 oliveiras.

 
Papa durante a procissão na Praça de São Pedro

Depois da missa, Bento XVI se encontrou com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Em Roma para acertar os detalhes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para ocorrer na capital fluminense em julho de 2013, Cabral presenteou o papa com uma miniatura do Cristo Redentor e disse que era uma demonstração de que o povo do Rio está ansioso para recebê-lo em 2013. O pontífice confirmou presença no evento.

Bento XVI, que fará 85 anos dia 16 de abril e regressou na quinta-feira de uma viagem de seis dias pelo México e Cuba, abençoou os ramos da multidão, composta em sua maioria por milhares de jovens, já que o domingo de Ramos coincide com a "jornada mundial da juventude", celebrada pelos católicos do mundo inteiro em cada diocese.

O papa subiu as escadarias em frente à basílica de São Pedro, onde celebrou a missa de domingo de Ramos, um dia que descreveu como "o grande pórtico que nos leva à Semana Santa". Em sua homilia, o Papa perguntou:

— Quem é para nós Jesus de Nazaré? Que ideia temos do Messias? Que ideia temos de Deus? Esta é uma questão crucial que não podemos eludir, sobretudo nesta semana em que estamos chamados a seguir nosso Rei, que escolhe como trono a cruz.

— Somos chamados a seguir um messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas sim a felicidade do céu, a eterna bem-aventurança de Deus. Agora, temos de nos perguntar: Quais são nossas verdadeiras expectativas? Quais são os desejos mais profundos que nos trouxe hoje aqui para celebrar o domingo de Ramos e iniciar a Semana Santa? — completou.

A festa de Ramos, com a qual os cristãos começam a Semana Santa, comemora a entrada de Cristo em Jerusalém, recebido por uma multidão que agitava ramos de oliveira, a alguns dias da Páscoa judaica. Esta jornada precede, segundo os evangelhos cristãos, a prisão, crucificação e ressurreição de Jesus.

Fonte: Jornal Zero Hora RS

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne