Terremoto da Indonésia libera energia equivalente a 100 milhões de toneladas de TNT


11.04.2012 - O terremoto de 8,7 graus de magnitude na escala aberta Richter que atingiu nesta quarta-feira a região norte da ilha da Sumatra, na Indonésia, liberou uma energia equivalente a 100 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno), contabilizou o Ilustre Colégio Oficial de Geólogos (ICOG) da Espanha.

Com explica em nota à imprensa o presidente do ICOG, Luis Suárez, o terremoto, que teve epicentro a 495 quilômetros de Banda Aceh, a capital da região indonésia de Aceh é "de grande magnitude".

Suárez explica que por se tratar de um terremoto com origem profunda "os danos em superfície poderiam ser limitados", embora alerta sobre o risco de um possível tsunami atingir toda a costa do oceano Índico e de réplicas de "menor intensidade".

De fato, em apenas poucas horas foram emitidos dois novos alertas de tsunami após o terremoto de 8,7 graus de magnitude e outro de 8,2 graus.

Suárez lembra que a Indonésia fica na região conhecida como o Anel de Fogo, onde confluem a placa Euroasiática e a placa Pacífica, "uma das regiões com maior intensidade sísmica da Terra", que registra em média 7 mil sismos por ano, "embora a maior parte seja de baixa intensidade".

Fonte: Terra noticias

===========================================

Leia também...

Terremoto de 8,6 graus atinge Indonésia e gera alerta de tsunami

Terremoto no Haiti foi 35 vezes mais potente que bomba de Hiroshima

Asteroide DA14 poderá colidir com a Terra em 2013. Explosão seria equivalente a uma Bomba Nuclear

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne