Sinal dos Tempos: Ateus reagem ao preconceito com mobilização na internet


14.05.2012 - Católico, espírita, presbiteriano e ateu. Em quatro décadas, Wagner Kirmse Caldas (foto), 42, manteve apenas uma única característica inalterada: a inquietação. E isso começou cedo, quando perguntou sobre os dinossauros à professora de catequese, passando pelos questionamentos aos livros de Chico Xavier e pelos estudos teológicos – no desejo de virar pastor. Em todos os momentos, ele sempre buscou respostas. Até que aos 33 anos a inquietude era tanta que superou sua fé, e, aos 38, mostrou que ele não acreditava mais em Deus.

"Contei a amigos e à família. Mas foi um choque. Comecei a descobrir que a sociedade é preconceituosa com os ateus. E isso foi uma motivação para criar o blog (Bar do Ateu)", afirma. "Queria mostrar que ateus são cidadãos como qualquer outro. Temos moral e ética e seguimos as regras da sociedade".

Para se defender, eles passaram a fazer barulho. A mobilização coletiva na internet, principalmente em mídias e redes sociais, como blogs e páginas do Facebook, só faz crescer. É uma busca pelo orgulho de ser ateu, mesmo que ainda não se saiba o número exato de quantos existem no Brasil.

A movimentação é uma necessidade, defende o presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), Daniel Sottomaior. "O ateu é a última minoria da sociedade. Já faz parte do saber comum: se a sociedade vai mal, em valores e violência, a solução é apelar para a religião. O preconceito é tanto que, no dicionário, ser ateu é ser ímpio: uma pessoa sem fé, e maldosa", diz ele.

Na página da Atea – a associação foi criada há quatro anos – já são mais de 125 mil seguidores. O grupo tem cerca de 5 mil associados. Para o presidente da entidade, esse é um dos caminhos que fará os ateus assumirem sem medo a sua ideologia.

Apesar da mobilização, a onda de orgulho ateu não levanta bandeiras em busca da conversão. "Os espaços servem mais para tirar dúvidas e mostrar aos ateus, que ainda se sentem isolados, que eles não são os únicos no mundo", defende Wagner Caldas.

 Ser ateu não é uma escolha, é um processo de conclusões pessoais que indicam ser bem provável não existir deuses nem divindades. É um caminho de consciência", diz o blogueiro.

O processo não é simples. O grupo Atea recebe diariamente histórias de pessoas que passaram por situações constrangedoras por serem ateus. "Recentemente denunciamos escolas que obrigam os alunos a rezarem nos intervalos das aulas. Tem, ainda, o caso de uma pessoa que, no primeiro dia de trabalho assumiu ser ateu e, no segundo dia, foi demitida", diz Daniel.

Há até casos de juízes que incluíram na decisão de soltura do preso uma visita obrigatória à igreja, sugerindo horário e local do culto. "Isso é o máximo do absurdo. Não se respeita nem a escolha religiosa de um detento, quanto mais a liberdade de não se ter uma religião", lamenta.

Fonte: Blog Paulo Lopes

------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br  -  por Dilson Kutscher

Eu prefiro que as pessoas assumam definitivamente que não acreditam em DEUS, do que atuarem como "atores" na sociedade, dizendo que acreditam em DEUS, mas seu modo de vida e suas atitudes vão completamente contra os ensinamentos do Evangelho e contra as Leis de DEUS.

Muitos católicos não tem uma identidade própria, dizem que creem nas VERDADES BIBLICAS, são fieis a CRISTO  e a Santa Igreja, mas é da boca para fora, pois seus corações estão envenenados por preceitos e doutrinas humanas.

 Jesus respondeu: Isaías profetizou bem sobre vós, hipócritas, como está escrito: "Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim.
Não adianta prestarem-Me culto, porque ensinam preceitos humanos.
Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens".
(Marcos 7, 6 - 8)

Dizem-se católicos, cristãos, mas frequentam por opção própria seitas, rituais e doutrinas que vão contra os ensinamentos da Igreja e do Santo Evangelho.

Em seus corações mundanos, dividiram DEUS em várias partes, um quebra cabeça espiritual, que tentam desvendar diariamente, queren encontrar uma peça aqui, outra acolá. Como se DEUS fosse um jogo de montar.

Seu deus é uma mistura das "novidades mundanas",  somado a soberba de muitos homens que fizeram seu conceito pessoal de sua própria visão de DEUS.

"Pois vai chegar o tempo em que já não se suportará a doutrina; pelo contrário, desejosos de ouvir novidades, os homens rodear-se-ão de mestres a seu bel-prazer". (II Timóteo 4,3)

Hoje temos:  Católico espírita, católico esoterico, católico umbandista, católico protestante, católico budista e etc...

Temos também e Acredite se Quiser:  Católico Diversidade, tudo junto!!!

Decepção e tristeza por isto? Talvez, mas devemos lembrar o seguinte...

Na Sagrada escritura diz

" Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima" . (Lucas 21, 28)

Sigamos como cristãos e católicos, este sábio conselho da Sagrada Escritura que diz:

"Irmãos, lembro-vos o Evangelho que vos anunciei, que recebestes e no qual permaneceis firmes.
É pelo Evangelho que sereis salvos, contanto que o guardeis do modo como eu vo-lo anunciei; de contrário, tereis acreditado em vão". (I Coríntios, 15, 1 - 2)

Abraço fraterno Dilson Kutscher - www.rainhamaria.com.br
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne