Montes Claros mede o tamanho dos danos causados por tremor de terra


21.05.2012 -  Montes Claros teve uma segunda-feira de tranquilidade após dois dias de tremores mais fracos que se seguiram ao abalo de sábado, que registrou 4.2 pontos na escala Richter, Montes Claros teve um dia de tranquilidade para medir o tamanho dos danos em casas e edifícios da cidade. Segundo o tenente Dilson Veloso, do Corpo de Bombeiros da cidade, o último tremor de terra sentido aconteceu às 4h50 desta segunda-feira.

"Nós registramos aqueles pelos quais muitas pessoas ligam para os bombeiros. Depois do primeiro, mais forte, uma pessoa pode ficar assustada e supor que está havendo outro tremor", disse Veloso. Segundo ele, no domingo não foram notados novos movimentos, porém o Observatório Sismológico da UnB registrou dois abalos de pouca intensidade no dia.

"As pessoas precisam entender que 1 ponto na escala Richter representa um sismo 32 vezes mais fraco ou mais forte. Portanto aquele que ocorreu no sábado foi mais de 32 vezes mais intenso que as chamadas réplicas que houve no domingo", explica o professor George França, do Observatório. Ele conta também que essas chamadas réplicas, tremores de menor intensidade que se seguem a um maior, são normais.

O Corpo de Bombeiros de Montes Claros recebeu, apenas no sábado, dia mais crítico, 395 chamadas. 60 edifícios foram vistoriados. Desses, 6 casas foram interditadas totalmente por apresentarem problemas estruturais e risco de desabamento, e 2 forma interditadas parcialmente. Ao todo, 18 pessoas foram desalojadas e 10 estão desabrigadas.

Fonte: Terra noticias

====================================

Leia também...

Imagem mostra correria em shopping durante tremor em Montes Claros MG

Brasil: Tremores que ocorreram em fevereiro de 2012, mas quase não noticiados

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne