Teologia da Libertação: o congresso no Sul do Brasil que preocupa o Vaticano


02.10.2012 -  Será de 7 a 11 de outubro, com o pretexto de recordar o Concílio Vaticano II. Embora, na realidade, será uma oportunidade para afinar a agenda do “progressismo católico”.

Por Andrés Beltramo Álvarez | Tradução: Fratres in Unum.com

O teólogo Leonardo Boff.

O teólogo Leonardo Boff.

A Teologia da Libertação de corte marxista não está morta na América Latina. Embora suas teses e slogans tenham evoluído, escondem os mesmos objetivos de sempre: demolir o “pensamento único romano” e propor “outra igreja possível”. Seus expoentes mais polêmicos se reunirão de 7 a 11 de outubro no Brasil com o pretexto de recordar o Concílio Vaticano II. Embora, na realidade, será uma oportunidade para afinar a agenda do “progressismo católico”.

Acendeu-se o sinal de alerta na Santa Sé, e não é para menos. O Congresso Continental de Teologia, que será acolhido pelo Instituto Humanitas Unisinos, da Companhia de Jesus, na cidade brasileira de São Leopoldo, pretende também celebrar os 40 anos do livro de Gustavo Gutiérrez “Teologia da Libertação. Perspectivas”. Um texto que foi corrigido em muitas passagens a pedido da Congregação para a Doutrina da Fé.

Entre os oradores se destacam Jon Sobrino e Leonardo Boff, sobre os quais se mantêm vigentes as sanções eclesiásticas por difundir doutrinas contrárias ao magistério da Igreja. Mas também outros teólogos de duvidosa ortodoxia como Andrés Torres Queiruga, quem — no último mês de março — foi convidado pelos bispos espanhóis a esclarecer o seu pensamento que, em vários aspectos, não pode ser considerado católico.

Embora os organizadores tenham se empenhado em afirmar que o congresso não busca provocar um “duelo teológico” com o Vaticano, na prática será assim. Porque ele terá início no mesmo dia da abertura do Sínodo dos Bispos, em Roma, sobre a Nova Evangelização, durante o qual Bento XVI abrirá o Ano da Fé, em uma cerimônia pelos 50 anos do Concílio.

Neste contexto, o encontro da Unisinos reforçará ainda mais o seu caráter dissidente. Não só por uma questão de datas coincidentes, mas, especialmente, pelos assuntos sobre os quais girarão as discussões desses dias.

A Fundação Amerindia, entidade organizadora, incluiu na programação os temas mais defendidos pelos movimentos radicais da esquerda: desde a ideologia de gênero até os direitos humanos, da justiça à migração, da miscigenação até a “releitura libertadora da história latino-americana”, da economia e ecologia até os sistemas políticos emergentes.

Em que pese o discreto número de sacerdotes que assistirão aos trabalhos, não está programada nenhuma celebração religiosa. Não há previsão de missa, nem sequer ao domingo. Tampouco foi considerada uma cerimônia ecumênica. Apenas se reservou meia hora a um “momento de espiritualidade” dedicado, a cada dia, a uma situação distinta: a “entronização da Bíblia”, “o ecumenismo”, o “testemunho dos mártires”, e a “questão indígena”.

O movimento teológico que dará vida ao congresso continental é discreto em seus números e aguerrido em seus postulados. Nenhuma das quatro reuniões preparatórias ao congresso, realizadas em 2011 na Guatemala, México, Chile e Colombia superou a cifra de 300 assistentes. O resultado das mesmas é uma prova das idéias que irão se impor em São Leopoldo.

Por exemplo, na Guatemala, o sacerdote brasileiro Ermanno Alegri, coordenador da agência Adital, defendeu “a necessidade de elaborar uma agenda teológica para o futuro que leve a nos abrirmos a um Deus vivo e livre, contrário à visão de um Deus preso a dogmas, ritos, normas morais e patriarcalismos”. O jesuíta Sobrino esclareceu: “fora dos pobres não há salvação” e “a Igreja traiu Jesus Cristo”.

Em suma: o encontro do Brasil será uma mescla entre algumas idéias teológicas, pensamentos ecléticos diversos e propostas culturais heterogêneas com uma forte matriz política. Tudo acolhido por uma instituição católica, administrada por uma congregação religiosa cujo quarto voto é o de fidelidade ao Papa (os jesuítas).

Uma situação que preocupa a Cúria Romana. Como confirmou Boff através de sua conta no Twitter, em 14 de setembro: “Vejam a vontade persecutória do Vaticano: pressionam para queo Congresso sobre a Teol.da Lib.a se realizar em outubro no Sul não se realize. O Vaticano pensa que com os dois documentos(ruins)que escreveram sobre aTeol da Libertação a mataram e enterraram.Mas os oprimidos continuam. Enquanto houver um oprimido gritando vale se engajar por sua libertação,inspirados pelo Cristo Libertador.Só uma Igreja cínica se faz surda” [sic].

 

Lembrando...

Mas o que Dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo, está esperando para agir da mesma forma?

Dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo.

Dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo.

O que espera Dom Zeno Hastenteufel, bispo diocesano de Novo Hamburgo, para tomar as devidas providências quanto ao Congresso herético-libertário latino-americano, com muito dinheiro no banco e vindo do interior do RS — São Leopoldo?  O arcebispo de Rosário, Argentina, mostrou como se faz: há menos de uma semana, baniu de sua diocese Andrés Torres Queiruga — teólogo espanhol idolatrado por mentes brilhantes como Padre Fábio de Melo e Dom Redovino Rizzardo — que participará, com outras estrelas dos infernos, do congresso que preocupa o Vaticano.

Tome alguma medida, Excelência, e honre o seu episcopado: “É lamentável que enquanto nos aproximamos do ano da Fé, se promovam esses atos, que distorcem a verdadeira fé da Igreja”. Recomendamos a nossos leitores que encaminhem suas mensagens ao bispo de Novo Hamburgo e ao senhor Núncio Apostólico.

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Arcebispo de Rosário proíbe as conferências de Torres Queiruga em um colégio dos maristas.

Dom José Luis Mollaghan, Arcebispo de Rosário (Argentina) comunicou ao Superior dos Irmãos Maristas em sua arquidiocese que não autoriza nem aprova as conferências que Andrés Torres Queiruga tinha pensado em proferir no colégio dos religiosos. O comunicado recorda que os ensinamentos do teólogo nem sempre são compatíveis com a fé católica e lamenta que «enquanto nos aproximamos do ano da Fé, se promovam esses atos que distorcem a verdadeira fé da Igreja.»

Luis F. Pérez – InfoCatólica | Tradução: Fratres in Unum.com -  Para seu interesse reproduzimos o comunicado da Arquidiocese de Rosário sobre uma Conferência do Senhor Professor Andrés Torres Queiruga promovida pela Fundação Civil Diálogo no Colégio Marista de Rosário:

Rosário, 28 de setembro de 2012.

Dom José Luis Mollaghan, arcebispo de Rosário, Argentina.

Dom José Luis Mollaghan, arcebispo de Rosário Argentina.

1º. Em razão de um convite da Fundação Diálogo, presidida pelo Dr. Ariel Álvarez Valdes, sem autorização para ensinar matérias religiosas em sua própria diocese, a uma conferência do Professor espanhol Andrés Torres Queiruga, a realizar-se no colégio Marista desta Cidade, o Arcebispo de Rosário, Dom José Luis Mollaghan, comunica que a referida entidade civil não tem nenhuma autorização para organizar cursos ou promover conferências sobre a Doutrina católica em um Colégio ou em uma instituição católica da Arquidiocese.

Por este motivo, a Arquidiocese de Rosário se dirigiu oportunamente ao Superior dos Irmãos Maristas a cargo da Comunidade religiosa em Rosário e, por seu intermédio, ao Diretor Geral do Colégio Marista, dando a conhecer as disposições desta Arquidiocese e a atitude que causa confusão entre os fiéis de permitir estas atividades no âmbito do Colégio religioso.

2º Tendo em conta a Notificação da Conferência Episcopal Espanhola (30.III.2012) e, em particular, da Comissão episcopal para a Doutrina da Fé, sobre os escritos e tese do Professor Andrés Torres Queiruga, a Arquidiocese de Rosário não aprova nem autoriza que o referido Professor profira conferências sobre a doutrina católica na sede de um colégio ou instituição católica; “dado que seus ensinamentos nem sempre são compatíveis com a interpretação autêntica dada pela Igreja à Palavra de Deus escrita e transmitida“.

Isso também se aplica particularmente, entre outras posições suas, ao tema de sua exposição sobre a criação, já que sempre se deve levar em conta a clara distinção entre o mundo e o criador, e a possibilidade de que Deus intervenha na história e no mundo mais além das leis que Ele mesmo estabeleceu (CEE, Not. Nº27).

É lamentável que enquanto nos aproximamos do ano da Fé, se promovam esses atos, que distorcem a verdadeira fé da Igreja; a mesma Fé “que atua pelo amor e se converte em um novo critério de pensamento e de ação que modifica toda a vida do homem (cf. Rm 12, 2; Col 3, 9-10; Ef 4, 20-29; 2 Co 5, 17)” (Porta Fidei, nº 6).

Pbro. Juan Pablo Masramón

Secretário

Arquidiocese de Rosário

Fonte: http://fratresinunum.com/


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