Rússia comemora Natal católico


23.12.2012 - Na noite de 24 para 25 de dezembro, os fiéis católicos comemoram a sua principal festa religiosa - o Natal. Na Rússia, país de tradicional cristianismo ortodoxo, o dia 25 é festejado por cerca de um milhão de católicos. Entre eles estão não só fiéis católicos russos mas também estrangeiros que vivem na Rússia e representantes de algumas outras igrejas ortodoxas que seguem o calendário gregoriano.

Postar em blog Festa, Natal, Rússia, Igreja Catôlica, Igreja Ortodoxa Russa, Religião

Nas igrejas católicas da capital russa já está tudo preparado. Os templos estão decorados com presépios e pinheiros de Natal. Nos presépios falta apenas uma figura - o Menino Jesus - que aparecerá só na noite de Natal quando, sob as abóbadas das igrejas se ouvir o tão esperado "Jesus nasceu!". Ao contrário dos países europeus e dos EUA, onde o Natal há muito que deixou de ser apenas uma festa religiosa e se tornou um motivo de consumismo, na Rússia ela ainda continua sendo uma sossegada festa de família.

O belga Jean-François Tiri vive em Moscou há cerca de 19 anos e passa sempre o Natal na capital russa. "Só sinto falta da atmosfera festiva na cidade e tenho pena de o dia 25 ser dia de trabalho em Moscou".

"O Natal se sente no interior de nós e não no exterior, como no Ocidente. Eu tento sempre criar uma atmosfera festiva em casa e no trabalho. Colocamos pinheiros de Natal, fazemos presépios. O presépio para nós é muito importante, ele faz-nos lembrar a aproximação do Natal. O Natal, quer seja na Rússia, quer na Bélgica, é uma festa de família, eu costumo passá-lo com os familiares e amigos".

Considera-se que o Natal clássico como nós o conhecemos hoje, com pinheiros de Natal decorados e Papai Noel, tem muito a ver com as igrejas protestantes. Foram elas que começaram a praticar estas tradições na Alemanha. Para os protestantes da Rússia, este é um dos dias mais alegres do ano. Eles o festejam duas vezes, como diz o bispo Serguei Riakhovski, líder da Igreja de Pentecostes, presidente da União Russa dos Cristãos Evangélicos, em entrevista à Voz da Rússia:

"Uma vez que vivemos no território canónico da Igreja Ortodoxa Russa, isso dá-nos uma possibilidade adicional de festejar o Natal de forma um pouco diferente da dos nossos irmãos na fé em outros países. Nós comemoramos o Natal duas vezes. A primeira vez, assinalamos a festa familiar com todo o mundo protestante e católico na noite de 25 de dezembro. Vamos não só à missa mas organizamos refeições de Natal nas famílias. Os nossos paroquianos reúnem-se em casa, com todas as tradições natalícias. A missa de Natal é na noite do dia 6 para 7 de janeiro, altura em que o nascimento de Jesus é comemorado pelos ortodoxos. Nós somos russos e, para nós, as duas tradições são importantes: a tradição gregoriana ocidental e a tradição juliana oriental".

Na realidade, o dia de Natal protestante, católico ou ortodoxo é o mesmo, apenas "mudou de data" para os católicos devido às alterações do calendário introduzidas pelo Papa Gregório XIII, no século XVI. Antes desta alteração, todas as igrejas comemoravam o Natal no mesmo dia.

Nos últimos anos, na Rússia, têm sido organizadas cada vez mais iniciativas festivas ligadas não só ao Ano Novo e Natal ortodoxo mas também ao Natal católico, que antes não eram frequentes. Uma delas é o festival Luz do Natal. Neste projeto internacional pouco habitual, que começou a 20 de dezembro, participam os mais conhecidos designers nacionais e estrangeiros, criadores de instalações luminosas de rua. Um dos participantes deste original Festival das Luzes é Richard Holdman, autor de um fantástico show luminoso, intitulado Picasso Luminoso. O meste em espetáculos de luzes quer dar a conhecer a sua visão do Natal aos russos.

"No Natal tinha sempre iluminações coloridas na fachada da minha casa e, em 2006, eu decidi acrescentar música ao jogo de luzes. Vinham pessoas de várias cidades para ver a minha casa em Utah. Os vizinhos gostaram imenso da decoração mas vinha tanta gente que dava origem a filas de trânsito e os vizinhos não conseguiam vir para casa depois do trabalho. Até a Polícia teve que ser chamada".

Como já é tradição, os hierarcas da Igreja Ortodoxa Russa enviam as suas felicitações de Natal aos cristãos católicos e protestantes.

O Patriarcado de Moscou sublinha que os cristãos possuem uma fé e valores comuns e, por isso, o Natal é um dia muito importante para todos os que acreditam em Deus.

Fonte: Voz da Rússia


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne