EUA: Bancos de igreja viram camas para moradores de rua


02.02.2013 - Para os sem teto da cidade de São Francisco, Califórnia, a Igreja de São Bonifácio é vista como um porto seguro. O prédio da Igreja Católica Romana mantém o projeto Gubbio, que oferece os bancos do templo como cama para os moradores de rua.

“Parte da loucura você vê nas ruas entre as pessoas sem teto é por causa de drogas e álcool, mas alguns sofrem muito pela falta de sono, algo que pode causar psicoses”, explica Tommy King, padre responsável pela São Bonifácio. “Isso os ajuda a cuidar de sua saúde mental.”

Todos os dias da semana o programa utiliza os 76 bancos no fundo do santuário entre as 6 da manhã e uma da tarde. Além disso, proporciona acesso aos banheiros da igreja, oferece cobertores, roupas e cortes de cabelo aos interessados.

As pessoas ficam ali, às vezes, mesmo durante a missa e tem se consolidado como uma opção quando abrigos próximos fecham pela manhã.

“Isso envia uma mensagem poderosa para os nossos irmãos sem casa, eles são, em parte, a essência da comunidade, por isso não são expulsos por aqueles que têm suas casas vêm aqui [na igreja] para adorar a Deus”, escreve a organização em seu site

O projeto Gubbio foi fundado em 2004, e recebe uma média de 90 pessoas por dia. Não se tem notícia de outra igreja no país que ofereça serviço semelhante.

A cidade de São Francisco tem uma população de moradores de rua estimada em 6.455 pessoas. De acordo com Ken Dotson, membro da Coalizão dos Sem Teto de São Francisco, a cidade oferece 1.139 leitos para adultos solteiros e menos de 100 para as famílias nos abrigos públicos.

Em entrevista à Rádio Católica, o responsável pelo projeto explica que além dos sem teto, existem outras pessoas que procuram os bancos da igreja para descansar por algumas horas:  veteranos de guerra, membros da comunidade LGBT e pessoas que lutam com o vício de drogas e álcool. Eles vêm à igreja para dormir, mas por vezes pedem algum tipo de ajuda.

Entre as muitas histórias tristes, de vez em quando alguém vem compartilhar uma história de sucesso. Por exemplo, recentemente um jovem veio agradecer ao fundador do programa por ele ter salvado a sua vida há sete anos, quando estava pensando em se matar e acabou entrando na igreja e mudou de ideia.

Com informações Huffington Post.  e  Gospel Prime

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne