Milhares lembram chegada de Cristo a Jerusalém, onde as pedras falam


24.03.2013 -

n/d

 Uma multidão cristã com palmas e ramos de oliveira rememorou neste domingo entre cânticos e orações festivas a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, em cerimônia que marca o início da Páscoa na Terra Santa.

Abençoada com um sol generoso e um céu claro, a procissão multicolorida partiu no início da tarde da igreja franciscana de Betfagé, no Monte das Oliveiras, que desceu lentamente até a Igreja de Santa Ana, na Via Dolorosa da antiga cidadela murada.

Os fiéis, uma mistura de palestinos locais e peregrinos vindos de países tão diferentes como a Venezuela, a Coreia do Sul e os Estados Unidos, fizeram o percurso entre cânticos, passando pelos cenários da Paixão.

Na procissão, dirigida pelos monges franciscanos da Custódia da Terra Santa, podiam se ver palestinos com cruzes no pescoço, religiosos com seus hábitos, muitos peregrinos e alguns curiosos fotografando o acontecimento.

Uma bandeira palestina abria o caminho para um grupo de cristãos locais que davam aleluias em coro, que era seguido pelo grupo de católicos de língua hebraica, que animava a procissão com músicas.

Apesar da diversidade de línguas e tradições, um sentimento parecia unir todos os presentes: a alegria e a singularidade de viver a jornada mais festiva da Páscoa precisamente no lugar onde há dois milênios houve o acontecimento lembrado.

"Essas pedras falam. Testemunharam a vida terrena de Jesus. Agora fazemos isso com a fé no mundo todo, e também é importante, mas neste lugar as pedras falam da história de Jesus", diz, diante da igreja de Betfagé o padre português Johnny Freire.

Para Freire, que trabalha com pessoas incapacitadas há quatro anos em uma congregação religiosa da cidade, a mensagem espiritual destes dias é que "Jesus se ofereceu pelos homens para mostrar até onde pode chegar o amor de Deus".

Cinco dias antes de sua condenação à morte, Jesus entrou na cidade em meio a elogios sobre o lombo de um humilde burro nunca teria sido montado antes, segundo o Novo Testamento.

As celebrações da Páscoa que começam hoje alcançarão seu apogeu com a Via-Sacra da Sexta-Feira Santa, procissão que reproduz a itinerário que Jesus Cristo percorreu pela Via Dolorosa até o local de sua crucificação, e o Sábado de Aleluia.

Fonte: Terra noticias

=================================

Leia também...

Homilia do Papa na Missa deste Domingo de Ramos, início da Semana Santa

Bento XVI na homilia da Missa de Ramos: É Deus, em Jesus, na Cruz, que nos eleva

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne