Papa Francisco descongela beatificação de salvadorenho Oscar Romero


22.04.2013 -

n/d

Arcebispo Oscar Romero

O papa Francisco desbloqueou o processo de beatificação do arcebispo assassinado de São Salvador Oscar Arnulfo Romero, conhecido como Monsenhor Romero, que estava estancado há anos, informaram nesta segunda-feira várias fontes no Vaticano.

Monsenhor Romero, muito popular na América Latina e chamado de "a voz dos sem voz" por sua consagração aos mais desfavorecidos, foi assassinado no dia 24 de março de 1980 por um comando de ultradireita, no início da guerra civil em El Salvador.

O arcebispo italiano Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício da Família, anunciou no domingo a notícia em Molfetta, na região de Apulia (sul):

– A causa da beatificação do monsenhor Romero foi desbloqueada.

Desde 1996, a causa para canonizar Romero encontra-se em Roma, e em 2006 a Congregação para a Doutrina da Fé concordou em iniciar o processo de beatificação. O processo encontra-se atualmente nas mãos da Congregação para a causa dos Santos.

Por denunciar a injustiça social e a repressão militar, Romero foi assassinado por um francoatirador contratado pela ultradireita na noite de 24 de março de 1980 quando celebrava uma missa em um hospital de doentes de câncer de São Salvador.

Com o crime e o fechamento dos espaços de participação política, explodiu a guerra civil que terminou em 1992 com a assinatura de acordos de paz entre o governo e a guerrilha.

Fonte: Jornal Zero Hora RS


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne