Porto Alegre: Casos de dengue crescem quase 800% em relação a mesmo período do ano passado


06.06.2013 -

n/d

Nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou levantamento que aponta o crescimento da infestação do mosquito transmissor da dengue em Porto Alegre. O aumento na infestação de mosquitos repercute também no amplo crescimento do número de casos de dengue registrados na cidade neste ano.

Na comparação dos dados de 2012 com 2013, o número de casos em Porto Alegre nos cinco primeiros meses do ano sofreu um incremento de 796%. Enquanto foram registrados 23 casos neste período no ano passado, neste já foram confirmados 206, sendo 145 autóctones.

A comparação impressiona ainda mais se realizada com dados do Estado inteiro. Enquanto em todo o ano de 2012 foram confirmados 122 casos, até o mês de maio á secretaria já tinha registrado 386 ocorrências.

Na Capital

Segundo o Levantamento de índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), a partir de amostras coletadas na primeira quinzena de abril em 82 bairros da Capital, foi constatado que o Índice de Infestação Predial médio subiu de 4,6% para 5,8%, o maior registrado desde o início da medição, em 2003.

O índice, que acima de 3,9% é considerado de Alto Risco, chegou a apresentar 14,2% em bairros da zona sul da Capital. Somente em cinco, de 82 bairros, não foram encontradas larvas do mosquito. Em nove bairros os índices de infestação calculados eram superiores a 10%, indicando condição de risco elevado para a transmissão do vírus da dengue. Verifica-se uma ampliação da distribuição geográfica do mosquito, com grandes densidades para as áreas Centro Sul e Norte. Apenas o extremo sul do município ainda apresentou índices baixos de infestação.
Crescimento

No último levantamento realizado, em meados de janeiro, foi registrado um índice de infestação de 4,6%. Para o levantamento, divulgado na quinta-feira, a Vigilância em Saúde da Capital visitou 12.640 imóveis. Foi identificada a presença das larvas em 1.112 recipientes encontrados em 727 imóveis.

Em 2013, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram notificados 2.014 casos supeitos de dengue e confirmados 382 casos, dos quais 206 somente na Capital. Ao longo de 2012, foram notificados 587 suspeitas, das quais 122 foram confirmadas, sendo 25 em Porto Alegre.

Fonte: Jornal Zero Hora RS

=========================================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)

 

Leia também...

Mosquito da dengue geneticamente modificado é espalhado secretamente na América Central

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne