Fortíssimo Terremoto no Chile teve pelo menos 20 réplicas superiores a 5.0 graus


02.04.2014 -

n/d

População em pânico nas ruas do Chile.

Santiago do Chile - Ao menos 20 réplicas foram registradas após o terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter que atingiu na noite desta terça-feira o norte do Chile e que até agora deixa um saldo de cinco mortos, vários feridos e danos em alguns imóveis e barcos pesqueiros, informaram as autoridades.

Segundo a página do Centro Nacional Sismológico da Universidade do Chile, a maioria das réplicas teve magnitudes superiores a cinco o que mantém em alerta os habitantes das cidades de Iquique, Antofagasta, Arica, Calama e muitas outras.

A maioria das pessoas se encontram em lugares afastados do mar depois que o Departamento Nacional de Emergências (Onemi, sigla em espanhol) decretou alerta de tsunami.

Em Iquique, a 1.857 quilômetros ao norte de Santiago, as ruas do centro estão cheias de cacos de vidro devido ao rompimento de muitas vidraças e janelas.

As emissoras de TV do país também reportaram a destruição de algumas casas de adobe e a interdição de algumas vias devido às rachaduras e aos deslizamentos de terra.

Um desses deslizamentos soterrou um automóvel, mas seus ocupantes conseguiram se salvar a tempo, segundo relatos da pessoa que os resgatou.

Em uma das enseadas de Iquique, pelo menos 140 embarcações pequenas foram destruídas pelas ondas, que chegaram a atingir um dos terminais de ônibus.

Muitas pessoas informaram através das redes sociais que várias crianças se perderam de suas famílias durante o processo de evacuação.

As fotos de várias delas foram divulgadas na rede para que sejam localizados e levados até as delegacias ou entregues aos membros do Exército que já patrulham as ruas de Iquique.

O sismólogo e acadêmico da Universidade do Chile, Mario Pardo, afirmou que o terremoto de magnitude 8,2 ocorrido na região norte do país "poderia ser" o fenômeno telúrico que os especialistas esperavam para esse local.

"É um dos cenários possíveis, mas ainda não se pode dizer nada com certeza", disse Pardo em declarações para a rádio "Bío-Bío".

Por outro lado, o geógrafo Marcelo Lagos disse que "este não é o evento (sísmico) que esperamos".

"É preciso estar alerta", declarou Lagos em entrevista para a "Televisión Nacional".

Os sismólogos classificaram grande parte do norte do Chile como uma "zona quente" para um grande terremoto, já que desde 1878 não se registra um tremor de grande magnitude nessa área.

Os especialistas trabalham com um intervalo de entre 70 e 100 anos para que um tremor de grandes proporções volte a atingir a mesma área, o que, nesse caso, também afetaria o sul do Peru.

Fonte: UOL noticias

==============================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

 

Leia também...

Reportagem: Tremores de terra assustam moradores de Montes Claros MG

EUA: Novo Terremoto atinge a Califórnia, com mais de 100 réplicas registradas

O Atlântico treme: Terremoto 5.8 graus registrado próximo da costa brasileira

EUA: Supervulcão Yellowstone registra o maior terremoto em 34 anos

EUA: Terremoto em Los Angeles assusta apresentadores de telejornal

Tremor de 3,2 graus assusta moradores na Grande Belo Horizonte MG

Especialistas alertam que terremoto com tsunami poderá matar milhares em Portugal

Site Apolo11: Erupção do vulcão Cumbre Vieja pode causar um tsunami no Brasil

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne