Sinal dos Tempos: Quantidade de peixes mortos em rio assusta pescadores do Amapá


02.08.2014 - Pescadores dizem estarem assustados com a quantidade de peixes encontrados mortos às margens do rio Araguari, em uma região próxima a barragem da usina hidrelétrica em construção no município de Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá.

O Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap) informou que a empresa responsável pelo projeto foi notificada na sexta-feira (1º) e que um laudo técnico vai apontar as causas do problema. A obra possui Licença de Operação (LO) desde o dia 17 de julho e tem previsão de entrar em funcionamento em janeiro de 2015.

n/d

O pescador Cesário Gomes, desconfia que produtos químicos tenham sido jogados pela hidrelétrica no leito do rio. "Um funcionário me falou que foi feita uma limpeza [dentro da hidrelétrica] com sabão em pó, solução de bateria e outros produtos", ressaltou Gomes, acrescentando que, segundo a comunidade, as espécies acari, filhote e tucunaré são as mais atingidas.

n/d

O gerente do empreendimento, Anselmo Oliveira, afirma que não houve nenhum tipo de lavagem utilizando produtos químicos e ressalta: "Estamos apurando o que houve. Já coletamos amostras da água e dos peixes mortos, pois é uma grande preocupação nossa".

Técnicos da Polícia Técnico-científica do Amapá (Politec) realizaram perícia na área onde ficam as comportas e turbinas da usina. O órgão emitirá um laudo que será confrontado com o relatório a ser expedido pela empresa em 30 dias, conforme explicou o diretor técnico do Imap, Jesse Janes.

"Se o problema for causado por contaminação da água a comunidade também pode ser afetada. Mas existe a possibilidade de ter sido consequência de uma ação mecânica, quando uma massa de água é despejada em um canal fazendo com que um deslocamento do líquido empurre os animais para paredes e pedras, causando a mortalidade", comentou.

Os laudos da Politec e Imap serão concluídos no prazo de 15 a 20 dias e podem acarretar em multas para a empresa, acrescentou o diretor técnico. "Se for comprovada que as mortes são oriundas de ação da empresa ela deverá ser autuada por dano ambiental. Importante ressaltar que a mortalidade foi em um canal, em uma área específica", frisou.

A Colônia de Pescadores de Ferreira Gomes formou um comissão para pedir a apuração do caso ao Ministério Publico (MP) do Amapá. Segundo a delegacia de Polícia Civil da cidade, um inquérito foi aberto para investigar as mortes.

Fonte: G1

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: Fontes de Água da Terra Envenenadas

Morte de sardinhas em massa na costa oeste dos EUA deixa cientistas perplexos

Fato que se repete: Peixes morrendo aos milhares no Rio Itapecerica MG

Milhares de peixes são encontrados mortos às margens do Rio Piracicaba

Sinal dos Tempos: Terra pode estar no meio de onda de extinção, alertam cientistas

A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne