Nunca se viu o Rio Sâo Francisco tão seco e os peixes desapareceram, diz pescador


27.08.2014 -

n/d

Bancos de areia estão cada vez maiores. A época é de estiagem, mas nunca se viu o Velho Chico tão seco. No município de São Francisco, norte do estado de Minas Gerais, o pescador trocou a rede por uma pá e a canoa, que antes ficava cheia de peixes, agora está repleta de areia.

Com o volume de água em um nível crítico, os turistas sumiram; comerciantes, agricultores e pescadores já não sabem mais o que fazer pra garantir o sustento das famílias.

O impacto da estiagem na vida dos pescadores do Rio São Francisco é gritante. O pescador Romeu Pereira dos Santos, de Januária, reclama da falta de peixes. “O rio já teve muito peixe, né? Agora onde é que esse peixe tá localizado, ninguém sabe”, diz.

n/d

Pescadores dizem que ficou perigoso navegar na região. Um dos símbolos do rio, o vapor Benjamim Guimarães, não deixa o porto desde o fim de julho. Os passeios estão cancelados por questão de segurança. “Estava correndo risco, para segurança do passageiro e do navio, Não tem mais para onde recorrer. Agora é só Deus”, diz o comandante Manoel da Cunha.

Quem vive da pesca e da agricultura na região banhada pelo Rio São Francisco acompanha com tristeza e inquietação as mudanças na paisagem.

n/d

Por causa da longa estiagem o rio está secando diante dos olhos dos moradores. E cada dia sem chuva coloca em risco o sustento de muitas famílias.

Nesta semana, o MGTV 2ª edição exibe uma série especial de reportagens, que mostra a situação do rio. Os repórteres Ricardo Soares, Alípio Martins e Sérgio Leite percorreram vários trechos do Velho Chico no estado, para mostrar como a seca impactou o rio e quem vive perto dele.

n/d

O espelho d´água diminui a cada dia e bancos de areia estão formando praias por todo canto. A vazão do “Velho Chico” também é bastante influenciada pela situação dos afluentes. A estiagem prolongada no vale do São Francisco já fez muito rio parar de correr. Um deles fica em Jaíba e é um retrato do que ocorre na região. No leito do rio, só se vê areia seca há vários meses.

Fonte: G1 e Globo Rural

VEJA A REPORTAGEM DA MGTV:  CLIQUE AQUI E ASSISTA

 

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Oséias 4, 1-3)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Seca histórica: Maiores represas do Cantareira viram córrego

Pior seca transforma os grandes rios paulistas em caminhos de pedra e areia

Sinal dos Tempos: Cidade paulista de Itu começa comprar água para aliviar racionamento

Fiéis fazem procissão para ter de volta água na torneira em Itu SP

Seca sem fim: Desesperados, moradores de Itu usam água de córrego para se abastecer

Governador de SP conta com São Pedro para salvar abastecimento de água

Crise da água: Torneiras em São Paulo já começam a jorrar água suja

Sistema Alto Tietê pode secar: Em 2015 de onde vamos tirar a água? Perguntam

Seca histórica: Racionamento de água é insuficiente para recuperar níveis de reservatórios

A água do rio Paraíba do Sul também está acabando, situação é pior que no Cantareira

Seca encalha hidrovia, quebra safras e provoca desemprego no interior de SP

Crise da água: Vazão menor em usina de SP vai esvaziar reservatório de 3 hidrelétricas

Sistema Cantareira registrou pela 1ª vez na história 15 meses de perda de água

MPF recomenda que governo de SP implemente racionamento de água imediato

Nível do Cantareira cai para 15,9% e cidades no interior de SP furam poços para evitar falta de água

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne