Além da seca, focos de incêndios aumentam em todas as Regiões de Sâo Paulo


08.09.2014 - 

n/d

O período prolongado de estiagem, que vem deixando muitos moradores do estado de São Paulo sem água nas torneiras, também preocupa especialistas do meio ambiente pelo alto número de queimadas na região de Ribeirão Preto (SP). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de agosto a 2 de setembro foram 373 focos de incêndio em 47 cidades do Nordeste do Estado.

Esse número representa um aumento de oito vezes - ou 710% - em relação ao mesmo período de 2013, quando foram detectados 46 focos em 19 cidades da região. “Nessa taxa, estamos falando apenas dos grandes incêndios que são detectados pelos satélites", afirma Alberto Setzer, pesquisador responsável pelo monitoramento de queimadas no Inpe.

Já nos primeiros dois dias de setembro, três incêndios de grandes proporções atingiram, em menos de 24 horas, áreas de Jardinópolis, Orlândia e Ribeirão Preto. Neste último, o fogo consumiu cerca de 55 hectares da Mata de Santa Tereza, com remanescentes da Mata Atlântica.

Segundo Setzer, “o fato de o clima estar mais seco este ano e da estiagem estar muito mais pronunciada favorece esse aumento. (...) Um clima mais seco como esse é mais fácil para as pessoas usarem o fogo e para o fogo se propagar de maneira mais rápida”. Setzer ainda lembra o “período anormal” que aconteceu entre janeiro e fevereiro desse ano, quando o tempo também esteve bastante seco. “Inclusive, pelas estatísticas, é a pior [seca] em muitas décadas”, garante.

Contudo, ele faz questão de ressaltar que nenhum incêndio acontece de forma espontânea, ou seja, sempre é ocasionada por intervenção humana. “É muito importante deixar isso bem claro. Não existe essa coisa de combustão espontânea, de o fogo começar sozinho. Isso é falso, não existe. Sempre tem alguém por trás dessas queimadas. Ou de propósito ou por descuido”, explica.

n/d

Na região, as cidades “campeãs” de queimadas em 2014 foram Ituverava (29), Jardinópolis (27), Guaíra (27), Miguelópolis (23) e Barretos (22). Todas elas aparecem na lista dos 10 municípios com maior número de incêndios. No ano passado, Sertãozinho havia tido o número mais alto de focos, aparecendo na 20ª posição do Estado, com apenas seis focos.

Bombeiros
As corporações de Bombeiros também sentiram o aumento no volume de trabalho. Desde dia 1º de junho, na região de Ribeirão Preto, foram atendidas 1.695 ocorrências de incêndio em vegetação, o que corresponde à área de 4.105,52 campos de futebol.

No estado, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo atendeu a 14.675 incêndios, que queimaram o equivalente a mais de 24.220,31 campos de futebol.

Fogo em todas regiões

Entre as cidades de São Paulo com maior número de incêndios, três são próximas de Ribeirão Preto. “Para São Paulo, se você fizer um balanço desde o começo do ano, os cinco municípios com maior número de ocorrências foram Araraquara, Campinas, Morro Agudo, Ituverava e Guaíra, respectivamente”, relata Setzer.

n/d

Ainda de acordo com o monitoramento realizado pelo Inpe, apenas entre 1º e 2 de setembro, 86 novos focos de incêndio apareceram pelo estado. Desde janeiro, já foram 2.864. “Considerando os dados até 31 de agosto, no Brasil todo, desde janeiro desse ano, o aumento foi de 82% em relação ao ano passado. Se você se restringir a São Paulo, esse aumento foi de 146%”, revela.

Fonte: G1

============================

ota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Brasil em chamas: Calor e falta de chuva fazem casos de queimadas dobrarem

Brasil Secando: Seca já faz 1 em cada 5 cidades do país decretar emergência ou calamidade

Sinal dos Tempos: Desesperados pela seca histórica, criam campanha Setembro Chove

Seca histórica: Maiores represas do Cantareira viram córrego

Pior seca transforma os grandes rios paulistas em caminhos de pedra e areia

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne