Seca na China ameaça fornecimento de água potável para 13 milhões de pessoas


28.03.2007 - Uma seca prolongada em grande parte da China está ameaçando o fornecimento de água potável para 13,4 milhões de pessoas e 12 milhões de cabeças de gado, afirmou a agência de notícias oficial Xinhua, na quarta-feira.

Grandes áreas do sul e sudoeste chinês da província de Hainan até a geralmente úmida e subtropical província de Yunnan passam por um longo período sem chuvas, disse a Xinhua, citando o Departamento do Estado para Controle de Enchentes e Secas.

O corte no abastecimento de água também afetou 13 milhões de hectares de terras cultivadas, acrescentou.

O interior da Mongólia, coberto por desertos, em sua maioria, e a fria província de Heilongjiang, no nordeste, também passavam por situação semelhante e corriam o risco de ser atingidos por tempestades de areia, de acordo com o relatório.

"A Estação Meteorológica da China prevê poucas chuvas em Sichuan, Chongqing e Yunnan durante os próximos 10 dias e ventos empoeirados no norte da China", disse ele.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, alertou durante uma reunião anual do parlamento, em março, que condições anormais de temperatura, um inverno quente e seca poderiam reduzir a produção nacional de grãos neste ano, após três anos de safras abundantes.

Fonte: Terra notícias
----------------------------------------------------------

"Também vos suspendi a chuva três meses antes da colheita: fiz que chovesse sobre uma cidade, e não sobre outra; um campo recebeu as chuvas, e outro, sem a chuva, secou". (Am 4,7)

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne