Temporal de granizo em cidades catarinenses: Moradores relataram que os granizos chegaram a pesar cerca de 250 gramas


03.02.2015 - Cerca de 200 casas no município de Agronômica e 1,5 mil em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí, tiveram os telhados destruídos depois da chuva de granizo na segunda-feira à noite. As duas localidades decretaram situação de emergência na tarde desta terça-feira. Agronômica foi atingida por dois temporais. Um de granizo que durou cerca de três minutos e e outra tempestade com ventos fortes. A Defesa Civil do município, que durante está terça-feira ainda contabiliza os estragos causados pelo força da natureza, afirma que moradores chegaram a encontrar pedras de granizo do tamanho de um ovo nas ruas e quintais.

n/d

Segundo o coordenador do órgão, Aires Ribas de Souza, seis galpões da prefeitura, localizados na área urbana de Agronômica, foram completamente destruídos pelo granizo e pelo vento. As defesas civis de Rio do Sul e Ituporanga, que auxiliaram no atendimento de algumas ocorrências, afirmaram que Laurentino foi a cidade mais atingida da região.

O coordenador da Defesa do Cidadão de Laurentino, Agenor Avi, afirma que cerca de 80% das casas foram atingidas. Até o momento, o órgão já tem a confirmação de 1,5 mil casas danificadas. O levantamento dos estragos deve ser concluído na quarta-feira de manhã. Segundo Avi, os bairros Centro, Baixo Amoado, Braço Laurentino e Serra Tomio foram os mais castigados pelo granizo.

Moradores relataram que os granizos chegaram a pesar cerca de 250 gramas e que peixes e pássaros morreram durante a tempestade que durou aproximadamente 20 minutos.

n/d

As plantações também foram afetadas. O trabalho da Defesa Civil se concentra em abrigar a população atingida e conseguir lonas para cobrir as casas danificadas. Interessados em ajudar o município podem ligar no (47) 3546-1346.

Em Rio do Sul apenas uma casa teve o telhado danificado pelas pedras de granizo. Em Ituporanga e em Rio do Oeste a Defesa Civil informou que não houve registro de ocorrências graves em relação à tempestade. Apesar dos estragos materiais nas outras cidades, ninguém ficou ferido.

Perdas na agricultura

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agronômica, Walmor dos Santos Filho, a produção de arroz na região deve cair cerca de 40% depois da chuva. Há também perdas nas plantações de fumo, soja e milho.

Os agricultores também estão buscando soluções para recuperar parte do patrimônio.

- Em algumas localidades, os produtores amargam prejuízos de 80%. A ventania destruiu casas e galpões onde estava depositada a produção - calcula Walmor.

Fonte: Diário Catarinense

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O Senhor fará retumbar sua voz majestosa, e mostrará como o seu braço desaba em sua cólera ardente, nas chamas de um fogo devorador, na tempestade, com chuva e granizo". (Isaías 30, 30)

"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)

"Pois bem! Eis o que diz o Senhor Javé: em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera, vou mandar uma tempestade, em meu furor de destruição, farei cair granizo". (Ezequiel 13, 13)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

VEJA TAMBÉM...

Visões do Autor deste Site: O Cavalo Esverdeado e seu Cavaleiro Cavalgam

Grande seca a ti Sodoma brasileira e se pedires chuva, tempestades fortíssimas hão de vir nas tuas Sodomas mergulhadas no pecado

Chuva de Granizo: Lages nunca havia registrado uma catástrofe dessa dimensão, avalia Defesa Civil municipal

Granizo com pedras de gelo do tamanho de uma laranja assustam moradores do Paraná

Forte Temporal derruba ponte e arrasta veículos em Itaverava MG, noticia enviada pelo amigo Leonardo Souza que disse: Isso nunca aconteceu aqui

Morador filma em detalhes o tornado que se formou na cidade de Araguapaz (GO)

Forte vendaval no Paraná mata e deixa moradores feridos, veja o video

Piracicaba tem índice de raios 6 vezes maior que o considerado alto, cidade teve 600 raios no período de 24 horas

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne