Distrito Federal: quantidade de escorpiões assusta Vigilância Ambiental


17.04.2007 - O tipo mais perigoso e mais comum em área urbana é o escorpião amarelo. Não há registro de morte no Distrito Federal.

Os escorpiões são vistos não só em áreas rurais, mas também nas cidades. Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga e Samambaia são os locais no Distrito Federal onde a diretoria de Vigilância Ambiental recebe o maior número de chamadas de moradores que encontram os escorpiões.

De acordo com a bióloga Monique Brito Knox, eles aparecem principalmente no período chuvoso e têm hábitos noturnos. Há três tipos de escorpião no DF: preto, amarelo e amarelo pata rajada. Também são encontradas outras duas espécies menores e mais raras. O escorpião é um aracnídeo venenoso, vive, em média, quatro anos e tem um ferrão no final da cauda. O escorpião do tipo amarelo é o mais adaptado à cidade e também o mais perigoso.

“Ele vive dentro das caixas de abrigos urbanos: caixas de luz, esgoto, água e telefone. Ele consegue se adaptar bem nesses ambientes próximo ao homem. Ele tem alimento, porque se alimenta de baratas, pequenos grilos e cupins. Além disso tem a falta de predadores naturais”, explica a bióloga.

Cuidados

O maior número de casos de picadas de escorpião ocorre nas mãos e nos pés. Os sintomas são dores fortes por até 12 horas e inchaço. O paciente deve procurar um hospital o mais rápido possível.

Os escorpiões são perigosos, principalmente quando picam crianças. Não há registros de morte no DF, mas dependendo da quantidade de veneno, as pessoas podem ter sintomas graves, como febre, enjõo e contrações musculares.

Para evitar os escorpiões são necessários alguns cuidados, como vedar frestas, vãos e fechar buracos; manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada; fechar ralos ou usar telas de proteção; e não acumular restos de materiais de construção, que servem como abrigo.

Quem achar um escorpião em casa pode ligar para a Vigilância Ambiental. Os técnicos fazem uma vista e dão orientações. Em Brasília, o telefone é (61) 3344-7404.

Fonte: Globo.com

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne