Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas (Lc 21,23): Zika vírus consegue ultrapassar a placenta durante a gestação, confirma laboratório


20.01.2016 -

n/d

A análise de amostras de uma mulher que sofreu um aborto na oitava semana de gravidez comprovou que o zika vírus consegue atravessar a placenta durante a gestação. O vírus é apontado como principal causa para o aumento nos casos de microcefalia no país. As informações são da Folha de S.Paulo.

Conduzida pelo Instituto Carlos chagas, da Fiocruz Paraná, a pesquisa fez exames imunohistoquímicos, capazes de identificar infecções por vírus do mesmo gênero do zika, em amostras da placenta. Depois, testes moleculares identificaram o genoma do zika em células da mãe e do embrião.

n/d

O exame morfológico também identificou uma inflamação da placenta, afirmou a professora de Medicina da PUC-PR Lúcia de Noronha à Folha de S.Paulo.

A pesquisa também apontou os possíveis caminhos do vírus até chegar à placenta. Conforme os indícios apontados pelos pesquisadores, o zika foi identificado em células Hofbauer, que atuam na manutenção da placenta e na defesa do feto.

n/d

Isso sugere que ele se aproveitaria da capacidade migratória dessas células para alcançar os vasos fetais, processo semelhante ao que ocorre na transmissão de HIV, de acordo com Lúcia.

— Essa célula se locomove na placenta. Ao de movimentar, poderia inclusive carregar o vírus, funcionando como um cavalo de Troia. O HIV, por exemplo, faz isso, e engana essa célula — explicou a pesquisadora ao jornal paulista.

A gestante, natural do Nordeste, apresentou sinais de zika, como manchas vermelhas pelo corpo, na sexta semana da gravidez. O aborto retido, quando o feto deixa de se desenvolver dentro do útero, foi detectado na oitava semana. Fonte: Jornal Zero Hora

*O diretor do Departamento de Doenças do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, disse: A situação é nova no mundo. De acordo com o grau da doença, a criança pode apresentar deficiência mental, problemas de visão, auditivos, convulsões e dificuldades de locomoção. Maierovitch afirmou que a situação é extremamente preocupante, aconselhando as mulheres que querem engravidar, a esperar até que a situação esteja mais bem definida.

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo". (São Lucas 21, 23)

n/d

"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)

 

Veja também...

Carnaval é coquetel explosivo para espalhar zika, alertam infectologistas

Síndrome rara ligada ao vírus zika avança no país: São casos da síndrome de Guillain-Barré, uma doença rara que gera fraqueza muscular e pode causar paralisia

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne