Grupos gays do Brasil vão queimar fotos e boneco do Papa em protesto


04.05.2007 - Grupos gays de norte a sul do Brasil preparam manifestações durante a visita de Bento XVI ao país, na próxima semana, incluindo até a queima de retratos do Papa em praça pública. Em Recife, os protestos começaram mais cedo, com um grupo colocando fogo em um boneco do pontífice no início desta semana.

O pontificado de Bento XVI começou em abril de 2005 e só aumentou os conflitos entre Igreja Católica e a comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais). Recentemente, o Papa condenou o homossexualismo e criticou o reconhecimento de seus direitos de se casar.

Salvador, Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre são algumas das capitais onde há manifestações marcadas. Bento XVI chega na próxima quarta-feira a São Paulo e volta a Roma no domingo seguinte, após passar por Aparecida e Guaratinguetá.

Na última segunda-feira, no bairro da Boa Vista em Recife, cerca de 200 pessoas participaram de uma "malhação de Judas" atrasada, que o Movimento Leões do Norte faz todos os anos na época da Semana Santa.

No lugar de Judas, estava um boneco em tamanho natural de Bento XVI. Em outros anos, o grupo foi contra outras personalidades, como Severino Cavalcanti, então presidente da Câmara.

Na sexta-feira da próxima semana, a capital pernambucana será palco de outro protesto, em frente à Basílica do Carmo, às 12h. Além dos Leões do Norte, também participarão o Fórum LGBT de Pernambuco, Católicas pelo Direito de Decidir e Associação das Profissionais do Sexo de Pernambuco. A expectativa, no entanto, é de reunir apenas cerca de 50 pessoas.

"É difícil mobilizar as pessoas contra a Igreja", disse Weligton Medeiros, coordenador do Fórum LGBT de Pernambuco. "Os movimentos sociais estão muito retraídos, calados, ninguém está se pronunciando a respeito de nada, eles têm medo da Igreja."

Para os ativistas desses movimentos, os comentários do papa acabam instigando a violência contra homossexuais, lésbicas e travestis. Uma pesquisa divulgada em abril mostrou que 70 por cento das pessoas desses grupos relataram ter sido vítimas de discriminação e que 59 por cento já sofreram agressões.

Queimando retratos do Papa.

Em Salvador, o Grupo Gay da Bahia fará uma "comissão de recepção simbólica" em frente à Catedral da Sé, no Pelourinho, no dia e hora em que o pontífice chegar ao País, às 16h30. Além de distribuir uma nota de repúdio contra o pensamento do papa, o grupo vai queimar fotos de Bento 16 e outros documentos simbolizando encíclicas papais.

"Não é um ato contra os católicos e sim contra o pensamento papal", disse o presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira. "Seus argumentos causam um enorme constrangimento. Existem muitos católicos que têm filhos homossexuais, e homossexuais que são católicos."

Em São Paulo, haverá uma "vigília" com velas na praça da República, no centro, na quarta-feira, às 19h, para lembrar "os nossos mortos pela homofobia", disse Beto de Jesus, da Ilga (International Lesbian and Gay Association).

"Sobre a quantidade de crimes contra homossexuais, costumo dizer que a Igreja tem um pouco desse sangue nas mãos, porque alimenta a homofobia", disse Beto.

Em Porto Alegre, a ONG Somos criou um logo com a Nossa Senhora Aparecida, contra a homofobia, e está disponibilizando a imagem em seu site para grupos independentes usarem.

"Muitas pessoas vão colocar em camisetas e usá-las nas missas de domingo em suas cidades", disse Alexandre Boer, coordenador do Somos. A ONG também irá distribuir na cidade 10 mil santinhos com o desenho da santa a partir de domingo.

Em Belo Horizonte, o grupo Cellos irá distribuir 5 mil camisinhas e uma carta que denuncia a homofobia da igreja, no dia 13, na praça Sete, no centro da cidade.

Fonte: G1
---------------------------------------------------------

Nota do Portal Anjo: www.portalanjo.com

A hierarquia da Igreja rejeita toda e qualquer possibilidade de equiparar o casal homo ao casal heterossexual, e considera o homossexualismo como um "pecado grave", imoral e contrário à lei natural.

Afinal não está escrito na Sagrada Escritura:

"Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação". (Lv 18,22)

O livro do Gênesis (19,1-29) descreve a destruição de Sodoma e Gomorra. A prática ali vigente, contra a moral, era muito difundida e tomou o nome da cidade: sodomia. Era abominável aos israelitas e punida com a morte (Levítico 18,22; 20,13). O texto sagrado não admite dúvidas: “O homem que se deita com outro homem como se fosse uma mulher ambos cometeram uma abominação, deverão morrer”. Esse mal era difundido entre outros povos (Levítico 20,23 e Juízes 19,22 ss). No Novo Testamento, São Paulo escreveu na Epístola aos Romanos (1,24-27): “Por isso Deus os entregou a paixões aviltantes: suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza; igualmente os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejo uns com os outros, praticando torpezas homens com homens e recebendo em si mesmos a paga de sua aberração”. Há diversas outras citações bíblicas na mesma orientação doutrinária.

Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, o Magistério eclesiástico sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados” (“Persona humana”, 8).

Alguns documentos emanados da Congregação para a Doutrina da Fé têm tratado amplamente do assunto. Sob o titulo “Persona Humana”, publicado em 1975, surgiram diretrizes precisas. Posteriormente, a 1º de outubro de 1986, veio a lume a “Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais”. O ensinamento do Magistério está sinteticamente exposto no “Catecismo da Igreja Católica” (n. 2358 e ss). Aborda diversos aspectos do problema. Assim “são contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados” (“Catecismo”, nº 2357)

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne