Tiago, Irmão de Jesus?
VEJA AQUI A PROVA QUE NEM O APÓSTOLO CHAMADO TIAGO MAIOR E NEM O CHAMADO TIAGO MENOR ERAM FILHOS DE MARIA E JOSÉ
Tiago Maior era irmão do evangelista João.
Tiago Maior era assim chamado por ser mais velho que o primeiro, o Tiago Menor e nasceu em Betsaida da Galiléia.
Era um pescador que vivia à margem do Lago e era filho Zebedeu e Salomé, irmão de João "O Evangelista",
Tiago Menor era irmão de José (não o são José, esposo de Nossa Senhora!) era também irmão de Simão, Maria Salomé, São Judas Tadeu, eram filhos de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas.
Alfeu era irmão de são José e Maria Salomé, cunhada de são José e prima irmã de Nossa Senhora.
Alfeu (Cleofas) nasceu em Caná de Galiléia, na Palestina, era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição.
Maria Cleofas, uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e permaneceu ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima. Era tia de Jesus e cunhada e prima-irmã de Nossa de Senhora.
Maria Salomé, a única filha de Alfeu e Maria de Cléofas foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João evangelista.
Alfeu ou também chamado Cléofas, era irmão de São José e a mãe, (Maria Salomé) era prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas Tadeu, como Tiago Menor, José, Simão eram primos-irmãos de Jesus, tanto pela parte de pai como de mãe.
Atendeu ao chamado quando pescava no lago de Genesaré . Chamados por Jesus para ser dois dos 12 apóstolos, os dois irmãos abandonaram, a pedido de Jesus, o pai e o barco e O seguiram. Tiago foi escolhido para ser um dos Doze, e nas várias listas dos Apóstolos dadas no Novo Testamento é sempre citado entre os quatro primeiros junto com Pedro, André e seu irmão mais novo João.
O relacionamento da família de Judas Tadeu com o próprio Jesus Cristo, pelo que se consegue perceber na Bíblia é o seguinte:
Como os outros discípulos, Tiago foi perseguido pelas autoridades judaicas e preso. Sofreu tortura e flagelo pelo amor a Jesus Cristo.
O apóstolo Tiago teria sido o primeiro a evangelizar a Espanha e suas relíquias foram encontradas em Compostela, onde foi erguida a célebre basílica dedicada ao seu nome.
Depois dos eventos da morte e ressurreição de Cristo, São Tiago foi pregar na Galícia, extremo oeste da Espanha, então Província Romana. Retornando a Jerusalém, foi preso e decapitado.
Tiago Maior foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém , sobrinho de José, conhecido como o Justo.
Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago.
Depois da crucificação de Cristo , a história diz que seus apóstolos se espalharam pelo mundo com a missão de levar a palavra de Deus as pessoas.
Um de seus apóstolos , Tiago , seguiu em direção a Espanha , desembarcando na Galícia. E pelas calçadas romanas chegou a Zaragoza , onde fundou a devoção a virgem do pilar .
Após 7 anos de permanência na Espanha , Tiago , juntamente com seus discípulos , Teodoro e Atanásio , encerram sua pregação e voltam à terra santa .
Tiago foi o primeiro apóstolo de Cristo a morrer martirizado. Ao voltar , foi preso e decapitado , em Cesaréia . Os restos do corpo foram jogados para fora dos muros da cidade . Quando seus discípulos o recolheram , levaram o corpo de volta a Espanha .
Após sete dias , desembarcaram na Galícia , hoje chamado de Padrón.
Tiago foi enterrado num bosque com o nome de Libredunnum . A permissão para enterrar o corpo naquela área foi dada pela Rainha Loba após uma sucessão de milagres . Isso ocorreu no ano 44 da era cristã .
Por volta do ano 813 , um pastor eremita começou a ver uma forte luz , que caia sobre um túmulo de mármore . Era o túmulo do apóstolo Tiago. A notícia se espalhou . E a mando do rei , Afonso II , construiu-se uma capela de pedras e um monastério que se tornou um dos mais importantes centros de peregrinação da cristandade . O local foi batizado séculos mais tarde de Compostela , ou campo das estrelas.
No ano de 844 , ocorreu a batalha de Clavijo - Cristãos x Mulçumanos . Os cristãos necessitando de um símbolo concreto para melhor combater seus inimigos fizeram de São Tiago um cavaleiro medieval , que lutava contra os mouros , ao lado dos cavaleiros de Ramiro I .
Esta imagem de santo como um cavaleiro medieval ficou conhecida como Santiago Matamoros .
Aportuguesado para Santiago, significando a junção dos termos São + Tiago, também é conhecido como o Apóstolo Ambicioso. Também pescador e filho de Zebedeu e de Salomé, estava com o irmão nas margens do lago Genesaré, quando Jesus os chamou. Testemunhou a ressurreição da filha de Jairo (Mc 5,37), a transfiguração (Mc 9,2-13) e a agonia de Jesus no horto do Getsêmani (Mc 14,32). De acordo com Isidoro de Sevilha, em De vita et obitu Sanctorum (71, Vida e morte dos Santos), após a ascensão de Jesus, teria evangelizado a Espanha, tornando-se seu primeiro evangelizador e depois seu patrono. Para revigorar esta tradição, no século IX o bispo Teodomiro, da cidade de Iria, afirmou ter reencontrado as relíquias do apóstolo e desde aquela época, a cidade que depois mudaria o nome para Santiago de Compostela, tornou-se importante meta de peregrinações, especialmente durante a Idade Média.
Conta-se também que após a morte de Jesus, permaneceu em Jerusalém com Pedro. Foi preso juntamente com Pedro, e decapitado por ordem do rei Herodes Agripa (At 12,2), depois da execução de Estevão (35), diácono grego e exaltado pregador cristão e personagem de grande importância na história de Paulo de Tarso. Foi, portanto, o primeiro mártir entre os apóstolos de Cristo, o primeiro a dar a vida pela Fé. Sua festa votiva é em 25 de julho
É de se supor que houve muita convivência de Judas Tadeu com o primo e os tios. Essa fraterna convivência, além do parentesco, pode ter levado são Marcos a citar Judas e os irmãos como irmãos de Jesus (Mc 6,3).
apóstolo PEDRO: Era pescador, nascido em Betsaida, filho de Jonas. Esperto, vivo, ardente, enérgico e temperamental. De nome Simão Jesus o chamou de PEDRO, nomeado cabeça da Igreja e eleito o 1º papa. Pela eloqüência em seus sermões, fazia a conversão de milhares de pessoas. Foi preso, morto crucificado numa cruz de cabeça para baixo a seu pedido pois não queria morrer do mesmo modo que Jesus.
apóstolo TIAGO, maior: Irmão de São João Evangelista, filho de Zebedeu, pescador, foi chamado quando consertava as redes. Seu apostolado na Espanha foi rejeitado, era peregrino e lutador pelas causas de Cristo. Ele e João foram chamados Boanerges, que quer dizer "filhos do trovão".
apostolo JOÃO: Pescador. Teria 20 anos de idade quando foi chamado. Era o mais jovem e o discípulo que Jesus mais amava. Era moço equilibrado e sereno que Cristo confiou sua própria mãe do alto da cruz.
apóstolo ANDRÉ: Foi o 1º a ser chamado para seguir Jesus. Depois apresentou seu irmão Simão Pedro. Era da Aldeia de Betsaida e pescador. Era animado, ativo e prático. Participou no milagre da multiplicação dos pães e sempre fiel na caminhada de Jesus.
apóstolo FELIPE: Pescador. Deixou casa, mulher e três filhas ao ser chamado. Homem simples e bondoso. Mártir. Pregava que Cristo era a "porta" para chegar ao Pai.
apóstolo BARTOLOMEU: Pescador, amigo de Felipe, era incrédulo, mais lido e culto que Felipe. Para convencer-se que Jesus era o Salvador, foi preciso estar com ele. Depois disso gostava de ler e meditar as Sagradas Escrituras.
apóstolo MATEUS: O único que não foi pescador. Era cobrador de impostos. Homem decidido, fervoroso e generoso. Foi evangelista, pregador da Boa Nova e selou com seu sangue por pregar a verdade. Aceitou o chamado de imediato, testemunhou e escreveu o que presenciou na vida pública de Jesus.
apóstolo TOMÉ: Pescador, galileu, honrado, nobre, sincero, de caráter forte e impulsivo. Se destacou como incrédulo, por não ter acreditado na ressurreição do Cristo, somente após ter colocado os dedos nas chagas do corpo de Jesus.
apóstolo Judas TADEU: Pescador. Homem de juízo, prudente, irmão de Tiago Menor. Era de Nazaré, filho de Cleopas e de Maria. Há poucas informações sobre esse apóstolo e há quem diga ser proposital esse desconhecimento para dar exemplo da necessidade de ficarmos também nós no oculto. apóstolo TIAGO menor: Pescador. Chamado assim pela sua estatura e idade. Nasceu em Caná, tinha graça sobrenatural e dom perfeito vindo do Pai. Fez varias profecias. Nas suas pregações anunciava os castigos que haviam de vir se não se convertessem. Estava no cenáculo com Na. Sra. e os outros apóstolos, aguardando a vinda do Espírito Santo.
apóstolo SIMÃO: Pescador, com o cognome Cananeu, que significa "Zeloso", pregou na África e Grã-Bretanha, sendo martirizado na Pérsia. Igual Tadeu, se tem pouco sobre sua vida. Seguiu Jesus com muito carinho e dedicação.
Judas Iscariotes: O Traidor, mercenário, infame, e outros adjetivos constantes em seu currículo que até nós os somos muitas vezes. Não há necessidade de destacar a maldade que esse personagem representou e representa ainda hoje na sociedade.
Onde Tiago é citado
(MT 4:21) "E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;"
(MT 10:2) "Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;"
(MT 10:3) "Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu e Lebeu, apelidado Tadeu;"
(MT 13:55) "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?"
R: Sim, mas de Maria Salomé, sobrinha de são José. E os primos, pela falta de vocabulário na língua hebréia, eram chamados de irmãos.
(MT 17:1) "SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, - não diz seu aqui, no se referindo a irmão de Jesus, mas irmão de JOÃO - e os conduziu em particular a um alto monte,"
(MT 27:56) "Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, (Salomé) mãe de Tiago e de José, - que não é o José, esposo de Maria ! São José era tio avô de Tiago!
E continua: e a mãe dos filhos de Zebedeu."
(MC 1:19) "E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,"
(MC 1:29) "E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João."
(MC 3:17) "E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;"
(MC 3:18) "E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote,"
(MC 5:37) "E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago."
(MC 6:3) "Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele." mais uma vez,. Confundido primos com irmãos!
(MC 9:2) "E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;"
(MC 10:35) "E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos."
(MC 10:41) "E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João."
(MC 13:3) "E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular:"
(MC 14:33) "E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se."
(MC 15:40) "E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria (de Cléofas) mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;"
(MC 16:1) "E, PASSADO o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo."
(LC 5:10) "E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens."
(LC 6:14) "Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;"
(LC 6:15) "Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;"
(LC 6:16) "E Judas, irmão de Tiago, e Judas Escariotes, que foi o traidor."
(LC 8:51) "E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina."
(LC 9:28) "E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar."
(LC 9:54) "E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?" Se fosse irmão de Jesus, filho de Maria Santíssima, não o chamaria de Senhor.
(LC 24:10) "E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria (de Cléofas) mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos."
(AT 1:13) "E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas (Tadeu), irmão de Tiago."
(AT 12:2) "E matou à espada Tiago, irmão de João."
(AT 12:17) "E acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar."
(AT 15:13) "E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:"
(AT 21:18) "E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali."
(1CO 15:7) "Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos."
(GL 1:19) "E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor."
(GL 2:9) "E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;"
(GL 2:12) "Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão."
(JD 1:1) "JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:"
Autor: Regina Perina