Padre Gerard Saguto: A Missa tinha que ser secreta no campo de prisioneiros da Sibéria, na esperança de receberem a Sagrada Eucaristia


10.02.2017 -

Pe. Gerard Saguto, FSSP, Distrito Superior Norte Americano (*) | Tradução Sensus Fidei:

O livro He Leadeth Me (literalmente, Ele Me Conduz) pelo Pe. Walter Ciszek é abrangente em sua reflexão espiritual sobre as dificuldades de autores na Rússia Comunista e Sibéria. Mas para cada livro escrito sobre essas coisas, há centenas, senão milhares, de outros não-escritos que contam uma história semelhante de nossos heróis da Fé e do sacerdócio.

n/d

Em um só lugar, Pe. Ciszek descreve um incidente no campo de trabalho siberiano. Relata que ele próprio fora ocasionalmente provido com os materiais necessários para oferecer Missa secretamente e, através de uma rede secreta, desenvolvida por ele, através da qual seus companheiros prisioneiros seriam alertados quando isso aconteceria. Era quase sempre à noite, após um dia inteiro de trabalho e sempre havia a possibilidade de ser cancelado. Bem, nós já ouvimos falar dessas coisas antes, mas o que realmente impactou Pe. Ciszek foi sua descoberta de que os homens realmente mantinham o jejum da meia-noite, renunciando a escassa ração que pudessem obter, na esperança de receber a Sagrada Comunhão.

Talvez, alguns hoje considerem a devoção vivenciada por esses prisioneiros como tolice. Se alguma vez houve uma circunstância atenuante, o gulag seria essa. Os nomes desses homens não são conhecidos, e possivelmente não eram os homens mais honrados em suas paróquias. No entanto, quando submetidos a tais condições e constantemente confrontados com depressão, desesperança e morte, talvez a sua vontade de sobreviver tenha tornado a vida muito mais simples e clara. O que eles conservaram, o que os motivavam a jejuar: eles acreditavam na realidade da Sagrada Eucaristia e os comungantes se mantinham em jejum antes de a receber, porque isso era o que os católicos faziam e isso era o que eles iriam fazer. Não havia lugar aqui para brechas ou nuances, e por isso eles ganharam a estima e admiração do Pe. Ciszek, que, sendo ele um jesuíta da velha escola, não era tão fácil de se impressionar. Eles conservaram isso o quanto puderam, e para isso, arriscaram-se numerosas vezes em seu benefício.

Agora, embora salientando que esses eventos estavam sob condições extremas, eles ainda trazem algo para a nossa consideração enquanto nos preparamos para a Quaresma. Quando Nosso Senhor caminhava pela terra, Ele estava ciente da maioria que desperdiçaria os Seus dons, da minoria que os aceitaria e ainda da menor parte que abriria os seus corações. Ainda assim, Ele continuou a oferecer Seus dons a todos. Embora Cristo não se maravilhasse muitas vezes (e os Evangelhos nunca o descrevem maravilhado com os Apóstolos), ainda assim isso aconteceu. Deus sempre atrairá até nós almas que deverão nos maravilhar, fazendo-nos refletir sobre nós mesmos, para considerar onde estamos sendo mesquinhos ou “jogando pelo seguro” com os dons e talentos que Ele nos concedeu, para pensar sobre as situações em que nos desculpamos, para desafiar nossas visões de mundo, e para nos inspirar.

Em cada paróquia, poderemos encontrar um centurião com um forte senso de dever, ou uma mulher sírio-fenícia com excepcional persistência, ou uma Madalena com o coração dolorosamente arrependido; todos aqueles tipos com os quais Nosso Senhor se maravilhou. Mas alguma coisa nos impede de reconhecê-los, ou somos demasiado rápidos em desprezá-los por que não desejamos lidar com as inseguranças que o seu desconcertante exemplo nos impele para dentro de nós mesmos? Escolhamos nossas penitências com sabedoria.

Que Deus os abençoe.

Pe. Gerard Saguto, Superior de Distrito Norte-Americano da FSSP

(*) Memento, fevereiro de 2017.

Uma publicação da Fraternidade Sacerdotal São Pedro, FSSP.

 

Veja também...

Filme Silêncio: Lembrando as dezenas de milhares de cristãos que foram martirizados no Japão

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne