Padre Gerald Murray, advogado em direito canônico, apresentou uma análise sombria da confusão causada por Amoris Laetitia


28.02.2017 -

Na quinta-feira, Raymond Arroyo, o padre Gerald Murray, advogado em direito canônico  e Robert Royal de  The Catholic Thing, apresentou uma análise sombria da confusão causada por  Amoris Laetitia .

n/d

Artigo traduzido, 17 de fevereiro de 2017 (LifeSiteNews)

Arroyo apresentou a Murray e Royal como convidados de seu programa na EWTN, The World Over, em que os três discutiram a "estranha" movimentação dos nove membros do conselho Papal na qual deram apoio total nesta semana.

"Este voto de confiança aparece incomuns em um momento tão sério, em um momento de tensão no Vaticano em que há grandes preocupações sobre a direção do ensino papal e a reforma da cúria", disse Arroyo. "Eu nunca tinha visto uma coisa assim, uma espécie de promessa de confiança. Quero dizer, o Parlamento tem feito isso na Inglaterra, mas eu nunca vi isso feito no Vaticano".

"É muito estranho ter um voto de confiança no Papa", disse Royal. "Eu não acho que isso tenha acontecido na história da Igreja. E, no entanto ... eles pensaram que era necessário. Então, eles devem ter mesmo dentro do grupo fechado os assessores - devem sentir que precisava dizer algo sobre a ameaça que parece vir de fora. E não só do Cardeal Burke ... O engraçado é que, geralmente, quando um sistema parlamentar expressa plena confiança em alguém é porque ele está prestes a ser expulso do cargo ".

"As coisas ficaram estranhas" no "lançamento de um livro que se propõe a ser a resposta oficial a perguntas sobre Amoris Laetitia ", disse Arroyo. Cardeal Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, "não apareceu na sua própria conferência de imprensa" e os participantes foram informados de que o livro não é uma resposta oficial para as perguntas dúbia. Em seu livro, Coccopalmerio escreve que a comunhão "deve oferecer-se" aos católicos que vivem em adultério.

"Padre Murray, o que você acha de tudo isso? Não é suficiente ter boas intenções para receber a comunhão na Igreja Católica?" Perguntou Arroyo.

"Isto é um verdadeiro desastre, eu vou dizê-lo sem rodeios", disse o padre Murray. "É uma contradição direta com o que a Igreja sempre ensinou, que João Paulo II, agora João Paulo, ensinou em Familiaris Consortio, e em documentos posteriores. O fato de dizer para as pessoas que vivem em adultério, que não é um modelo exato do casamento católico, mas, no entanto, devem receber a comunhão, é deixar de lado a mensagem do Evangelho ".

O ensinamento católico é claro e simples, explicou o advogado canônico: "A comunhão é o Pão da Vida dada para aqueles que se aproximam do altar com a disposição correta, o que significa que, se cometer um pecado mortal deve confessar-se. Se alguém pretende cometer um pecado mortal nos próximos dias, então não pode confessar porque ele não pode se arrepender existem muitas frases feitas, muitos eufemismos. Que contradizem objetivamente a verdade de Cristo não deve receber a comunhão ".

"Mais uma vez, altos cargos, dizendo coisas contraditórias que, como disse o padre, contradizem toda tradição da Igreja", disse Royal. "A única maneira de resolver isso é que o próprio Santo Padre dê um passo à frente. Eu disse antes. Após Humanae Vitae, quando Paulo VI tomou uma posição impopular sobre a anticoncepção afirmando a doutrina da Igreja, houve controvérsia em todos os lados, mas não havia nenhuma dúvida sobre o que ele disse ".

Neste momento, apenas o papa Francisco pode esclarecer a confusão, mas parece improvável que isso aconteça no futuro próximo.

Padre Murray disse que a "caridade pastoral" exige que o papa interfira e afirme, que o ensinamento imutável da Igreja sobre o casamento e os sacramentos.

"Não cometeras adultério", disse padre Murray. "Este é o sexto mandamento. O que realmente me intriga em toda esta discussão é a resistência para descrever as coisas como elas são. O adultério significa adultério ... 'irregular' tem todos os tipos de significados. Aqui nós estamos falando sobre a Verdade do Evangelho. O Senhor reafirmou claramente ... "o homem que se divorciar de sua mulher e casar com outra comete adultério". Devemos ter a franqueza do Evangelho. O único que pode resolver isto é o Papa Francisco. Eu acho que, vocês sabem, como um pedido de um padre nas trincheiras, que a caridade pastoral exige resolver todos estas duvidas, porque ninguém sabe muito bem quando um cardeal critica o outro e, em seguida, os sacerdotes e eu temos que ir na televisão para dizer às pessoas: "Não, as coisas não mudam mesmo um cardeal dizendo que mudam. Isso é confuso".

Royal explicou que é intelectualmente desonesto os promotores de adultério acusar de "fariseus" que defendem a doutrina católica.

"Porque é que Jesus fez esta declaração" contra o divórcio e novo casamento, disse ele. "Foi uma norma que escandalizou os fariseus submetidos a judeus de seu tempo. Isso é algo que a Igreja sempre ensinou. Agora temos um conflito, não só entre cardeal atual, mas fazê-lo parecer que aqueles que permanecem fiéis aos ensinamentos são o tipo de fariseus -. Como Jesus enfrentou esse ensinamento que eles tentam defender "

"Isso está acontecendo algo muito estranho", disse Royal ", e devo dizer que isso só pode piorar ao longo do tempo, como as pessoas vão escolher um lado ou do outro sobre uma questão que deve ser determinado pelos níveis mais altos da Igreja ".

Este "dá a sensação de cisma", Arroyo ressaltou.

Arroyo disse que uma pergunta "bastante comum", hoje, é "se houve uma cisma, a Igreja seja automaticamente do lado Papal? Como podemos discernir o lado coreto? "

"É uma pergunta muito difícil, porque tem havido uma circunstância em que um papa ensinara algo que parece contradizer a tradição antiga da Igreja Católica", disse Royal. "Eu penso que nós estaremos tentando desvendar isso e que ele vai ser muito, muito doloroso. Pode durar décadas. E assim que as coisas aconteceram no passado.... Eu não acho que exista um mecanismo automático aqui, ou princípio automático que podemos aplicar ".

Murray disse que sua "oração e esperança" são colocados no Papa Francisco "retrair" e reconhece que "é um erro continuar neste caminho" tentando mudar uma doutrina que não pode mudar.

 Fonte: http://adelantelafe.com  via  www.rainhamaria.com.br

 

Veja também...

No Domingo passado em todas as Igrejas Católicas do Mundo foi lido um fantástico manifesto que destrói o Bergoglismo todo. Foi nas leituras da Missa. Foi a Palavra de Deus, a Palavra do Senhor. São leituras litúrgicas da Sagrada Escritura

Padre João Batista Costa: A nova Inquisição contra os cardeais rebeldes. Uma inquisição bem gosto dos tempos modernos, bem adaptada à mentalidade do homem de hoje, que promove o aborto, o casamento gay e o pecado

Cardeal Raymond Burke: o Papa não pode ensinar coisas que nos encorajam a fazer algo diferente do que a Igreja sempre ensinou e praticou. O depósito da fé nos dada pela Igreja. Nós não vamos trair ou abandonar seguindo as tendências populares

Papa Francisco: Divisão, caos e autodemolição. A gravidade da situação de divisão no seio da Igreja, provocada por Francisco, deixando muitos católicos caminhando no escuro

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne