Fenda gigante no Quênia indica que África será partida ao meio, afirma cientista. Segundo pesquisadora, as forças que movem as placas tectônicas também podem rachar os continentes


04.04.2018 -

n/d

No dia 19 de março, depois de fortes chuvas e abalos sísmicos no Vale da Grande Fenda, no oeste do Quênia, uma imensa rachadura de 15 metros de largura e vários quilômetros de extensão surgiu subitamente no solo, causando o colapso de uma estrada. A rachadura, que continua crescendo, seria um efeito do deslocamento de placas tectônicas, que levarão a África a se dividir em dois continentes

n/d

As informações foram divulgadas em um artigo publicado pela pesquisadora Lucia Perez Diaz, da Universidade de Londres (Reino Unido), no site independente de notícias The Conversation.

De acordo com Lucia, a litosfera da Terra - formada pela crosta e pela parte superior do manto - é dividida em várias placas tectônicas, que se movem em velocidades variáveis, deslizando sobre uma camada mais profunda e viscosa conhecida como astenosfera.

Essas forças não apenas movem os continentes, mas podem fazê-los rachar ao meio - como aconteceu há 138 milhões de anos, quando a América do Sul e a África se separaram. "O sistema da Fenda Africana Oriental é um exemplo de onde isso está acontecendo agora", escreveu Lucia.

Segundo ela, o Vale da Grande Fenda da África oriental se estende por mais de 3 mil quilômetros, de norte a sul, entre o Golfo de Aden, na Somália e o Zimbábue.

n/d

A fenda, que se tornou evidente com a rachadura que apareceu no oeste do Quênia, dividirá a placa africana em duas porções: a placa núbia, a oeste e a placa somali, a leste.

A pesquisadora explica que, enquanto a litosfera é submetida a forças horizontais, ela é "esticada", tornando-se mais fina até que ocorra uma ruptura, formando uma fenda. Esse processo é acompanhado por fenômenos como erupções vulcânicas e terremotos ao longo da fenda. "As fendas são o estágio inicial da ruptura continental que, caso seja bem sucedida, formará um novo oceano", disse Lucia.

Visto em: www.otempo.com.br

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851: "As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades. Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne