Um novo escândalo continua a se desenvolver para o Papa Francisco, em relação a um dos homens que ele planeja fazer Cardeal no consistório de 29 de junho


18.06.2018 -

Por Maike Hickson

Um novo escândalo continua a se desenvolver para o Papa Francisco, em relação a um dos homens que ele planeja fazer cardeal no consistório de 29 de junho. A conferência dos bispos bolivianos acaba de se distanciar de um deles, o bispo Toribio Ticona Porco, que ele anunciou como cardeal designado no mês passado. Os bispos bolivianos dizem agora que Ticona não fala em seu nome.

n/d

O pano de fundo desse movimento episcopal incomum é que Ticona é amigo do controverso presidente boliviano o socialista Evo Morales, que parece estar buscando a reeleição para um quarto mandato em violação da lei constitucional boliviana - um movimento que a conferência dos bispos bolivianos se opõe. Ticona também foi criticado depois que surgiram alegações de que ele estava vivendo em concubinato com uma mulher com quem ele tem dois filhos, e que ele vendeu terras do Bispado de Potosí para ela em 2014.

Discórdia na Conferência Episcopal da Bolívia

Sobre o crescente conflito episcopal na Bolívia, o site de notícias dos bispos alemães Katholisch.de publicou um relatório em 16 de junho. A agência de notícias ACI Prensa também publicou um artigo sobre o assunto em 13 de junho.

Segundo esses relatos, o conflito começou depois que o cardeal eleito Toribio Ticona Porco (81), bispo boliviano aposentado de Corocoro, deu uma entrevista em 6 de junho, na qual fez alguns comentários encorajadores sobre Evo Morales, dizendo que esperava que a hierarquia da Igreja da Bolívia iria trabalhar em conjunto com ele em determinadas bases. Morales havia tentado em 2016, com a ajuda de um referendo, receber permissão dos bolivianos para se reeleger como presidente em 2019, mas o povo rejeitou a ideia. No entanto, Morales indicou recentemente que ele pode, no entanto, tentar ser reeleito pela quarta vez.

O cardeal eleito Ticona comentou na entrevista de 6 de junho sobre essa situação de conflito em relação a Morales, dizendo que preferiria não comentar se Morales deveria ou não ser reeleito porque “somos amigos”. Em relação ao referendo de 2016 que rejeitou a reeleição de Morales, Ticona se absteve de um comentário. Ticona então insistiu que Morales e os bispos bolivianos deveriam "respeitar-se mutuamente". "Em assuntos que nos unem, podemos trabalhar juntos", acrescentou. Essas palavras, conforme faladas nesta entrevista recente, parecem ter sido vistas como um endosso episcopal do presidente Morales. Como Ticona está prestes a ser cardeal, alguns meios de comunicação apresentam esta entrevista como a opinião da mais alta autoridade da Igreja na Bolívia, enfraquecendo assim a resistência oficial contra Morales vinda da conferência dos bispos bolivianos.

Desde que a conferência dos bispos bolivianos rejeitou a tentativa de Morales de obter permissão para ser reeleito, eles responderam logo após esta entrevista em Ticona. Em sua declaração de 13 de junho, eles se referem a “interpretações errôneas de algumas afirmações do cardeal” que “foram capazes de criar confusão no público”. Os bispos dirigem ao público as diferentes declarações da mídia e cartas pastorais que eles publicaram anteriormente. "Nós rejeitamos qualquer tentativa de dividir ou manipular a Igreja Católica [na Bolívia]", acrescentam eles.

Além disso, os bispos bolivianos também deixam claro que as “autoridades legitimamente eleitas” da conferência episcopal - isto é, seu Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral e Conselho Permanente Episcopal - são “a voz oficial da Igreja Católica na Bolívia. O Cardeal Ticona, no entanto, “é membro da Conferência Episcopal Boliviana”, e ele, portanto, tem o “direito de falar, como um bispo emérito, de acordo com os estatutos da própria Conferência Episcopal”. Mas não como o maior autoridade da Igreja na Bolívia, acrescentou.

Como informa Katholisch.de, o próprio Evo Morales também interveio neste assunto. Enquanto estava na Rússia para a Copa do Mundo, ele colocou no twitter alguns de seus comentários específicos: “Meu respeito, carinho e admiração pelo meu irmão Toribio Ticona, cardeal da Bolívia. Força! Os bispos e católicos da base [das “comunidades de base”], que defendem os pobres e que trabalham com você, estão com você ”.

Que Morales e Ticona estão próximos também pode ser visto quando Ticona disse, no final de maio, que Morales parabenizou Ticona por sua nomeação para o cardinalato; o presidente até anunciou que acompanharia Ticona a Roma para a cerimônia. “Ele me parabenizou e declarou que, finalmente, alguém nomeou um cardeal indígena.” Ticona e Morales haviam trabalhado juntos politicamente e até mesmo marcharam juntos em manifestações. O próprio Ticona também fez recentemente referência à sua origem de uma família de agricultores indígenas, e esse fato pode ser a razão pela qual ele agora está sendo criticado. O presidente Morales, que também tem origem indígena, é um revolucionário político socialista que, em 2015, até mesmo deu ao papa Francisco, durante sua visita papal, um crucifixo de martelo e foice como presente. Naquela época, esse gesto causou muita turbulência entre os fiéis católicos, especialmente à luz do fato de que o papa Francisco não parecia incomodado por esse dom simbólico marxista, embora muitos católicos tivessem sofrido gravemente com o comunismo.

Além disso, em 2017, Morales causou muita controvérsia quando começou a proibir a evangelização (ou "proselitismo"), algo que ele posteriormente retirou ambiguamente. A nova lei planejada previa uma pena de até 12 anos de prisão se uma pessoa tentasse convencer outra pessoa a se juntar a uma organização religiosa.

É digno de nota que o Papa Francisco e o Presidente Morales se conheceram pessoalmente pelo menos cinco vezes desde 2013.

Alegações de uma vida dupla

Ao lado desse conflito emergente entre o bispo Ticona e a conferência dos bispos bolivianos, Ticona também foi recentemente pressionado devido a alegações a respeito de sua vida privada. Como o OnePeterFive noticiou recentemente, o Bispo Ticona ficou sob pressão depois que o site de língua espanhola Adelante la Fe revelou alegações de que o bispo também tem uma “esposa” e filhos. Embora ele mesmo tenha negado tais alegações, Adelante la Fe, assim como outros sites como o LifeSiteNews, confirmaram a veracidade desse relatório inicial.

Em um novo relatório datado de 18 de junho, Miguel Ángel Yáñez, da Adelante la Fe, revelou informações adicionais sobre o testemunho de “testemunhas diretas” que conheciam Ticona e sua companheira - nomeada apenas como “Leonor RG”. O jornal boliviano Página siete publicou também um relatório investigativo sobre o assunto, dizendo que o cardeal designado havia vendido terras pertencentes a igrejas à já mencionada “Leonor RG”, que “em público… teria se apresentado como a 'esposa' do cardeal.

Yáñez também alega em seu novo relatório que Ticona tem usado seu nome em diferentes combinações para diferentes propósitos. Enquanto ele aparece no decreto inicial de convocação do consistório como “HE Mons. Toribio Ticona Porco ”, o seu cartão de identificação oficial indica-o como“ Toribio Porco Ticona ”. “Quão importante é isso?”, Pergunta Yáñez. “Tanto, e é outro elemento [que é] mais indicativo em tudo o que foi exposto. Consultamos várias fontes legais na Bolívia, e todas confirmam que essa prática não só não é comum no país, mas é altamente irregular e característica de pessoas que querem esconder as coisas e brincar com a confusão. ”[Ênfase no original]

Yáñez inclui, em seu relatório, os pontos altos extraídos dos testemunhos de várias pessoas - incluindo um padre e outros da cidade de Oruro, onde se diz que Ticona viveu com sua “esposa” - fazendo alegações baseadas em conhecimento de primeira mão. Entre elas está a observação de um vizinho do “casal” (Ticona e Leonor RG), que afirma ter estado na casa compartilhada pelos dois, onde viu uma “foto onde o homem que todos pensavam ser o 'marido' apareceu ... vestido de bispo com João Paulo II.

Nenhuma reação de Roma

O cardeal eleito Ticona é um dos quatorze prelados que em breve receberá o chapéu vermelho do Papa Francisco no Consistório em 29 de junho. As próximas duas semanas mostrarão como o Papa Francisco tentará lidar com esse grave distanciamento público entre o Cardeal eleito Ticona e toda a conferência dos bispos bolivianos, bem como o possível escândalo de sua suposta dupla vida - um escândalo que até agora , não foi negado pelo Vaticano, embora tenha solicitado uma investigação "discreta" pela Nunciatura Apostólica na Bolívia.

Esta situação embaraçosa no Consistório vindouro nos lembra o Consistório de 2017, onde um dos cardeais eleitos, o arcebispo Jean Zerbo, de Bamako (Mali), foi acusado de apropriação indébita de fundos, e isso foi relatado com segurança apenas algumas semanas antes de sua apresentação como cardeal. De acordo com um relatório da Catholic Herold, também houve especulações de que Francisco não poderia tornar o cardeal Zerbo cardeal depois de relatos de que ele e outros dois bispos do Mali abriram contas bancárias suíças no valor de 12 milhões de euros (US $ 13,5 milhões). No final, compareceu naquele consistório, e o papa Francisco, no entanto, fez dele um cardeal.

"Depois que o jornal  francês Le Monde deu a notícia, o papa Francisco não mostrou nenhum sinal de repensar sua nomeação do cardeal monsenhor Jean Zerbo", diz um relatório do Vaticano Insider. Assim, este Papa parece indiferente a tais acusações graves contra seus Cardeais, como também pode ser visto no fato de que ele ainda mantém tanto Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga quanto o Cardeal Francisco Errázuriz em seu Conselho de Nove Cardeais, apesar de graves denúncias de má conduta contra os dois homens. De fato, ele acabou de encontrá-los novamente, de 11 a 13 de junho, em Roma, para suas reuniões do Conselho.

O tempo dirá se o padrão de tratamento especial para os prelados, favorecido pelo Papa Francisco, se repetirá no consistório de junho de 2018.

Steve Skojec contribuiu para este relatório.

Fonte: onepeterfive.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Vaticano sugere ordenamento de homens casados na Amazônia. A Igreja diz que medida é necessária para lidar com a falta de sacerdotes na região

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne