Rússia testa novo míssil com múltiplas ogivas nucleares


29.05.2007 - A Rússia testou hoje, com sucesso, um novo míssil intercontinental balístico capaz de levar inúmeras ogivas nucleares, em meio ao clima de tensão gerado pelos planos dos Estados Unidos de posicionar componentes antimísseis na Europa.

"Esses mísseis são capacitados para superar tanto os (sistemas) existentes como os futuros sistemas de defesa antimísseis", afirmou Serguei Ivanov, vice-primeiro-ministro da Rússia e ex-ministro da Defesa.

Recentemente, o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou responder "adequadamente" às intenções americanas na República Tcheca e Polônia. A Rússia acredita que o plano de colocar escudos antimísseis nesses países conduzirá a uma nova "corrida armamentista".

O míssil intercontinental RS-24 com ogivas múltiplas também deveria servir para modernizar o obsoleto arsenal nuclear russo, uma das prioridades do Kremlin para os próximos anos.

Segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, esse é o primeiro lançamento desse tipo de míssil balístico, e coincide com o pior momento nas relações russo-americanas desde o desmantelamento da antiga União Soviética.

"O lançamento do novo míssil RS-24 foi realizado às 14h20 (7h20 em Brasília) a partir de uma plataforma móvel na base de Plesetks", a 800 quilômetros ao norte de Moscou, como informou o porta-voz às agências russas.

O míssil caiu no alvo previsto, em Kura, na península de Kamchatka, a mais de oito mil quilômetros de distância do lugar do lançamento.

Os novos RS-24 substituirão os RS-18 (SS-19 Stilleto, de acordo com a classificação da Otan) e os RS-20, (SS-18 Satan segundo a Aliança Atlântica), estes últimos, os mísseis balísticos nucleares mais potentes do mundo.

O porta-voz afirmou que os RS-24 estão de acordo com o estabelecido nos acordos de desarmamento nuclear assinados entre a Rússia e os EUA: o Start-1 de 1991 e o Tratado de Redução de Potenciais Estratégicos Ofensivos de 2002.

O presidente americano, George W. Bush, disse que este último tratado deveria servir para "acabar com o legado da Guerra Fria".

Horas depois, porém, a Rússia testava o novo míssil cruzeiro de classe tático-operacional Iskander-M, a partir de uma rampa móvel em Astrajan, no mar Cáspio. O lançamento foi observado por Ivanov.

Em seguida, o vice-primeiro-ministro russo anunciou que, a partir de 2009, esse tipo de arma tático-operacional entrará em serviço, com um alcance máximo de 300 quilômetros.

Os mísseis Iskander-M, destinados ao Exército, são capazes de abater, com alta precisão, alvos de tamanho reduzido a distâncias de entre 50 e 280 quilômetros. Eles podem levar, ainda, 54 elementos destruidores.

Ao mesmo tempo em que os novos armamentos são testados, Putin advertiu hoje sobre o perigo de transformar a Europa em um "barril de pólvora", com o posicionamento dos escudos antimísseis americanos.

Acrescentou que "isso criará novos e desnecessários riscos para todos os sistemas de relações européias e internacionais".

O presidente russo também criticou a "falta de vontade" de alguns membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte de ratificar o convênio de 1999, que modificaria o tratado de Forças Armadas Convencionais na Europa (Face), assinado em 1990.

Putin expressou sua firme oposição aos componentes antimísseis americanos na semana passada, durante sua reunião, em Moscou, com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Moscou considera os planos de Washington uma "ameaça direta" à segurança russa, e, em resposta, ameaçou suspender o cumprimento do Face.

Condoleezza Rice respondeu que o posicionamento dos escudos antimísseis não é "uma ameaça para ninguém", e que não é possível ignorar o risco representado pelo Irã e pela Coréia do Norte para a segurança mundial.

Washington planeja instalar um radar na República Tcheca e uma bateria de mísseis interceptores na Polônia, como primeiros componentes do Sistema Nacional de Defesa Antimísseis na Europa.

Os analistas reconhecem que ainda não existem circunstâncias para falar de uma nova Guerra Fria entre Moscou e Washington.

Por isso, um novo nome foi criado para descrever a atual era de tensão entre as duas maiores potências nucleares: Paz Fria.

Fonte: UOL notícias

-------------------------------------------------------

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne