Era de fenômenos climáticos extremos está chegando à Terra, predizem cientistas


22.10.2018 -

n/d

O aumento de temperaturas médias na Terra no futuro levará à aceleração de fortes chuvas e, consequentemente, inundações, cuja escala é significativamente rebaixada por prognósticos atuais.

Tal conclusão foi apresenta por físicos chineses da Universidade Wuhan, cujo estudo foi publicado na revista Nature Communications.

"Tentávamos determinar os mecanismos físicos que explicam por que inundações e chuvas ocorrem na Terra com tal frequência. Soubemos que no futuro tais eventos [climáticos] extremos começarão a ocorrer mais frequentemente e que devemos entender o que é necessário fazer para se proteger deles", declarou Jiabo Yin, especialista que trabalha na universidade.

Fenômenos climáticos extremos

Entre as consequências do aquecimento global há os chamados "fenômenos climáticos extremos", ou seja, períodos de calor abnormal no inverno e temperaturas muito baixas no verão, bem como precipitações densas e secas infinitas em vários cantos do mundo.

Segundo acreditam os especialistas, no futuro a intensidade desses fenômenos será aumentada ainda mais e cobrirão cada vez mais territórios.  Isso, por sua vez, resultará no aumento da mortalidade: cada grau excessivo de temperatura no verão elevará o número de mortes em 5%.

Vale destacar que os cientistas chineses tentaram entender que mecanismos físicos provocam esses fenômenos extremos em nosso planeta e causam chuvas "infinitas", inundações súbitas e outros cataclismos, raramente ocorridos no passado.

n/d

Nessa conexão, eles deram atenção especial às investigações do meteorologista e matemático estadunidense Edward Lorenz, cujos estudos incluem a "teoria do caos" e "efeito borboleta". Em particular, focaram no ciclo de Lorenz, ou seja, em seu modelo matemático que explica como o ar se move na atmosfera, chegando à conclusão que pequenas variações nos valores iniciais das variáveis do seu modelo levavam a resultados muito divergentes.

Há muito tempo, cientistas discutem de que modo o aquecimento global pode influenciar esse "movimento cíclico". Ao analisar dados dos últimos 50 anos, fornecidos por estações meteorológicas situadas em várias partes do mundo, os pesquisadores conseguiram criar fórmulas que permitem predizer a alteração da situação climática no futuro.

Estimativas mostram que os prognósticos climáticos correntes rebaixam a frequência com qual podem ocorrer inundações provocadas por aumento abrupto de precipitações em certos dias ou meses.

De acordo com conclusões, esses fenômenos afetarão principalmente a Europa Ocidental e do Norte, sul do Canadá e norte dos EUA e também as regiões no sul da China.  Em alguns desses territórios, as chuvas serão 40% mais frequentes cada vez que a temperatura ganhar um grau.

Vale destacar que a Rússia representa a única exceção de seus cálculos: quase em todo o território do país o nível de precipitações tem diminuído no último meio século e continuará da mesma maneira. Assim, entre as maiores ameaças climáticas que serão enfrentadas pela Rússia não chuvas ou inundações, mas, sim, secas e tempestades de areia.

Visto em: br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória. Ouvi então a voz do Senhor  que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me. Vai, pois, dizer a esse povo, disse ele: Escutai, sem chegar a compreender, olhai, sem chegar a ver. Obceca o coração desse povo, ensurdece-lhe os ouvidos, fecha-lhe os olhos, de modo que não veja nada com seus olhos, não ouça com seus ouvidos, não compreenda nada com seu espírito. E não se cure de novo. Até quando, Senhor disse eu. E ele respondeu: Até que as cidades fiquem devastadas e sem habitantes, as casas, sem gente, e a terra, deserta; até que o Senhor tenha banido os homens, e seja grande a solidão na terra. Se restar um décimo (da população), ele será lançado ao fogo" (Isaias 6).

Lamentai-vos, porque o dia do Senhor está próximo como uma devastação provocada pelo Todo-poderoso.
Por causa disso deixam cair os braços; todos perdem a coragem; ficam cheios de terror... Tomados de convulsões e dores, eles se retorcem como  uma mulher em parto. Olham uns para os outros e têm o rosto em fogo.Eis que virá o dia do Senhor, dia implacável, de furor e de cólera ardente, para reduzir a terra a um deserto, e dela exterminar os pecadores.
Nem as estrelas do céu, nem suas constelações brilhantes, farão resplandecer sua luz; o sol se obscurecerá desde o nascer, e a lua já não enviará sua luz.

n/d

Punirei o mundo por seus crimes, e os pecadores por suas maldades. Abaterei o orgulho dos a rrogantes e humilharei a pretensão dos tiranos. Tornarei os homens mais raros que o ouro fino, e os mortais mais raros que o metal de Ofir. Farei oscilar os céus, e a terra abalada será sacudida pela ira do Senhor Deus dos exércitos, no dia do seu furor ardente. Os chacais uivarão nos seus palácios, e os lobos, nas suas casas de prazer. Sua hora está próxima e seus dias estão contados" (Isaías 13).

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas" (São Lucas 21, 25).

 

Veja também...

Explosão solar lançará o caos na Terra (só não se sabe quando): O alerta é de um especialista da Agência Espacial Europeia

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne