Vestidos como moradores de rua, atores são expulsos da Igreja Matriz de Itajaí SC


13.11.2018 -

n/d

O Grupo Risco Teatro levou ao Centro de Itajaí a performance Mendigos, em que dois atores encenam pessoas em situação de rua. A intervenção urbana experimenta as “relações limite”, em que os atores se infiltram na rotina da cidade por meio da arte. Nem sempre as reações são positivas: durante a última apresentação, na sexta-feira, os atores foram retirados da escadaria da Igreja Matriz de Itajaí.

Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos sentaram-se na escadaria como parte final da intervenção. Um guarda patrimonial se aproximou, e determinou que os dois deixassem o local. No momento da intervenção, chovia em Itajaí.

n/d

Mariana Feitosa, atriz e jornalista, acompanha à distância a performance dos colegas e fotografa as intervenções. Ela registrou o momento em que o segurança proíbe os “mendigos” de permanecerem na escada da igreja.

— Sempre ando mais longe, para que não fique evidente que é um teatro e para que tenha essa dualidade. Percebi que um casal ficou olhando a cena. Me aproximei e eles disseram “ a gente estava sentado ali ninguém nos mandou sair”.

Luzia Rebelo, secretária paroquial da Igreja Matriz, disse que a igreja não proíbe a permanência de pessoas em situação de rua, exceto se estiverem alcoolizadas. Ela afirmou que os guardas patrimoniais são da prefeitura, e que pode ter havido um mal entendido.

— Tem moradores de rua que dormem nos bancos da igreja. Nossa orientação é acolher — afirmou.

Apesar do incidente na igreja, a performance foi considerada tranquila pelos atores. A maioria das pessoas com quem conversaram pelo caminho foi gentil e ofereceu alimentos. Nem sempre é assim — eles já foram agredidos verbalmente muitas vezes em cena.

— Sempre tem pessoas que vêm dar desde alimento até roupas, que repassamos para outras pessoas que moram nas ruas. Há pessoas que se importam com o outro, momentos bonitos, gente pergunta por que estamos na rua. Mas também há pessoas que não se importam e tratam mal. Pedem para sair de perto, chamam de ‘lixo’. São coisas que as pessoas que moram nas ruas estão acostumadas a ouvir — diz Rodolfo.

n/d

A intervenção Mendigos tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Itajaí, com apoio da APM Terminals. A ação faz parte do projeto Contágio, que tem levado espetáculos e intervenções a diversos diversos bairros de Itajaí desde o mês de setembro.

Visto em: www.nsctotal.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O Senhor dizia: julgai segundo a verdadeira justiça; cada um de vós tenha bom coração e seja compassivo para com o seu irmão. Não oprimais a viúva nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre...

n/d

...e não trameis em vossos corações maus desígnios uns contra os outros. Eles, porém, não quiseram escutar: voltaram-me as costas, revoltados, e taparam os ouvidos para nada ouvir. Endureceram o seu coração como um diamante, para não entenderem as instruções e as palavras que o Senhor dos exércitos lhes dirigia pelo seu Espírito, por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos exércitos indignou-se vivamente contra eles". (Zacarias 7, 9-12)

"Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança! Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu". (São Tiago 5, 3-5)

n/d

"Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo". (Amós 5, 12)

"Ouvi isto, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!" (Amós 8, 4)

n/d

"Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão e vós ficareis envergonhados, meus servos cantarão na alegria de seu coração, e vós vos lamentareis com o coração angustiado, rugireis com a alma em desespero.

n/d

Vosso nome ficará como um termo de maldição entre meus eleitos: (Que o Senhor Deus te faça morrer!) enquanto meus servos receberão um novo nome. Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito. Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo.  (Isaías 65)

"Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade. Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada". (São Mateus 10, 15 e 34)

"...porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças". (Apocalipse 18, 5)

 

Veja também...

Disse o pai de Santa Madre Teresa: "Minha filha, compartilhe sempre com os outros, especialmente com os pobres, até o mínimo de comida que você tiver. O egoísmo é uma doença do espírito que nos transforma em servos de nossas riquezas"

Irmã Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia: "Se o pobre representa a imagem de Deus, então nunca é demais o que fazemos pelos pobres. O importante é fazer caridade, não falar de caridade. Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido?"

Santo Alberto Hurtado: Com seu incansável amor, percorria as ruas em sua caminhonete para recolher os pobres e crianças e levá-los ao “Lar de Cristo”, onde lhes dava um leite quente e para que pudessem dormir em uma cama confortável

São Francisco de Assis: Parecia-me deveras insurportável olhar para leprosos, mas o Senhor me conduziu para o meio deles e eu tive misericórdia com eles

Disse o Rei Jesus - Em verdade eu vos declaro; todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes (São Mateus 25, 40)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne