Enxame sísmico atinge interior do Nordeste. Já são mais de mil tremores registrados em 40 dias


08.05.2019 -

Embora os abalos de pequena magnitude sejam comuns em partes do Ceará, a periodicidade registrada recentemente é bastante atípica. A média dos últimos 40 dias é de 20 registros por dia, alguns deles mais fortes e observados próximos a Quixeramobim, a 220 km de Fortaleza.

n/d

A onda de microtremores teve início em 20 de março, quando um pequeno evento de 2.9 magnitudes foi registrado nos municípios de Boa Viagem e Madalena. Depois disso, os eventos não cessaram mais. Um desses tremores atingiu 3.3 magnitudes no dia 18 de abril. Desde então, a Rede Sismográfica brasileira já detectou mais de 1050 eventos, grande parte deles com magnitude superior a 1.5, capaz de serem percebidos pelo ser humano.

Não se sabe exatamente os motivos desse enxame de microssismos, uma vez que não se conhece falhas geológicas ao redor de Quixeramobim. Assim, o mais provável é que os sismos podem estar sendo causados pela ruptura ou colapso de pequenas rochas ou camadas subterrâneas, como resposta às pressões na superfície.

Para tentar entender melhor o que está acontecendo naquela região, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) passou a instalar sismômetros de curto período nas proximidades de São Joaquim, em Quixeramobim.

"Esperamos que os dados possam esclarecer melhor onde está a área do epicentro dos eventos que têm sido sentidos pela população”, explicou Eduardo Menezes, técnico em sismologia ligado ao LabiSis/UFRN.

n/d

Terremotos no Ceará

Em 2009, a cidade de Sobral registrou um evento de 4.3 magnitudes, que provocou rachaduras em concreto e derrubou diversos imóveis. O abalo repercutiu em um raio de 200 km e foi sentido com violência até na capital em Fortaleza.

Em 20 de novembro de 1980, a Grande Fortaleza sentiu os efeitos de um tremor de 5.2 magnitudes, ocorrido na cidade de Pacajus. Em 1981 um evento de 4.8 foi registrado em Irauçuba.

Em outubro de 2017, um evento de 3.0 magnitudes próximo à cidade de Cascavel, causou trincas em prédios e fez as casas tremerem

Fonte: www.apolo11.com

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851: "As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades. Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)

"Povos, escutai bem! Nações, prestai-me atenção! Pois é de mim que emanará a doutrina e a verdadeira religião que será a luz dos povos. De repente minha justiça chegará, minha salvação vai aparecer, (meu braço fará justiça aos povos) as ilhas em mim terão esperança e contarão com meu braço. Levantai os olhos para o céu, volvei vosso olhar à terra: os céus vão desvanecer-se como fumaça, como um vestido em farrapos ficará a terra, e seus habitantes morrerão como moscas. Mas minha salvação subsistirá sempre, e minha vitória não terá fim. Eu sou o Senhor teu Deus, que revolvo o mar e faço rugir as ondas; eu me chamo o Senhor dos exércitos". (Isaias 51)

"Pois como o relâmpago, reluzindo numa extremidade do céu, brilha até a outra, assim será com o Filho do Homem no seu dia. É necessário, porém, que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração. Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem. Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos. Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem". (Lucas 17, 24-30)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

 

Veja também...

Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista; como um pastor, vai apascentar seu rebanho (Isaías 40, 9-10)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne