Cientistas encontram provas que confirmam ter havido uma guerra descrita na Bíblia


28.08.2019 -

Dois textos do século IX a.C., escritos com símbolos do alfabeto moabita e números egípcios, narram uma história sobre a rebelião do rei Mesha. A insurreição do rei terminou com a dominação por Israel da região de Moab.

n/d

Além de confirmar um episódio descrito na Bíblia e lançar luz sobre uma guerra entre os reinos de Israel e Moab, as inscrições de um altar descoberto em 2010 no sítio arqueológico de Khirbat Ataruz, localizado na Jordânia, representam o exemplo mais antigo de escrita moabita, disse na quinta-feira (22) Christopher Rollston, um dos autores do estudo do artefato, ao portal Live Science.

Guerra bíblica revelada em um altar de pedra de 2.800 anos[

n/d

Durante a guerra, a povoação de Khirbat Ataruz, conhecida na antiguidade como Atarot, foi conquistada e saqueada. A pilhagem foi gravada em uma das inscrições no altar, que especifica a quantidade de bronze levada pelo rei Mesha.

Outro texto, muito menos compreensível, provavelmente também descreve este episódio bélico relatando que "4 mil homens estrangeiros dispersados" e "abandonados em grande número", lembrando além disso uma "cidade destruída".

Admitindo que "ainda há muito por esclarecer" sobre esta inscrição, os investigadores supõem que as inscrições teriam um sentido dedicatório e/ou comemorativo, "inclusive poderia se referir a eventos históricos relacionados com a conquista moabita de Atarot e seu território circundante".

Deste modo, o altar confirmaria a narrativa bíblica sobre estes acontecimentos, destacou Rollston.

Ele indicou ao mesmo tempo que se trata da "mais antiga evidência" do uso da escrita moabita, destacando a "sofisticação" dos escribas locais, comparáveis aos do antigo Israel.

Para além ter deixado este rastro, a insurreição do rei Mesha é descrita no Segundo Livro dos Reis (3:4-27) que faz parte da Bíblia.

Visto em: br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia

 

Veja também...

Estamos vendo profecias da Bíblia se cumprirem, diz arqueóloga de Israel. Anarina Heymann atua em um projeto de escavações em Jerusalém e disse que a Bíblia tem importante papel neste processo

Arqueólogo confirma a existência de 53 personagens bíblicos: Argumentos que não se pode contestar, atingem quem defende que a Bíblia é apenas mera ficção

Arqueólogos acham novas evidências da Torre de Babel descrita na Bíblia

Arqueólogos israelenses anunciaram ter encontrado vestígios da cidade filistéia de Gate, local onde a Bíblia relata ter nascido o gigante Golias

Arca de Noé comportaria 70 mil animais, diz estudo de Universidade Inglesa, que comprova que embarcação podia carregar todos os animais

Pesquisadores encontram fortaleza grega em Jerusalém mencionada na Bíblia

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne