O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa


17.11.2019 -

n/d

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica – uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes fatal – confirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira.

Os dois pacientes, originários da Mongólia Interior – região do norte da China – foram colocados em quarentena após serem diagnosticados com a doença, segundo autoridades de saúde do distrito de Chaoyang, a leste da capital chinesa. Segundo a OMS, o governo chinês está tentando conter e tratar os dois casos e aumentou sua vigilância.

A peste pulmonar é uma doença que afeta humanos e outros mamíferos. Ela é causada pela bactéria Yersinia pestis. Os seres humanos geralmente se contagiam pela picada de pulgas infectadas, que vivem em pequenos mamíferos como ratos, ou ao manipular um animal infectado com a doença.

Sua taxa de mortalidade pode ser alta, mas o tratamento com antibióticos é eficaz se administrado até 24 horas depois do contágio.

Segundo a OMS, existem três formas de infecção por peste: a bubônica – a mais comum, que afeta os gânglios linfáticos -, a septicêmica – ocorre quando a infecção se propaga pelo fluxo sanguíneo – e a pulmonar, quando afeta os pulmões.

A bubônica, também chamada de peste negra, é talvez a mais famosa, já que na Idade Média ocasionou um dos surtos mais mortais da história da humanidade.

Menos comum, ela é a forma mais virulenta de peste. Geralmente ocorre devido à disseminação para os pulmões de uma infecção bubônica avançada e geralmente é transmitida por ratos, embora também seja possível passar de uma pessoa para outra através de uma simples tosse.

Se não for tratada, a peste pulmonar tem uma taxa de letalidade próxima a 100%.

As autoridades de saúde chinesas disseram que todas as pessoas em risco de exposição à doença foram localizadas e tratadas, e que os hospitais intensificaram o monitoramento de pessoas com sintomas semelhantes. Eles acrescentaram ainda que o risco de um surto de peste pulmonar no país é mínimo.

Os surtos na China não são frequentes, mas grande parte da cidade de Yumen, no Noroeste, foi colocada em quarentena em 2014, depois que um morador de 38 anos morreu de peste bubônica.

As populações de roedores aumentaram na Mongólia Interior após secas persistentes, agravadas pelas mudanças climáticas.

Na vizinha Mongólia, duas pessoas morreram na primavera passada depois de comer marmota crua, um alimento que pode transportar a bactéria Yersinia pestis. Em Madagascar, um surto de peste em 2017 deixou mais de 200 mortos.

Fonte: ciberia.com.br  - Enviado pelo amigo Vitor Hugo.

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)

 

Veja também...

Uma invasão bacteriana nos EUA? Pessoas em toda a Costa Leste estão sendo atacadas por infecções bacterianas carnívoras, que eram tão raras nos EUA

Fungo mortal chamado Candida auris, ataca pessoas com sistema imunológico enfraquecido e vem se espalhando silenciosamente pelo mundo

Inimigo invisível: Mulher morre após banho de mar na Alemanha, devido a bactéria fatal presente no mar Báltico

Detectado vírus mortal ainda não identificado na América Latina

As Profecias da Sagrada Bíblia: Sinais do Apocalipse se cumprindo do Mundo

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne