Deficientes e Idosos, a Eutanásia pelo Covid-19 é um Fato Global


02.04.2020 -

Os idosos e deficientes estão cada vez mais em risco. Nos Estados Unidos, vários estados anunciaram que os tratamentos para coronavírus não serão acessíveis a todos.

n/d

O motivo? Falta de meios. É o mesmo discurso ouvido na Itália. E nos Países Baixos, as autoridades de saúde sugerem que aqueles que estão avançados na idade desistam do tratamento. Um sinal de que a ideia de eutanásia "social" está se espalhando. Tem gosto de nazismo.

A atual pandemia de Covid-19 está provando ser uma oportunidade extraordinária para a disseminação de uma cultura da morte. Uma oportunidade aproveitada em todo o mundo, se poderia dizer.

Nos Estados Unidos, incompreensivelmente pegos “de surpresa” desde a chegada do vírus, vários estados já anunciaram que os tratamentos com Coronavírus não serão acessíveis a todos e, nos próximos dias, as pessoas com deficiência serão as primeiras a pagar por isso. No Tennessee, as pessoas afetadas pela atrofia muscular espinhal serão excluídas; enquanto em Minnesota, o número de pacientes que não têm direito a um ventilador se estende a pessoas com doença pulmonar, insuficiência cardíaca e até cirrose hepática. Em outros estados, como Nova York, Michigan, Washington, Alabama, Utah, Colorado e Oregon, para salvar uma vida, os médicos devem avaliar seu nível de capacidade física e intelectual antes de intervir.

O motivo dessas decisões? Não há meios ou equipamentos para todos. Uma frase que na Itália começamos a ouvir pela primeira vez desde o mês passado. Mas se, infelizmente, não surpreende que um país como a Itália tenha enfrentado o Covid-19 de maneira desorganizada, como é possível que os Estados Unidos, depois de testemunharem a propagação dessa pandemia desde o início de janeiro, não tenham sido adequadamente equipados "Por que a produção de respiradores e outros meios técnicos adequados não aumentaram? Por que não organizou hospitais para que nenhum cidadão não tenha assistência?"

Se, por um lado, parece que quase todos os países do mundo, com pouquíssimas exceções, não tinham preparado um plano nacional válido contra a pandemia, como a OMS sugere desde 2009. Por outro lado, não estamos preparados para que medidas eugênicas sejam aplicadas às pessoas mais frágeis, visando serem as principais vítimas da pandemia. As vítimas não são de todo inevitáveis, pois entre aqueles que parecem incapazes de desfrutar do direito ao cuidado, não há apenas os idosos, os octogenários, mas também os mais jovens que, no entanto, podem ser "sacrificados".

O estado do Alabama emitiu diretrizes: Um documento intitulado "Gerenciamento de recursos escassos" é o caso mais ultrajante. O documento afirma que "pessoas com deficiência mental são candidatos improváveis ​​a suporte respiratório". Uma maneira elegante de dizer que pode haver abandono terapêutico e, portanto, morte, para pessoas com deficiência mental, uma classificação em que muitas pessoas poderiam entrar, de pessoas com deficiência a pessoas com retardo mental. Um critério de eutanásia que lembra os planos nazistas de eliminação de "seres inferiores".

Mesmo na Europa, a cultura da morte está tentando aproveitar as oportunidades oferecidas pela epidemia de Covid-19: na Holanda, para evitar a superlotação de hospitais já vistos na Itália e em outros países, as autoridades de saúde instruíram os médicos base para entrar em contato com os profissionais de cuidados de idosos, convidando-os a expressar sua disposição antecipada de tratamento em relação aos cuidados intensivos. É claro que eles devem optar por serem tratados com respiradores ou - se levarem em conta o fato de terem vivido o suficiente e que não há recursos para todos - eles "espontaneamente" desistem de ser curados e se deixam levar gentilmente à morte.

Esta é a situação em muitos países. E na Itália? Por trás da retórica oferecida pela mídia, que quer apresentar uma imagem de um país que está envolvido na luta contra o vírus, mas que obviamente tem que enfrentar um inimigo muito poderoso, há uma imagem diferente e sobre o que precisaria ser fundamentado de forma atenta e minuciosa.

O ponto de partida é a taxa de mortalidade de 10%, que é um valor absolutamente anômalo, do ponto de vista epidemiológico. Muito superior ao de todos os países afetados. No Daily Compass, falamos sobre isso, mas devemos voltar a esse argumento.

A Itália pode não ter declarado abertamente suas intenções eugênicas, mas os depoimentos de hospitais falam de uma prática adotada desde os primeiros dias da epidemia: a de não curar a todos, mas apenas pessoas com menos de 75 anos. Os hospitais, especialmente os do norte, nos disseram muitas vezes que estão à beira da capacidade, à beira do colapso. Portanto, ficou claro que essas mortes, talvez evitáveis, eram necessárias para um "bem comum".

Grandes doses de nacionalismo, de um suposto sentido cívico, tornaram essa idéia aceitável: eutanásia condicional e socialmente motivada; portanto, seria um erro esperar o respirador por si mesmo quando você poderia servir alguém com muitos anos de vida pela frente. Mas não é apenas um respirador, mas também outros tratamentos, substituídos por um acompanhamento "compassivo" até a morte. O abandono terapêutico de um ato imoral torna-se, assim, um gesto de "generosidade", quase um ato devido. Uma realidade sobre a qual é necessário lançar luz.

Paolo Gulisano

Fonte: lanuovabq.it  via  sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Coronavírus: Itália vai deixar pra "Trás" idosos acima de 80 anos

ONU Confirma: É Redução Populacional de Idosos Sim! Ninguém Fala!

Estranhas coincidèncias entre "Obra Literária", em escrita em 1981, e a propagação do Cornavírus

EUA: As Pedras guia da Geórgia e suas sombrias Profecias para o Mundo

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne