Epidemia da Fome: Falta dinheiro para comida em meio a isolamento social no RJ


16.04.2020 -

n/d

"Nem sei desse vírus, o que está me doendo é a fome", diz Mônica Reis, integrante do projeto Panela do Bem, que há seis anos distribui comida a moradores de rua no centro da cidade do Rio de Janeiro e hoje atende 300 pessoas. "Com essa situação os moradores de rua falaram que não estava indo ninguém [doar comida]. Falaram que semanas atrás chegaram a ficar três dias sem comer, porque além de não ter ninguém indo, não tem restaurante para pedir, não tem ninguém na rua pra pedir."

Depois das recomendações de evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus e da covid-19 (que já matou mais de mil pessoas no Brasil e mais de 128 mil pessoas ao redor do mundo), a "Panela do Bem" substituiu a tradicional sopa servida aos moradores de rua por lanches, na tentativa de tornar mais fácil a distribuição e garantir a segurança de todos.

No entanto, não foi o suficiente para saciar a fome aguda dos atendidos. Então Mônica e os demais integrantes decidiram voltar a servir sopa, mas manter o distanciamento: "a gente cria uma relação com as pessoas que são atendidas, sempre nos preocupamos em levar mais do que só comida. Agora a gente está indo lá pura e simplesmente pra levar comida".

Viralização da fome: "Desde o encerramento das atividades do lixão a situação vem piorando porque muita gente sobrevivia do que catava no lixão. Aqui na minha comunidade, as pessoas já passam bastante necessidade, independente dessa pandemia. Agora piorou porque a maioria das pessoas está em casa, sem trabalhar ou desempregadas", diz Roseli da Silva, 39 anos, que mora próximo ao antigo lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense do Rio. Vivem com ela seus três filhos e o marido. A família de Roseli se mantém apenas com o salário mínimo de seu marido, que está com o emprego em risco graças à pandemia.

Tenho visto o aumento nos preços principalmente nos alimentos mais grossos, como arroz, feijão, óleo e açúcar. Além de comida, o pouco dinheiro que entra é utilizado para comprar água, algumas pessoas até conseguem pegar [de poço], mas aqui estou comprando água até para higienizar as mãos. É 40 reais pra encher 1.000 litros".

Assim como Roseli, Felipe Lima, 30 anos, se queixa da alta nos preços: "esses mercados grandes têm condições de ajudar mais a população, de manter o preço. A gente está economizando no que pode, ainda estamos fazendo as refeições, graças a Deus, mas eu me inscrevi para cesta da Redes da Maré porque provavelmente o tempo em que ela vai demorar pra chegar é o tempo que as coisas aqui vão acabar"..

Dados da pesquisa Data Favela/Instituto Locomotiva mostram que 86% dos moradores de favelas no Brasil, se precisassem ficar em casa sem renda, teriam dificuldade para comprar comida..

n/d

Os mesmos dados mostram que os moradores de favela não têm reservas financeiras para emergências, já que 72% deles perderiam seu padrão de vida imediatamente se ficassem sem a renda atual. Isso porque, de acordo com a pesquisa, apenas 19% dos moradores possui carteira assinada..

Para a professora Taís Lopes, outra medida que o governo estadual precisa tomar é acordar com as distribuidoras de água e luz para que não façam cortes neste período. ''Não se trata só de comida, se trata de você ter água para cozinhar, de ter luz, de ter gás. A gente precisa garantir que as pessoas estejam em casa e elas só estarão em casa se elas tiverem o que comer.''

Via:  UOL notícias

===========================

Nota de www.rainha.maria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém". (Salmos 7, 1-19)

"Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento". (Tiago 2, 13)

 

Veja também...

Dois mil anos se passaram e Jesus ainda carrega Sua pesada Cruz, pelas ruas e caminhos do Mundo. Sendo desprezado, humilhado e ignorado pela maioria dos homens

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne