Romênia: calor de mais de 40ºC à sombra e 54,5ºC ao sol, mata 40 pessoas


26.06.2007 - Pelo menos 40 pessoas morreram na Romênia devido ao calor registrado nos últimos oito dias, com temperaturas de até 40ºC à sombra e que, na capital, chegaram a atingir 54,5ºC ao sol.

O Ministério da Saúde romeno informou hoje que quatro homens entre 40 e 61 anos morreram em locais públicos por causa de infarto do miocárdio agudo nas últimas 24 horas, e que estas mortes se juntam a outras 26 registradas até domingo em todo o país.

As autoridades informaram que 19 das vítimas morreram na capital Bucareste, que fica no sul da Romênia e onde hoje ao meio-dia os termômetros marcavam 54,5 graus ao sol. O Serviço de Ambulâncias de Bucareste disse ter recebido quase mil ligações nas últimas 24 horas, 68 delas para atender pessoas que desmaiaram na rua.

A onda de calor levou as autoridades a impor restrições para o tráfego de caminhões com peso superior a 7,5 t pelas estradas. As altas temperaturas, que chegam a 70ºC no asfalto, provocam deformações irreversíveis nas vias e determinam a perda da estabilidade, explicou em comunicado a companhia nacional de estradas da Romênia.

Redação Terra

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne