Apostasia: Secretária de Estado Americana visita Igreja na Bahia ao som do ritmo africano do ijexá


14.03.2008 - A secretária americana permaneceu pouco mais de 18 horas na capital baiana e conheceu, na manhã de hoje, um pouco do Pelourinho, centro histórico da cidade. Ela visitou a Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, onde se empolgou com o som da percussão e das canções no ritmo africano do ijexá.

Condoleezza conheceu projetos sociais mantidos pela Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) com apoio do governo americano, assistiu a apresentação do grupo Bagunçaço e se arriscou a tocar um chocalho feito de material reciclado. "Vejo as muitas caras, as muitas culturas do Brasil. Cada vez mais acho os Estados Unidos parecido com o Brasil. Estou orgulhosa de os Estados Unidos terem uma aliança tão forte com o Brasil e com a Bahia", disse ela em seu único pronunciamento oficial.

Redação Terra

--------------------------------------------------------------

Nota do Portal Anjo, por Dilson Kutscher www.portalanjo.com

Esclarecendo os fatos:

1) Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Localização: Pelourinho - Centro Histórico de Salvador

Iniciada nos primeiros anos do século XVIII pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho, precisou de quase um século para ser concluída e tingir de azul o coração do Centro Histórico. A fachada, com frontão rococó, reúne trabalhos delicados e belíssimas torres. Destacam-se em seu interior, os painéis de azulejos, os altares neo-clássicos e três imagens do século XVIII - de Nossa Senhora do Rosário, São Antônio de Cartegerona e São Benedito. Nos fundos, localiza-se um antigo cemitério de escravos. O painel do teto é de José Joaquim da Rocha.


2) Ritmo Ijexá

Ritmo de origem, africana tocado nos terreiros de candomblé da Bahia. Não podemos falar de Ijexá sem falar de Afoxé, a origem e a postura dos afoxés estão diretamente ligadas aos preceitos do candomblé, inclusive na utilização dos instrumentos (atabaques, agogôs, xequerês etc). Seus componentes usam trajes de inspiração africana, e cantam músicas geralmente em dialetos africanos.

Pergunta: Porque em vez de tocar músicas e hinos cristãos, dentro da Igreja citada, "eles" tocam ritmo Ijexá, admitam ou não, ligados aos terreiros de candomblé?

Nem vou entrar em detalhes, fica a pergunta no ar.

Diz na Sagrada Escritura:

"Seus sacerdotes violam a minha lei, profanam o meu santuário, tratam indiferentemente o sagrado e o profano e não ensinam a distinguir o que é puro do que é impuro..." (Ez 22,26)

"A vós, ó sacerdotes, dou esta ordem:
Se não me ouvirdes, se não tomardes a peito a glória de meu nome - diz o Senhor dos exércitos, lançarei contra vós a maldição, trocarei em maldições as vossas bênçãos; aliás, já o fiz, porque não tomastes a peito (as minhas ordens)". (Ml 2, 1)

"JESUS disse-lhes: "Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Em vão, pois Me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (Is. 29,13). Deixando o mandamento de DEUS, vos apegais à tradição dos homens." (Mc. 7, 6-9)

“Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente.” (Ef. 5, 10-11)

“Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo, pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Cl.2,8-9)



Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne