Arqueologia: Placa de 700 a.C. traz relato de destruição de Sodoma


31.03.2008 - Cientistas britânicos conseguiram decifrar as inscrições cuneiformes de um bloco de argila datado de 700 a.C. e descobriram que se trata do testemunho feito por um astrônomo sumério sobre a passagem de um asteróide - que pode ter causado a destruição das cidades de Sodoma a e Gomorra.

Conhecido como "Planisfério", o bloco foi descoberto por Henry Layard em meados do século 19 e permanecia como um mistério para os acadêmicos.

O objeto traz a reprodução de anotações feitas pelo astrônomo há milhares de anos.

Utilizando técnicas computadorizadas que simulam a trajetória de objetos celestes e reconstroem o céu observado há milhares de anos, os pesquisadores Alan Bond, da empresa Reaction Engines e Mark Hempsell, da Universidade de Bristol, descobriram que os eventos descritos pelo astrônomo são da noite do dia 29 de junho de 3123 a.C. (calendário juliano).

Segundo os pesquisadores, metade do bloco traz informações sobre a posição dos planetas e das nuvens e a outra metade é uma observação sobre a trajetória do asteróide de mais de um quilômetro de diâmetro.

De acordo com Mark Hempsell, pelo tamanho e pela rota do objeto, é possível que este se tratasse de um asteróide que teria se chocado contra os Alpes austríacos, na região de Köfels, onde há indícios de um deslizamento de terra grande.

O asteróide não deixou cratera que pudesse evidenciar uma explosão. Isso se explica, segundo os especialistas, porque o asteróide teria voado próximo ao chão, deixando um rastro de destruição por conta de ondas supersônicas, e se chocado contra a Terra em um impacto cataclísmico.

Segundo os pesquisadores, o rastro do asteróide teria causado uma bola de fogo com temperaturas de até 400ºC e teria devastado uma área de aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados.

Hempsell afirma que a escala da devastação se assemelha à descrição da destruição de Sodoma e Gomorra, presente no Velho Testamento, e de outras catástrofes mencionadas em mitos antigos.

O pesquisador sugere ainda que a nuvem de fumaça causada pela explosão do asteróide teria atingido o Sinai, algumas regiões do Oriente Médio e o norte do Egito. Hempsell afirma que mais pessoas teriam morrido por conta da fumaça do que pelo impacto da explosão nos Alpes.

Segundo a Bíblia, Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus como resposta a atos imorais praticados nas cidades. Acredita-se que elas eram localizadas onde hoje fica o Mar Morto.

Fonte: BBC

-----------------------------------------------------------------

Lembrando...

Ciência: Estudantes israelenses propõem à Nasa sonda para desviar asteróide

12.02.2008 - JERUSALÉM - Estudantes do Instituto Technion de Haifa, no norte de Israel, propuseram à Nasa a construção de uma sonda espacial para vigiar o asteróide Apophis e, se houver necessidade, desviar sua trajetória.

O Apophis, de 250 metros de diâmetro, foi descoberto há quatro anos em um percurso que o fará passar relativamente perto da Terra entre 2029 e 2036.

Segundo cálculos iniciais da Nasa, em 13 de abril de 2029 a probabilidade de impacto será de 2,7 em 100.

O choque de um asteróide desse tamanho com o planeta teria uma potência equivalente a mais de vinte mil bombas atômicas.

O projeto do Technion foi apresentado em um concurso convocado pela agência espacial americana para evitar uma colisão que poderia arrasar a Terra.

A proposta sugere o lançamento da sonda em 2020, em uma primeira aproximação para colocar no asteróide equipamentos eletrônicos que vigiem sua trajetória, indica o jornal "Yedioth Ahronoth".

"Construíram um modelo que custaria US$ 353 milhões e consta de uma nave que pesa uma tonelada e que inicialmente colocaria no asteróide equipamentos eletrônicos", disse Alexander Kogan, que supervisiona o projeto.

Mais à frente, retornaria a uma órbita ao redor da Terra para esperar, e em caso de necessidade, fazer uma nova aproximação em 2025 para desviar o asteróide, orbitando a seu redor e alterando, desta forma, sua trajetória.

Os pesquisadores estudaram diferentes possibilidades, como uma detonação nuclear, mas concluíram que a explosão poderia dividir o asteróide em dois e causar mais dano à Terra.

Outra alternativa é colocar no asteróide motores propulsores, opção considerada muito cara.

Por isso, sugerem que a própria sonda fique encarregada de desviar o meteorito, aproveitando o efeito gravitacional de sua massa e o da Terra, e em um processo que duraria sete anos.

Segundo Kogan, um impacto direto do Apophis sobre a Terra causaria a destruição absoluta em um raio de 200 quilômetros quadrados.

Fonte: Yahoo! News

---------------------------------------------------------------------

Diz na Sagrada Escritura:

"O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto. E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)

www.portalanjo.com

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne