Capela construída em 1835 no RS, tem 17 imagens destruídas por vândalos


01.04.2008 - A Capela São Miguel Arcanjo, tombada em 1991 como patrimônio histórico de Passo Fundo, foi arrombada e teve suas 17 imagens destruídas na tarde de domingo. A Polícia Civil investiga o caso.

Considerada uma das igrejas mais antigas do Estado, a Capela São Miguel Arcanjo foi construída em 1835, para abrigar uma imagem esculpida em madeira pelos índios da região de Santo Angelo e trazida por dois irmãos que voltavam da guerra do Paraguai.

A capela, na localidade de Pinheiro Torto, se tornou símbolo da libertação dos escravos, e as romarias iniciaram há 136 anos, reunindo pessoas que apoiavam o fim da escravatura. Ainda hoje, a romaria que acontece tradicionalmente em 30 de setembro celebra os ideais de liberdade, fraternidade, justiça e dignidade humana.

Conforme o padre Aldino Barth responsável pela Paróquia São Vicente de Paulo, da qual a capela faz parte, este não é o primeiro atentado. Há uma semana, ladrões assaltaram o local e levaram 12 vasos sanitários dos banheiros construídos pela comunidade para a festa de São Miguel Arcanjo.

No domingo, outro crime. As portas foram arrombadas, uma delas arrancada com a tranca e a fiação elétrica foi destruída. Nada ficou inteiro dentro da capela. Todas as imagens de gesso representando Nossa Senhora, Santo Antônio e São Jorge foram despedaçadas, ao todo 17 estátuas. A histórica imagem em madeira de São Miguel, que ficava sobre o andor usado nas procissões há 136 anos, também foi quebrada.

— Foi horrível, coisa de gente que não tem coração, conta a moradora Dilce Fátima Martins, que ajuda a cuidar da capela.

A Mitra diocesana de Passo Fundo pediu à Polícia Civil agilidade nas investigações, mas até agora não há suspeitas. Nada foi levado da Igreja, e a polícia não sabe ainda se há ligação com o roubo anterior.

Fonte: Jornal Zero Hora RS

------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Grupo denominado anti-Cristo invade igreja e destrói imagens sacras em Alagoas

24.03.2008 - O grupo denominado anti-Cristo, que se veste de preto e se reúne no cemitério, é o principal suspeito de ter invadido a Igreja de Santa Rita, em Boca da Mata, a 60 quilômetros de Maceió, e destruído imagens sacras – as que não foram destruídas eles colocaram de ponta-cabeça.

O padre Nivaldo Barbosa, pároco da cidade, está em estado de choque e não conseguiu dar entrevista ao repórter Gernan Lopes; quem falou à imprensa foi o padre Miraldo José, de Anadia, que foi prestar solidariedade ao colega.

Os vândalos não levaram nada da igreja, apenas destruíram as imagens de Cristo e de Nossa Senhora das Dores; outras imagens de santos foram colocadas de cabeça para baixo – o que aumenta a suspeita em torno do grupo intitulado de anti-Cristo.

O grupo anti-Cristo surgiu há cerca de um ano e, segundo testemunhas, é capaz de agredir os que pronunciam o nome de Jesus – ou apelam para santos, fazem promessas, rezam ou manifestam qualquer tipo de crença.

Caros internautas: se o que faltava em Alagoas era a besta fera, agora não falta mais.

Fonte: tudonahora.com.br AL (notícia enviada pelo amigo Cícero)

------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Vândalos invadem igreja e destroem imagens sacras na Paraíba

28.11.2006 - A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no município de Patos, no Sertão da Paraíba, foi invadida por vândalos que quebraram várias imagens sacras na madrugada da segunda-feira. Os invasores entraram no local após arrombarem uma porta lateral. Além da destruição das imagens, o altar e alguns móveis foram derrubados.

O pároco da comunidade, padre Fábio de Abreu Lima, estava na casa paroquial ao lado da igreja. Ele contou que foi acordado pelo disparo do alarme de segurança do templo religioso. Junto com outros vizinhos, foi até o templo e encontrou a porta lateral arrombada.

Padre Fábio aguardou a chegada da Polícia Militar para entrar na igreja. No interior, encontraram as imagens do Cristo Crucificado, do Sagrado Coração de Jesus, da Mãe Rainha, de Nossa Senhora de Fátima e de dois anjos destruídas. O altar e móveis estavam derrubados. Mas ninguém foi encontrado.

Fonte: Terra notícias

---------------------------------------------------------------------

Homem profana e destrói igreja católica em São Paulo

02.10.2006 - Um homem de 30 anos profanou o templo da igreja católica São Francisco Xavier, na madrugada deste domingo, no Jardim Adelaide, localizada em Hortolândia, cidade da Região Metropolitana de Campinas/SP.

Ele invadiu a chamada casa de Deus, quebrou vidros, espalhou calcinhas e camisolas no altar, ateou fogo e jogou hóstias por todo o templo religioso. Antes de sair, no entanto, gastou um bom tempo preparando uma macarronada, na cozinha da igreja, para matar a fome. Ele fugiu levando uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida e outra de São Francisco Xavier, este último padroeiro da paróquia.

A Igreja São Francisco Xavier foi construída há 20 anos e esta foi a primeira vez que ela teve que cancelar a celebração de domingo. Airton Castilho, coordenador da igreja católica, levou um susto tremendo quando abriu o templo e encontrou os cabos dos microfones queimados, o altar queimados, as hóstias jogadas pelo chão, a ausência das imagens santas assim como a dispensa revirada.

"Muitas senhoras vieram para a celebração e quando encontraram o altar destruído não se contiveram e choraram frente a tanta profanação", contou Castilho. Os moradores do bairro nunca viram nada parecido e estavam aterrorizados com tamanha heresia e indignados pelo fato de o acusado já ter ido para delegacia por duas vezes, onde há dois boletins de ocorrência registrado contra ele, e nenhuma atitude ter sido tomada

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------------

"Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos," (Mc 7,21)

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne